quinta-feira, 5 de julho de 2007

Tremere: a Pirâmide e Linhas Taumatúrgicas

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que o texto que estou colocando neste tópico faz parte da interpretação pessoal que eu tenho, com relação a este clã. Não há nos livros regras dizendo que é assim, mas o que eu já li dá fortemente a entender que as coisas funcionam mais ou menos desse jeito. Portanto, não tomem o que escrevo como regra, mesmo porque minha memória não é boa, e eu posso ser imprecisa em alguns pontos.

--

A Linha do Sangue Como Primária

A esmagadora maioria dos Tremere aprende primeiro essa linha. Os que aprendem uma outra linha como Primária, o fazem não para serem grandes místicos, mas para serem guerreiros, ou espiões, ou qualquer outra coisa, em benefício do Clã. Esses Tremere podem acumular muito poder bélico ou de outro tipo, mas o fazem em detrimento do estudo do misticismo - representado pela Linha do Sangue - e acabam demorando mais para ascender na Pirâmide.


E as Capelas especializadas/focadas em outras Linhas Taumatúrgicas?

Enquanto Aprendiz, não é o Tremere que define qual será a sua Linha Primária, e sim o Regente da Capela, que transmite a sua decisão ao Tremere que ensinará tais coisas ao aprendiz.

Os Tremere são em sua maioiria tradicionalistas, no sentido de priorizar o conhecimento da Linha do Sangue. Assim, os Tremere mais antigos, ou seja, os Regentes e Lordes, muito provavelmente aprenderam primeiro a Linha do Sangue antes de começar a desenvolver uma linha secundária de seu interesse, ou seja, antes que pudesse escolher o que queria aprender. Se eu não me engano, essa autonomia é alcançada lá pelo 3º ou 4ª Círculo de Aprendizado. Assim, mesmo que um Regente seja um especialista em uma Linha rara, ele primeiramente desenvolveu uma Linha comum antes de se especializar, e provavelmente foi a Linha do Sangue.

Capelas especializadas são focos de aprendizado para Aprendizes de níveis mais altos, porque Linhas Taumaturgicas menos comuns são e devem permanecer como conhecimento restrito, e apenas os aprendizes desses circulos mais altos já provaram ter capacidade para tais aprendizados.

As principais Linhas Taumatúrgicas (ou seja, as do livro básico), são linhas cujo aprendizado está disponível em qualquer Capela. Caso o foco de uma Capela seja determinada Linha, e ela tenha tradição nesta Linha, não significa que todos os aprendizes aprendem ela como Linha Primária, e sim que todos os aprendizes irão aprender e desenvolver essa Linha com um nível de detalhamento e de especialização, que os tornarão melhores naquela Linha, se comparados a Tremere que aprenderam a mesma em outra Capela. Além disso, essas Capelas darão acesso a rituais raros ligados a essas Linhas, desde que o Aprendiz mereça esse aprendizado.

Como Aprendizes de Círculos inferiores não merecem esse aprendizado, eles devem primeiro aprender o básico de Taumaturgia, antes de mostrar o merecimento.

Como eu já disse, entretanto, existem as excessões que aprendem outra Linha Taumatúrgica como Primária. Esses são os "bucha de canhão" entre os Tremere, nunca a Elite destinada a ascender na Pirâmide. Eles são criados para fazer o trabalho sujo, seja a defesa da Capela (linhas ofensivas), seja espionagem (linhas investigativas) , seja a manipulação de mortais ou membros de outros clãs (linha da corrupção). Demora mais pra esses infelizes se tornarem alguém de verdade no clã.

É necessário, como narrador, orientar os jogadores para essa questão muito importante para os Tremere, de que a Linha do Sangue é uma linha que dá "moral alta" dentro do Clã, enquanto outras Linhas são consideradas menos "nobres", ou mais funcionais. Existe muito preconceito dentro do Clã com relação aos Tremere que fogem do padrão "Linha do Sangue como Primária" e isso interfere bastante na ascensão da Pirâmide.


 

21 comentários:

  1. Affe


    Lá se foi tremeres com A Vingança do Pai ou Rego motus logo de inicio

    Fuiz!!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei essas linhas de taumaturgia legais. Adorava criar umas novas bastantes bizarras para os Tremere das minhas campanhas.

    ResponderExcluir
  3. A idéia é que Linhas raras nunca são a primaria de um Tremere. Mesmo porque, um neófito não tem conhecimento para criar uma Linha nova. É necessário adquirir primeiro nível 5 na sua linha primária antes de se aventurar na criação de uma nova, coisa que demora anos. E o clã não vai ensinar uma rara ao neófito. Assim, apesar de existir uma grande quantidade de Linhas Taumatúrgicas, elas são recursos para se usar em NPCs anciões, e deixar o personagem de jogador aprender em on, durante o jogo, se ele merecer.

