domingo, 1 de maio de 2016

Numenéra da New Order x Numenéra da Monte Cook: uma comparação

Tendo em mãos o material do financiamento coletivo do Numenéra pela New Order, o livro original em inglês da Monte Cook e o Numenéra Boxed Set Edition (cujos materiais serão referidos aqui como "do box" para fins de simplificação), segue uma série de fotos e comentários sobre a qualidade do material.

O livro básico




O exemplar da New Order é do mesmo tamanho e grossura do livro original. Excetuando alguns detalhes da capa, como a colocação do logo da New Order e o logo da Monte Cook atualizado, e a classificação indicativa, os livros são indistinguíveis.



A reserva de verniz foi aplicada nos mesmos pontos, mantendo o livro exatamente como no original.

 

 O miolo interno foi impresso com o mesmo papel e a mesma qualidade de impressão do livro original. No geral, eu notei uma diferença de tom apenas na imagem de background das páginas, sendo as do livro nacional mais claras. Na minha opinião esse clareamento proporcionou melhor contraste entre o texto e o fundo, o que facilita a leitura.

O mapa que acompanha o livro básico



Não há nenhuma diferença de tamanho, tipo e gramatura do papel ou qualidade de impressão entre o mapa que acompanha o livro importado e o nacional.

As Aventuras "Vórtice" e "No Vale Púrpura"



 



Essas aventuras fazem parte do livro "Numenéra Adventure Book" do box. Novamente comparando os impressos, a única diferença digna de nota é o fundo mais claro na versão nacional.

O mapa de pano



Novamente, a New Order arrasou com a qualidade do mapa de pano. Fazendo uma comparação com o mapa que vem no box, a qualidade do mapa nacional humilha em todos os sentidos.


Logo de cara fica evidente a diferença de tamanho e de cores. Parece que o mapa do box passou por um processo de desertificação muito sério... Oceano? Florestas? o.o



Então começamos a olhar os detalhes, e a diferença de resolução e nitidez fica gritante.




Vale muito a pena adquirir os mapas de pano dos financiamentos coletivos da New Order. Eles chegaram a um padrão de qualidade que supera versões de luxo originais.

O escudo

O escudo não é um item que existe originalmente. Esse escudo foi criado exclusivamente para a versão nacional. O sistema do Numenéra não necessita dele pois as rolagens ficam nas mãos dos jogadores. Ainda assim é um acessório bacana para servir de cola do sistema e para esconder anotações.





A tradução

Infelizmente, ainda não posso falar muito sobre a tradução, uma vez que na data em que este artigo foi escrito, eu estava na página 80 do livro. Mas as minhas impressões até o momento são bastante favoráveis. O que me fez largar a leitura do livro em inglês de Numenéra foi que o livro usa uma linguagem difícil. É um texto elaborado, com muitos termos novos, e muitos termos antiquados e estranhos, para dar o tom de esquisitice do cenário. Para quem não é fluente em inglês, entendê-lo é um desafio. Mas o texto em português até o momento está fluindo bem, proporcionando uma leitura agradável, de fácil entendimento, que dá vontade de jogar e narrar.


Conclusões

Se somarmos a existência de um escudo exclusivo, a qualidade do mapa de pano e a comparação com o livro original, o material físico da New Order iguala em alguns casos, e supera em outros, a qualidade do material original.

Espero que este padrão seja copiado pelas outras editoras, e se torne regra para o mercado de RPG nacional.



3 comentários:

  1. graças a Deus já passou o tempo em que versão nacional sigficava menor qualidade, fosse no tipo de papel ou em outro ponto.

    ResponderExcluir
  2. Pode falar um pouco da lombada, por favor? Para um calhamaço desses é preciso uma resistente (por exemplo, tenho a sensação que o meu 13ª Era, recém lançado pela New Order no BR, pode se descolar em breve). E como traduziram "GM Intrusion"?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que tivessem exprimido mais informações nesse escudo do mestre...

    ResponderExcluir