terça-feira, 18 de março de 2008

O que você espera de uma revista de RPG?

Essa é uma pergunta que todo mundo que já folheou uma se fez, pelo menos uma vez na vida. Eu, como muitos de vocês, já pensei diversas vezes: "ah, se algum dia eu me aventurar em fazer uma revista em pdf, gostaria que ela fosse assim".
Com o tempo, eu fui elaborando um formato de revista, que nunca se concretizou, com textos que eu vinha testando o formato aqui mesmo, no meu Multiply. Em várias ocasiões, me deu uma vontade louca de tocar o projeto, mas em todas elas o motivo era o errado: ou porque eu tinha lido uma revista e achado ela ruim, ou por raiva de alguém, ou por puro e simples ego. Tá, eu queria esfregar algumas coisas no nariz de alguém.
Ainda bem que eu tive maturidade para não começar esse projeto em nenhum daqueles momentos. Ao contrário, eu guardei ele, amadureci a idéia, conversei com algumas pessoas, fiz um verdadeiro trabalho psicológico para que isso ganhasse forma. E como trabalho psicológico, eu não estou me referindo a simplesmente ficar matutando a idéia. Eu realmente levei a idéia à minha psicóloga, que me acompanha desde os tempos em que eu estava quase desistindo de terminar meu Doutorado, que me ajudou a ter persistência e a encarar a vida de outra forma. Eu apresentei o projeto para ela, e ela me ajudou a amadurecer ele.
Agora, o projeto está prontinho. Saiu da fase de planejamento e está começando a fase de execução. É o meu projeto sim, mas eu quero imprimir nele a marca da participação de pessoas, de jogadores e narradores de RPG, que ao longo desses anos me ajudaram a formar as minhas idéias e práticas sobre o jogo.
Por isso, eu volto ao meu Multiply, após um longo período de inatividade, fazendo dois convites: um, para que respondam à pergunta citada acima. Os textos, de até 500 caracteres, serão selecionados, e os mais relevantes serão utilizados na seção de e-mails do número zero da revista. Só assim, o projeto de uma revista gratuita em pdf vai deixar de ser mais um projeto focado em idéias pessoais, para ser algo de utilidade real para os leitores.
O segundo convite, é para colaboração na revista. Sozinha, eu não vou conseguir. Como o Multiply é repleto de pessoas que escrevem sobre RPG, seja criando novos materiais, orientando jogadores e narradores, ou mesmo compartilhando suas experiências de vida, eu me sentiria honrada caso vocês compartilhassem comigo esse projeto. Quem estiver a fim de ajudar, me procure.
Graci

22 comentários:

  1. pq vc não faz ao contrário e colabora em alguma já existente? Eu li um número um há uns dois meses atrás, que era interessante, apesar de não perfeito.
    Well, just my opinion.

    ResponderExcluir
  2. Hmmm, de certa forma concordo com Luthienbr, mas não sou eu quem vai dizer o que vc deve ou não fazer. De qualquer forma colaborarei no que vc achar interessante, Graci.

    O que eu procuro em revistas de RPG? Bom, opiniões sobre lançamentos, e idéias e discussões sobre RPG dentro e fora da mesa.
    Abçs!

    ResponderExcluir
  3. Eu já pensei em colaborar nas já existentes. Já cheguei a escrever matérias para revistas. Tirando a Dragão Brasil do Sílvio, uma revista física e comercial, todos os meus contatos com editores de revistas (essas, de distribuição gratuita em pdf) foram decepcionantes. Não vou citar exemplos aqui, não quero acusar ninguém de nada. Cada um trabalha em sua revista como achar melhor. Mas comparando o trabalho e a receptividade do Silvio a sugestões, com outras experiências minhas, eu entendi finalmente a diferença entre um trabalho para os outros, e um trabalho para o seu ego.

    ResponderExcluir
  4. Jaime, suas experiências me atraem sim... vou te mandar um e-mail, ok?

    ResponderExcluir
  5. Material de jogo. Qualquer coisa que eu não encontre facilmente numa busca pelo google: textos interessantes, artigos com personalidade e que tenham relevância. Acma de tudo eu não quero panelinas e nem parcerias furadas.

    ResponderExcluir
  6. - Eu espero que ela seja no mínimo mensal.
    - Acho interessante que tenha todas as novidades sobre RPG e assuntos afins que rolaram nesse período de tempo.
    - Que tenha bastante material sobre D&D, mas não somente isso, gosto também de RPG Nacional.
    - Aventuras prontas, adaptáveis a vários sistemas.
    - Artigos diversos ligados ao RPG, aceitando inclusive artigos dos leitores.
    - Classificados
    - Espaço para quem quiser montar mesas de jogos ou participar de alguma mesa.

    No que eu puder ajudar estamos aí, tenho algumas aventuras que mestrei que tenho vontade de organizar e por no papel e permitir que outra pessoas possam jogar também se acharem a aventura interessante.

