sábado, 27 de fevereiro de 2016

[Opinião] Por que eu recomendo o Savage Worlds como jogo de RPG para iniciantes?

Em primeiro lugar, gostaria de deixar claro algumas coisas:
i. Savage Worlds não é o meu sistema favorito
ii. Com essa postagem, não quero desmerecer outros jogos. Vários são excelentes para iniciantes, e o intuito é apenas demonstrar porque o Savage Worlds também é um deles.
iii. Tá escrito [Opinião] no começo do título, então não venham falar que eu tô impondo nada!






Nesse artigo, eu pretendo recomendar o Savage Worlds como jogo indicado para iniciantes, com base em alguns argumentos, que se seguem:

1. Tudo o que você precisa para jogar está em português e cabe num tablet (ou até num celular)!

É isso que você leu. O livro básico por si só já trás tudo o que um narrador precisa para adaptar o cenário que quiser para o sistema. Além dele, os compêndios de Fantasia, Supers e Horror podem ser adquiridos em pdf (e em breve também o de Ficção Científica). Isso engloba tantas possibilidades que dificilmente você precisará criar muita coisa numa adaptação, sem depender de comprar e carregar vários livros pesados para cima e para baixo.

2. É barato comprar tudo isso!

Você adquire todos os pdfs acima a um valor inferior a um dos três livros essenciais do D&D, por exemplo. E ainda incentiva o mercado nacional de RPG!



3. As regras são fáceis, intuitivas, e te ajudam a criar seu material.

Role o dado que está marcado aí na sua ficha, mais um d6. Compare o valor com tal número. Um jogador iniciante não vai se enrolar com essa regra. E você, narrador, esqueceu alguma regra específica? Se chutar uma penalidade de -1 ou -2 ou um bônus de +1 ou +2 ao resultado da rolagem, as chances de você estar certo são grandes! E mesmo que você estiver errado, não vai ser muito diferente do resultado que a regra esquecida daria. Além disso, o livro básico já te ensina a criar raças,(incluindo esmiuçar a mecânica para novas habilidades raciais), novas vantagens e complicações, mantendo o foco no equilíbrio. E com base nisso, fica muito fácil de transformar qualquer ideia, por mais louca que seja, para o Savage Worlds. Se ainda restarem dúvidas, os editores e os fãs são prestativos na hora de tirar dúvidas e ajudar nas criações. Basta acessar o Grupo oficial no Facebook.

4. Esses fatores citados acima ajudam a trazer novos jogadores para o RPG.

Eu sempre achei que mais importante que determinar qual o melhor jogo para iniciantes, fosse garantir que os iniciantes trazidos para o jogo ficassem encantados com o cenário que foi jogado. Assim, sempre defendi que ao invés de decidir qual o jogo baseado na mecânica, ele fosse escolhido com base nas pessoas convidadas para jogar. Savage Worlds permite isso devido à facilidade de adaptação. Então, em uma semana você pode por exemplo convidar seus amigos vidrados em anime shonen para jogar Dragon Ball em Savage Worlds, e na outra você pode convidar o pessoal do grupo de culinária para uma aventura envolvendo sabotagem aos bastidores de um programa de receitas. E na terceira, o pessoal que curte aquela série para jogar no cenário dela. Sem que passe a semana inteira preparando a mesa! E eles não vão se enrolar com as regras!

E se você nunca mestrou, é uma oportunidade única por causa justamente da facilidade de regras.



5. Vários cenários diferentes prontos, apenas um conjunto de regras

Na data em que esse artigo vai ao ar, Savage Worlds é o único sistema genérico com dois cenários traduzidos completamente independentes publicados em português e disponíveis para compra (Deadlands e Accursed), um financiado e em fase de produção (Interface Zero), e outros já licenciados em fase de tradução. Além disso, uma busca rápida na internet retorna uma quantidade enorme de cenários e adaptações publicadas por fãs, que podem ser baixadas gratuitamente (a maioria em inglês). Mas já tem várias aventuras em português para baixar gratuitamente ou para serem compradas no site da Retropunk, o que facilita um bocado. Os jogadores novos não precisam aprender um conjunto de regras diferente toda vez que forem migrar para um novo cenário.

 

  





6. É um jogo que representa bem a noção que as pessoas que nunca jogaram possuem do que seria o RPG.

Todo mundo que se interessa por RPG já tem uma ideia prévia do que é o jogo. Se você perguntar as pessoas dirão que:
- É um jogo de contar histórias com um mestre e jogadores controlando fichas de personagem - checado
- É um jogo onde se rolam dados de formatos diferentes - checado
- É um jogo onde os jogadores são os heróis e vamos contar a história deles sendo especiais - checado
- É um jogo que usa miniaturas num grid quadriculado - checado (embora seja opcional).

