domingo, 14 de setembro de 2014

Faça você mesmo - Miniatura para RPG - Árvore

De todas as miniaturas que podemos encontrar para RPG, a mais frustrante são as árvores. Ou elas são completamente estilizadas e feias, ou elas são tão realistas e frágeis que não faz sentido usar em mesa. Então eu resolvi experimentar criar uma com um padrão que se aproximasse e combinasse mais com as miniaturas normalmente usadas para RPG. Eis o resultado:





Esta arvoreta passa um pouco de 2 polegadas, o que em padrão de D&D dá cerca de 4m de altura. É uma árvore nova, urbana. Tenha em mente que em florestas as árvores chegam a alturas muito maiores, e portanto, faça as medidas para os arames proporcionalmente ao que você deseja.

Material necessário:

- Arame galvanizado fino, para artesanato.
- Massa cerâmica fria marca DAS. Você pode substituir pela massa que você tem mais afinidade, mas não esqueça de usar a cola apropriada.
- Cola branca rótulo azul
- Ferramentas para trabalhar a massa (vide foto abaixo)
- Pincel chato e redondo número 0
- Tinta de sua preferência. Eu usei as tintas óleo para tela marca gato preto nas cores: verde esmeralda, verde ouro, terra verde natural, amarelo de cádmio escuro, branco de titânio, e as da marca acrilex nas cores: sombra natural, terra de siena e marrom van dyck.
- palheta para misturar as tintas
- solvente adequado para as tintas. Eu usei Ecosolv da Acrilex, e poderia ter usado secante de cobalto para acelerar a secagem, mas estava sem.
- verniz spray fosco.


Ferramentas para a modelagem da massa. Você pode improvisar com o que tiver em casa.

Palheta de cores usadas nessa árvore.

Como fazer

Em primeiro lugar faça um projeto pensando na altura da árvore e em quantos galhos ela vai ter. Recorte pedaços de arame igual ao número final de galhos, do comprimento que a árvore for ter como altura, ou um pouco maior para árvores com galhos  muito espalhados. Evite colocar mais de 6 arames em árvores pequenas como as que eu fiz, para que o tronco não fique muito grosso e desproporcional. Ajunte todos os arames e torça com a ajuda de alicates, moldando como nas fotos abaixo:

 

 

 

 


Em seguida, faça uma minhoca com a massa e revista o arame, como na foto abaixo:


Preste atenção ao tamanho da base: para árvores pequenas como essa, uma base de 2,5 x 2,5 cm é suficiente, mas para árvores maiores pode ser necessário fazer bases maiores com antecedência, e colar a árvore na base nesse momento.

Para a textura do tronco e galhos, use a ferramente na forma de enxadinha, ou uma faca plástica descartável. Vá "riscando" o tronco em uma única direção, para fazer os sulcos.



Para a base, use a ferramenta em forma de leque serrilhado, ou um pedaço de faca plástica descartável. Mas ao invés de puxar para um lado só, finque a ferramenta na base e faça um zig-zag no sentido dos dentes da ferramenta, para criar uma textura de grama, arrepiada.


Após texturizar tronco, galhos e base, espere secar até ficar firme ao toque. Enquanto isso, faça uma minhoca com a massa, segure com uma das mãos, e com o gancho, puxe e arranque lascas de massa. Essas lascas formarão a folhagem:


Com a ajuda de uma pinça fina, molhe a base de cada "conjunto de folhas" em cola branca, e cole nos galhos da árvore:

 

   

   
use a pinça fina para colar os galhos

Espere secar bem para fazer a pintura. Pinte primeiro a base e o tronco usando os galhos para segurar a árvore, depois a folhagem segurando pelo tronco. Comece pintando as cores mais escuras e termine com as claras, passando por cima das escuras, para que as reentrâncias fiquem escuras e as superfícies claras, aumentando a noção de profundidade e luz e sombra:


Atenção: o musgo só nasce do lado da árvore que toma sol pela manhã e sombra à tarde. Está nublado ou de noite? Sem problema para achar o norte!

mesmo uma árvore pequena dá uma boa cobertura de cima, não é mesmo?


Um comentário: