domingo, 11 de fevereiro de 2007

Sobre o Workshop "O retorno da Dragão Brasil"


Estive à pouco no Workshop da Megacorp, onde o Silvio C. Martins falou sobre os novos rumos da revista. Ele trouxe uma apresentação com imagens em .jpg de todas as páginas, e deu para ter uma boa idéia do que vem por aí. Vou citar alguns pontos abordados na palestra:

- Formato: 64 páginas, intenção de ampliar (vai depender das vendas). Blocos de páginas coloridas e preto e branco. Preço um ou dois reais (ele não se lembrava) abaixo da concorrência.

- Conteúdo: Diversificado. Além de RPG, a revista trata de Card Games (terá como brinde um booster de Anachronism, além de trazer as regras do jogo), miniaturas, jogos de tabuleiro, MMORPG, etc. Mas o maior enfoque é o RPG.

- Nova abordagem: A revista trará materiais importados oficiais traduzidos, além de reportagens escritas por autores nacionais. Qualquer um com uma boa idéia pode enviá-la, e se houver interesse, o Silvio retorna para que a pessoa escreva a reportagem. O pagamento será feito apenas após o recolhimento da revista das bancas. Além de abordar sistemas e cenários de público amplo, também contará com matérias direcionadas a divulgar sistemas e cenários menores.

- Estilo anime: A revista nº 121 não trará nenhum material relativo a anime-mangá, mas nem por isso significa que o gênero foi descartado. Nos próximos números, haverá a formação da nova identidade da revista, e isso vai depender do que o público deseja. Se houver interesse na adaptação de animes, ela voltará a ser feita.

- Cenário e sistema da revista: ainda é cedo para definir se a revista terá um cenário e um sistema atrelado a ela.

- Tormenta: por enquanto, não há autorização para publicação de material de Tormenta. Entretanto, o motivo não é pessoal (ninguém brigou com ninguém) e sim, legal. A editora ainda precisa legalizar a questão dos direitos autorais sobre o cenário, e por isso por enquanto, não haverá material para esse cenário.

- Responsabilidade social: Essa edição trará uma reportagem do Jaime Daniel sobre preconceito com relação ao RPG. O Sílvio promete trazer na revista, de agora em diante, reportagens que abordem assuntos polêmicos, para desmistificação.

- RPG e educação: Também é de interesse da revista produzir materiais que apesar do aspecto primordialmente lúdico, possam ser usados em educação. A reportagem desse mês abordará a física das bolas de fogo, ajudando os mestres e jogadores a tornar o efeito dessa magia mais verossímil, mas também mostrando que RPG é cultura.

- Quando: A revista já está nas gráficas e o Silvio disse que se não houver nenhum problema, sairá ainda no carnaval.

----------

Impressão geral: A revista está muito bonita. Lógico que não deu pra ler nada, mas as reportagens tem títulos bem interessantes. A adição de material importado traduzido certamente inclementará a qualidade. Isso cria um padrão a ser seguido pelos escritores nacionais. O Silvio falou de um monte de coisas que eu não me lembro. Se lembrar, adiciono aqui.

9 comentários:

  1. eu teria ido se não tivesse acordado com gripe....

    brigadão pelo resumo...

    ResponderExcluir
  2. Eu teria ido se não morasse a 3 mil quilômetros de distância...

    Domo, Domo Arigatô, Graci-kun!

    ResponderExcluir
  3. Eu até levei material para anotar, mas não tive paciência pra isso. Por isso não lembro direito das reportagens. Mas eu gostei bastante do que ouvi.

    ResponderExcluir
  4. ^ ^

    Bem, como eu fiz com as DBs da era "Rede" e as DS, vou comprar pra sentir como vai funcionar. Maas depois, só o tempo dirá =D

    ResponderExcluir
  5. Uia... tomara que dessa vez não morra XD
    RPG e educação! aêee \o/
    *pensando no TCC*

    ResponderExcluir
  6. Foram muitas pessoas para o workshop? Torço pelo sucesso da revista.

    Até.

    ResponderExcluir
  7. Por acaso esse workshop foi no Centro Cultural da Vergueiro? Estava a fim de ir mas não pude.

    ResponderExcluir
  8. "física das bolas de fogo" ? - XD Agora sim to curioso ^^
    "terá como brinde um booster de Anachronism, além de trazer as regras do jogo" - Uia! Veremos, gosto de Card Games xD
    "não trará nenhum material relativo a anime-mangá" - Snif* T_T

    ResponderExcluir