quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Faça você mesmo - Miniaturas de papel para imprimir e montar

Em uma postagem anterior, eu ensinei a fazer miniaturas de papel e em seguida, indiquei sites com miniaturas para baixar, entre eles o 7 Wonders, que é excelente e tem a decência de remover de seu acervo imagens cujo dono solicita por questões autorais. O problema desse site é que cada imagem com uma "cartela" de minis deve ser baixada separadamente, o que acaba deixando o procedimento bem lento. Como eu estava com um pouquinho de tempo sobrando, decidi baixar as imagens que me interessavam e criar arquivos em pdf com 30 ou mais dessas imagens juntas, organizadas de modo a economizar papel. Neste artigo eu meramente disponibilizo os links de minha pasta do Google Drive com essas minis.





Deadlands - contém personagens e monstros para suas mesas de Savage Worlds

Horror 1 , Horror 2  - zumbis, lobisomens, vampiros, caçadores de monstros e monstros dos mais nojentos. Várias dessas minis podem ser usadas sem problemas em jogos de Accursed.

Sci-fi e Cyberpunk -  já está preparado para o Interface Zero e para o Compêndio Sci-fi que estão por vir?

Pós Apocalíptico - essas minis tem uma temática mais violenta e primitiva, estilo Mad Max, mas podem ser usadas sem problemas em jogos Cyberpunk. E tem mutantes bem divertidos.

Personagens medievais 1, Personagens Medievais 2, Personagens Medievais 3 - excelente fonte de personagens de jogador e NPCs para fantasia medieval. Muitos podem ser aproveitados para Accursed.

Monstros Medievais 1, Monstros Medievais 2, Monstros Medievais 3, Monstros Medievais 4, Monstros Medievais 5 - uma ENORME compilação de monstros. Atenção: algumas dessas imagens estavam fora de escala no site original, por isso pode haver algum problema no momento em que eu as redimensionei para colocar no arquivo (o dragão vermelho do segundo arquivo estava desse tamanho mesmo, a culpa não é minha). Por favor, reporte em comentário caso encontrem algum monstro em tamanho que não deveria estar.

--------------

Recomendo que as imagens sejam impressas em papel sulfite gramatura 75g ou superior, coladas em papel cartão de face branca, gramatura 230g ou superior, e que após a secagem, seja aplicado contact. Isso aumentará a resistência e a durabilidade das minis. Imprimir em papel de gramatura 180g (como o Canson) irá gerar minis muito leves e moles, e finas demais para bases prontas, como as encontradas na Ludeka. Algumas bases podem exigir montagem em Papelão Paraná de espessura 2mm ou superior.







25 comentários:

  1. Parabéns Graci, excelente artigo, já me incentivou a começar a uma maletinha de tralha...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Graci, excelente artigo, já me incentivou a começar a uma maletinha de tralha...

    ResponderExcluir
  3. Caramba! Essas bases do Ludeka são muito práticas... pensando em comprar centenas delas XD

    Obrigado pelos site, nao conhecia a maioria deles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha não precisa de centenas não. Guarde as minis separadas das bases para economizar espaço

      Excluir
    2. Putz, nem pensei nisso, comprei cem hahahahaha xD

      Excluir
    3. Putz, nem pensei nisso, comprei cem hahahahaha xD

      Excluir
  4. Excelente!!! Os arquivos e a dica de onde comprar base, que eu procurava a tempos... só ficou uma pergunta: sabe de algum lugar onde venda bases para miniaturas maiores (de 2x2, 3x3 ou 4x4 quadrados)???? Colocar 2 ou 3 bases pequenas ajuda a ficar de pé, mas elas acabam ocupando o espaço errado no grid - uma fileira de 1x3 quadrados, por exemplo, ao invés de 3x3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não conheço. Por enquanto eu compro "binder clips" grandes, que dão uma boa sustentação, e uso como indicado aqui: http://gracilariopsis.blogspot.com.br/2013/07/miniaturas-de-papel-para-jogos-de-rpg.html

      Excluir
  5. Adorei... As Bases que fazem falta mesmo! Sabe de algum lugar que venda aqui no Rio? Ou teria de encomendar de São Paulo mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou de São Paulo, mas uma encomenda com a Ludeka não deve ficar tão cara para o Rio

      Excluir
  6. Bom dia!

    Tenho buscado bases para as minis de papel, mas sem exito, podes indicar um local onde comprar? Você vende? Adorei a da imagem.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Onde eu posso comprar "binder clips"? Papelaria?

    ResponderExcluir
  8. Achei muito útil mesmo e muito lindo cada PDF, porém achei muito pequenas as miniaturas. Mas ainda está maravilhoso! Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom! Belo trabalho e artigo. Me ajudou bastante, obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Excelente!!!Vai me ajudar muito, obrigado!!!

    ResponderExcluir
  11. Guria! Excelente trabalho! Nossa, tu resolveu meus problemas com miniaturas. Agora vou imprimindo conforme a demanda! Demais! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Vou usar muito isso aqui, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Olá, primeiramente ótimo trabalho e muito obrigado pelas dicas. Porém ao imprimir direto do PDF achei as figura pequenas no padrão A4. Ainda não testei no A3, mas só queria confirmar com você se a dimenssão proposta por você realmente seria essa de base de aprox 1,5 cm por 3,0 cm de altura (Caixa da figura tirando a nomeclatura).

    Desde já agradeço a resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O padrão do tamanho de miniaturas que o D&D adota senão me engano é de 28mm ou 2,8cm .... logo se elas estão com 3cm, ela está próximo desse padrão..

      Excluir
  14. É melhor do que eu estava procurando, parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  15. Muito Bom! Vou usar na mesa!!!

    ResponderExcluir