 O Savage Worlds tem uma estrutura muito similar ao arquétipo de RPG tradicional, àquilo que as pessoas pensam quando convidamos para jogar RPG. Por outro lado, algumas escolhas de sistemas de mecânica simples não preenchem algumas dessas expectativas, o que pode causar uma certa frustração e desconforto nos jogadores iniciantes. Eles vão se preparar psicologicamente para o que pensam que é o jogo, e se confrontados com algo muito diferente, podem ficar frustrados, intimidados e/ou desestimulados. Esse desconforto pode ser altamente prejudicial, a ponto de fazer as pessoas, antes animadas, desistirem de jogar, recusarem novos jogos.


O Savage Worlds vai dar aos novos jogadores a sensação de estarem jogando aquilo que eles identificam imediatamente como RPG, sem que um sistema de regras complicado prejudique a experiência. A escolha dele como sistema ajuda a maximizar as chances das pessoas gostarem do jogo, uma vez que boa parte do gostar de alguma coisa compreende satisfazer as expectativas previamente criadas.




Combinando esses fatores citados acima, eu acredito que atualmente, o melhor jogo para se introduzir iniciantes ao RPG, ampliando inclusive o nicho, abrangendo pessoas de diferentes gostos, é o Savage Worlds. Mesmo que ele não esteja disponível em todas as livrarias (o que é uma pena), existe uma facilidade enorme para comprar e baixar os pdfs, tirar dúvidas, adaptar e jogar.





8 comentários:

  1. Interessantes as abordagens. Mas penso que para quem seguirá sozinho em aprender RPG, os textos do Dragon Age são mais amigáveis e explicativos.

    Gilson

    ResponderExcluir
  2. Eu estou prestes à introduzir um novo grupo ao RPG, além de eu mesmo voltar a mestrar depois de muito tempo. Estou pensando em usar Savage Worlds ao invés de D&D por causa exatamente da questão da expectativa que você cita! Gosto do D&D clássico, é o que eu tenho, e nos primeiros níveis você não é NADA especial, morre com facilidade... Não querendo enganar as regras, acho que o SW já entrega pronta essa vantagem para os PCs. E ainda dá para mudar para um estilo mais mortal depois, com menos benes, por exemplo, ou alguma outra regra de cenário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, um personagem Novato no Savage Worlds já é um herói, já é especial, sem que tenha de ter muita coisa na sua ficha. E regras de ambientação podem ser facilmente criadas ou adaptadas de outros livros para deixar a coisa mais letal

      Excluir
  3. Concordo com vc em todos os pontos, especialmente a versatilidade. È realmente legal acostumar os jogadores a experimentarem outros gêneros além do tradicional fantástico. Nada contra o gênero (na verdade ele é o meu preferido), mas dá a noção imediata que RPG é muito mais que só a fantasia e pode ser uma oportunidade para que o jogador (ou GM) novato compre jogos variados.

    Fica a dúvida: QUAL o seu sistema favorito? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme, às vezes as pessoas tem afinidades estranhas. Apesar de saber que o sistema tem falhas, eu me identifico com o Storyteller (sistema usado em Vampiro a Máscara, Mago a Ascensão, etc.) e suas variações, especialmente as mecânicas de roda de combate do Scion e Exalted 2ª edição.

      Então, eu sou a prova de que o sistema que uma pessoa mais gosta nem sempre é o que ela acha melhor XD

      Excluir
  4. Savage Worlds é realmente um exlente rpg, e faz muito sucesso. tbm indico o 3D&t Alpha para iniciantes, pois td o q a graci escreveu pro SW vale tbm pro 3d&t mas com a vantagem q vc só precisa de 1d6 e não um conjunto de dados (d4,d6,...d20) e o pdf é grtuito.

    ResponderExcluir
  5. É engraçado, gosto bastante do conceito de Savage World, pra mim é o "gurps dessa geração" por assim dizer. Mas tem algo que me impede de gostar tanto quanto eu queria dele e nunca sei exatamente o que é.

    Um sistema que recomendo bastante pra novatos, ainda que seja numa pegada bem mais indie/narrativa, é o FreeForm Universal System, que delícia de sistema. :3

    ResponderExcluir
  6. Um sistema que joguei pela primeira vez recentemente e achei legal e bem simples é o Old Dragon.
    É um "D&D BR", bem simplificado, com um sistema de classes e especializações interessantes e que deixa mais coisa pra interpretação dos jogadores e do mestre.

    ResponderExcluir