    Seja bem vinda de volta ao Multiply e boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. - Eu espero que seja feita de coração - mas sei que você só faz as coisas assim, não há com o que se preocupar.
    - Eu não espero frequencia, mas não quero rotina. Não quero os lançamentos do mês, sou brasileiro e perdi no minimo 80 sistemas/cenários que são frequentes la fora,
    - No lugar da frequencia eu gostaria que cada edição fosse unica, como um suplemento semi-universal.
    - Abraçar temas - um por vez - não é ruim.
    - Eu não quero que seja exclusiva, apesar que se for, ao menos mantenha a qualidade, mesmo que demore um trimestre pra surgir.
    - Eu gostaria que fosse feita por jogadores dos jogos, ou no minimo curiosos sinceros.
    - Eu gostaria da palavra de iniciantes nela, não para elogios, mas com duvidas comuns - essas são das que mais ajudam.
    - Eu espero organização.
    - Eu espero que ela não seja engolida pelo ego devido ao proprio explendor, se forem atendidas todos acima.

    Eu ofereço minha ajuda como curioso, narrador e jogador da área, é claro, se essa for aceita.

    ResponderExcluir
  8. Graci, se você postar na Spell, eu garanto que vai ter gente atrás. Eu conheço gente interessada em tocar o projeto e que, assim como você, desanimou com as outras revistas já existentes.

    Mas ok. O que eu espero de uma revista?

    Que ela tenha muito material, nada de enrolações e puxa-saquismo. Material criado para sistemas variados, resenhas, notícias, dicas, idéias, e uma coisa que eu acho que seria bem interessante, uma dissertação opinando sobre algum tema no RPG. Com tanta coisa pra se discutir, eu sinto uma falta enorme disso.

    [momento puxa-saco]Por isso eu adoro o blog do Valberto[/momento puxa-saco]

    E, mesmo colaborando com outra agora (da quala eu resolvi dar uma nova chance depois de um atraso fenomenal), planejo colaborar com a sua também.

    ResponderExcluir
  9. Graci você ainda tem a idéia de fazer algo como e-zine?

    ResponderExcluir
  10. Eu adoraria fazer, mas agora estou sem tempo ~.~

    ResponderExcluir
  11. ^ ^

    Tá com alguma matéria pra fazer Kaich?

    ResponderExcluir
  12. O tempo que eu tenho agora até dá para participar de algum projeto legal, mas não encabeçar o mesmo... eu era feliz e não sabia XDD

    ResponderExcluir
  13. hauhau ;D

    A gente tá uma cara querendo lançar uma revista e não começa... eu vou pegar umas duas semanas de férias daqui a alguns dias e podemos ver o que sai. Se tiver um número legal de colaboradores a gente manda uma beta pra net =)

    ResponderExcluir
  14. Legal! Se tiver algum assunto que eu possa colaborar, entrem em contato ^^

    ResponderExcluir
  15. Eu sinto falta mesmo de material voltado pro Mundo das Trevas hoje em termos de revistas digitais. A maioria ou é totalmente focada em um cenário (Tormenta e Reinos de Ferro, em sua maioria) ou não tem foco nenhum e tá mais pra um e-zine bagunçado de textos mal escritos.

    Se você se interessar em escrever, talvez fosse bacana pra essa revista beta um texto voltado para o Novo Mundo das Trevas (não sei se você está acompanhando) ou sobre essa transição que foi feita "pós-apocalipse" das linhas da WW ;D

    ResponderExcluir
  16. Bom, eu não sou a pessoa mais indicada para falar sobre o novo WoD... apenas jogo algumas coisas, mas da forma mais pura, sem ler os livros. Estou aprendendo jogando.

    ResponderExcluir
  17. E tem alguma linha que você tem preferência? A gente também tá se conhecendo agora, então estou indo no chute huh. Gostaria de saber qual é a idéia do Kaich também. Foi ele que desenterrou o tópico =)

    ResponderExcluir
  18. Então, tenho várias, mantenha contato que fazemos algo!

    ResponderExcluir
  19. Faremos mesmo ;D

    Preferem trabalhar como? Criarmos um grupo aqui no Multiply pra juntar material? ;D

    ResponderExcluir
  20. Olha, o que eu mais gosto é WoD antigo, sei bastante de Vampiro a Máscara, Hunter The Reckoning e Vampiros do Oriente. Mas estive pensando na banalização desses cenários. Hunter The Reckoning trás muitas idéias para o uso de mortais, com ou sem poderes, e suas interações com o sobrenatural. Talvez haja interesse em trabalhar com essa lacuna (pelo menos no que diz respeito a materiais em português) deixada no cenário: como trazer o horror pessoal para o cotidiano de personagens que levam uma vida normal?

    ResponderExcluir
  21. Isso daria um tema e tanto (e um texto de dar medo huahua).

    ResponderExcluir
  22. O que espero de uma revista?

    - Material para jogos. Não o padrão de D&D, com salas, lugares, monstros etc. Material que possa ser usado em jogos de mais variados tipos e sabores.
    - Dicas para jogadores (temos dicas par mestres em profusão, mas par jogadores são poucas)
    - Resenhas (não notas de lançamento. resenhas. no mínimo uma página de alguém que já jogou a coisa, mesmo que não seja uma coisa nova)
    - Que não seja uma revista em PDF.
    Sério. não gosto do padrão revista. As coisas são mais difíceis de achar, PDF é chato quanto a copiar textos, e nem sempre gosto de todos os artigos. A diagramação é demorada, a produção é mais trabalhosa, etc.
    Uma revista on line para mim é mais um portal que um arquivo. Se prepara todo o material da edição e se lança-o de uma vez usando uma mesma tag. Pronto. Revisa feita.

    No mais, boa sorte quando for. Não hesite em mandar um email me avisando para eu mandar uma ou duas matérias

    ResponderExcluir