sábado, 11 de abril de 2009

A cerveja e o RPG

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo e Médicos, os efeitos do álcool (Etanol) sobre um indivíduo com 70 kg de peso, podem ser descritos como se segue:


 

EFEITOS DO ÁLCOOL
DOSE (g/l) EQUIVALENTE EFEITOS
0,2 a 0,3 1 copo cerveja, 1 cálice peq.vinho, 1 dose uísque ou de outra bebida destilada As funções mentais começam a ficar comprometidas. A percepção da distância e da velocidade são prejudicadas.
0,31 a 0,5 2 copos cerveja, 1 cálice grande de vinho, 2 doses de bebida destilada O grau de vigilância diminui, assim como o campo visual. O controle cerebral relaxa, dando a sensação de calma e satisfação.
0,51 a 0,8 3 ou 4 copos de cerveja, 3 copos de vinho, 3 doses de uísque Reflexos retardados, dificuldades de adaptação da visão a diferenças de luminosidade; superestimação das possibilidades e minimização de riscos; e tendência à agressividade.
0,81 a 1,5 grandes quantidades de bebida alcoólica Dificuldades de controlar automóveis; incapacidade de concentração e falhas de coordenação neuromuscular.
1,51 a 2 grandes quantidades de bebida alcoólica Embriaguez, torpor alcoólico, dupla visão.
2,1 a 5 grandes quantidades de bebida alcoólica Embriaguez profunda.
> 5 grandes quantidades de bebida alcoólica Coma alcoólico.

Fonte: http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/etanol2.htm

 

---------------

Eu estava pensando aqui.. quem está bebendo não tem a mínima idéia do seu estado alterado devido ao álcool, mas pela tabela, 3 ou 4 copos de cerveja já afetam a forma como alguém joga. No RPG, os personagens estão sempre enfrentando problemas que tem de ser resolvidos, e com 3 a 4 copos de cerveja, a pessoa já fica "destemida", achando que os riscos são menores do que realmente eles são, e mais fáceis de se resolver. Será que esse não é um problema sério que explica grande parte das "merdas incompreensíveis" que os personagens fazem, e o jogador não admite que o que fez foi equivocado? Porque afinal de contas, nesse momento ainda não se está bêbado, mas o álcool já está afetando a capacidade de julgamento da pessoa.

Por favor, não levem pro lado pessoal. Não estou julgando as escolhas de ninguém, nem fazendo uma campanha "parem de beber". Apenas achei esses dados bem interessantes e relevantes na hora daquele on importante e tenso pro seu personagem.

Graci

10 comentários:

  1. Nós banimos alcool da mesa de jogo faz tempo, depois que um dos jogadores ficou violento e quis bater no guarda da cidade xD

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca joguei com álcool, mas eu tenho um questionamento: uma dose de uísque equivale a um copo de cerveja MESMO?

    ResponderExcluir
  3. Essa é a dose de uísque de tamanho regular, ou seja, 50mL. Daí que a quantidade de álcool que vai pro sangue deve ser praticamente equivalente. Andei olhando num site aí... a quantidade de álcool em uma dose de 50mL de uisque é pouca coisa maior que a de uma latinha de cerveja. então, as variações mostradas na tabela devem ser equivalentes a essas diferenças.

    ResponderExcluir
  4. Não rola alcool na minha mesa... mas rola coca cola, chocolate e salgadinhos XD

    ResponderExcluir
  5. Rolou uma vez na minha. E bem, foi a vez que decidimos banir xD

    Na minha mesa costuma ser café, milhopã, doritos e nescau :P

    Quando a gurizada tá grande e quer gastar, coca cola, sprite e fanta aparecem xD

    ResponderExcluir
  6. Deve ser legal entrar em coma alcólico jogando RPG XDXDXD

    ResponderExcluir
  7. Na minha mesa não entra álcool. Sempre dá merda, cara. Aqui o clássico é Coca-Cola até enjoar e café, depois que eu cometí o erro de servir o café que eu faço pro pessoal... Sem falar em coisa pra comer. O que tiver, a gente detona.

    ResponderExcluir
  8. Acho que alcool não rola em *mesa* alguma, mas não penso que tantos atores tomem doses antes da atuação a toa. Muitas vezes, certas pessoas vencem a timides ali nos primeiros níveis e interpretam na verdade, melhor pela perda da auto censura.

    Eis que, em mesa, mesa isso não rola, imagine alguém ignorando o "não-toque".

    Solos, quem sabe.

    ResponderExcluir
  9. Naum sou contra o alcool na mesa, os jogadores são livres para suas escolhas (desde que maiores de idade, naum quero me responsabilizar em levar algum guri embreagado pra casa), mas sempre pesso pra que tenhão limite e saber seus próprios limites, sem ser chatos ou atrapalharem ninguem, mas graças a Caim em raras ocasiões tem bebidas alcoolicas, principalmente depois de um acidente com cerveja e livro, nada bom...

    ResponderExcluir
  10. Dando uma olhada em posts antigos e vi este, dai resolvi comentar... :)

    Pois é, sempre fui contra alcool nas minhas mesas de jogo. Acho que de certa forma ajudei a influenciar meus amigos para que eles não consumissem na mesa tbm. Algumas vezes ja chegamos a adiantar o fim do jogo para poder sair para beber, mas nunca durante o jogo. Acho que atrapalha.

    ResponderExcluir