sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Ganesha: uma fábula sobre a ignorância e o preconceito

Ganesha, o deus indu com corpo humano e cabeça de elefante, é a representação do intelecto e da sabedoria. Filho dos deuses Shiva e Parvati, a forma como ele teria adquirido a cabeça de elefante é uma verdadeira lição de moral.


Os filhos de deuses já nasciam adultos, e quando Ganesha nasceu, seu pai, Shiva, não estava em casa. Sua mãe, Parvati, pediu ao filho que guardasse a porta enquanto ela iria tomar banho, dando ordens para que o filho não deixasse ninguém entrar.


Assim, Ganesha guardava a porta de casa, quando Shiva chegou. O deus recém-nascido não conhecia o seu pai, e assim não acreditou quando Shiva se apresentou como tal, não permitindo que ele entrasse em casa. Furioso, e sem acreditar que tal ignorante fosse seu filho - afinal não o tinha visto ainda - Shiva o matou, decapitando-o. Quando Parvati saiu do banho, horrorizou-se com a cena, e implorou a Shiva que trouxesse seu filho de volta.


Shiva aceitou, mas era muito poderoso e a cabeça de Ganesha não era encontrada. Foi então que Shiva colocou uma cabeça de elefante no corpo de seu filho, e trouxe-o de volta à vida.


Ganesha começou a sua vida errando, pois era inexperiente. Mas aprendeu com seus erros, e agora ele representa a sabedoria, a solução lógica para todos os problemas.


 


O que essa história tem a ver com RPG? Pense bem.

4 comentários:

  1. Um deus? onde foi que vi algo assim? hehehe...

    ResponderExcluir
  2. Pense em Ganesha como o jogador iniciante e em Shiva como o mestre experiente XDD

    ResponderExcluir
  3. Vi a história contada pela trupe (na verdade, um casal) do Baú de Histórias no programa homônimo da TV Cultura-SP e que também passa na TV Rá-Tim-Bum.

    ResponderExcluir