    ResponderExcluir
  4. Normalmente, a linha do sangue será sempre a trilha primária. Algumas exceções existem, de fato. Valendo ainda pesquisar sobre as diferenças entre as Capelas e os ensinamentos delas - por exemplo "Capela Goratrix" é diferente das outras Capelas (D.A.) - tanto pela visão quanto pela "fidelidade" e formas de aprendizado. A própria construção do histórico, ás vezes, influência na coisa toda, independente da capela tbm. Crônicas que se iniciam em Dark Age, passando por Vittorian Age e indo para A Mascara tbm são diferentes.
    Personagens Tremeres tbm podem começar como Covenants, que é o clã que mais fácilmente podería começar desta maneira (é diferente de ter sido apenas um carniçal). Mas, já dá uma maior amplitude tanto em politica da familia, conhecimentos de clã, rituais, etc... como outras formas de disciplinas tbm. No próprio histórico pode se construir personagens com "resquicios" - Disciplinas de outros clãs, defeitos extras, etc. (Tzimisce, Salubri, Covenant) - ou ainda, Guerreiro Tremere - que tem troca de disciplina (dominação ou auspicios por uma disciplina fisica)... tudo é muito complexo, ás vezes, muito mais do que o próprio aprendizado.
    A Construção primária é um fator que influência nos ensinamentos posteriores... Bem, como as qualidades e defeiros inerente ao próprio personagem.

    ResponderExcluir
  5. Tremere é o meu clã favorito o/ Até como Narrador, dá pano pra manga de vários crossovers ^^
    Eu também tenho este entendimento de que a Linha do Sangue é "de elite" dentro do clã. Apesar de extremamente focada para guerreiros, a linha do fogo acompanha a do Sangue como uma segunda "de elite", pelo seu apelo hermético.

    ResponderExcluir
  6. a linha Sedução das Chamas sempre foi ótima. Adorava colocá-la em um Tremere fodão para amedrontar todos.

    Sabe, em umas campanhas já coloquei o grupo pesquisando atrás de linhas secretas ou sobre algum vampiro maluco que havia criado uma linha estranha que atraía a ambição do Príncipe (um Tremere). Sempre rendeu boas aventuras.

    ResponderExcluir
  7. Pesquisar linhas taumaturgicas raras é arriscado, pros jogadores hehe

    eu já vi uma qualidade tremere sobrenatural chamada vicissitude natural, o tremere troca dominação por vicissitude, 5 pontos de qualidade hehe

    Fuiz!!!

    ResponderExcluir
  8. putz

    tudo bem q dá um bom historico...mas 5 pontos???

    ResponderExcluir
  9. poxa, cinco pontos pra vicissitude não é nada ao meu ver, pensa o tanto de ponto de experiencia que tú vai economizar se fizer isso ao inves de compra-la como disciplina de outro clã (e você não corre o risco de morrer tentando aprender isso com um Tzim)

    Fuiz!!!

    ResponderExcluir
  10. vicissitude é legal... mas c tem que lembrar que vai estar substituindo outra disciplina! e as outras disciplinas dos tremere são muito boas tbm.

    ResponderExcluir
  11. Fora que dentro do Clã Tremere, Vicissitude é um tabu... afinal o sangue Tzimisce não tinha sido limpo? Ter Vicissitude torna seu sangue impuro, e vai ter Regente querendo te usar como experimento, ou coisa pior.

    ResponderExcluir
  12. graci,

    nesse caso, acho que o legal é o histórico e as possibilidades de campanha que isso gera.

    no fim, ter essa vicissitude acaba quase como uma desvantagem, pois o personagem será duramente perseguido e vigiado por causa desse poder bizarro. deveria ser mais barato. talvez uns 2 pontos, 3 no máximo. o custo deve ser alto só para demonstrar o quanto o fenômeno é raro.

    ResponderExcluir
  13. Vicissitude Natural (5 pt. Qualidade)
    Você herdou mais do sangue Tzimisce roubado pelo clã do que a maioria de seus companheiros de clã, e assim tem se tornado algo como um tiro pela culatra para seu clã de origem. Portanto, você pode Vicissitude ao invés de Dominação como Disciplina do Clã. Porém, aperfeiçoar seu nível em Vicissitude pode apresentar dificuldades. A menos que você localize outro Tremere disposto e capaz de ensina-lo domínios adicionais de altos níveis de Vicissitude, você deve procurar mais instruções de um Tzimisce (muito provavelmente através de coerção).


    pois é, não foi tão limpo quanto se esperava


    honestamente eu não acho vicissitude legal, prefiro ficar com dominação mesmo, só botei aqui pra vocês verem a variação (e quantas variações são possiveis com um tremere ?!)


    quanto aos experimentos com o tremere que tiver isso, bem, eu sou o mestre, não só um mestre, mas um mestre que torna qualquer probabilidade em um inferno pros jogadores e dificulto a vida deles com isso (tá, eu não sou tão quanto pareceu, mas tudo bem)

    não é pq você tem uma disciplina que os outros precisam saber, e muito menos ver você usando


    nossa, como a conversa fugiu completamente do assunto hehe

    Fuiz!!!

    ResponderExcluir
  14. putz!!! 5 pontos por uma porcaria de qualidade duvidosa que nem te dá a oportunidade de desenvolver por si só os níveis posteriores?

    isso é um roubo! melhor gastar todos esses pontos com geração ou coisa assim... muito mais produtivo.

    ResponderExcluir
  15. Essa qualidade é mais um artifício narrativo do que algo criado para beneficiar jogadores. Existe inclusive a possibilidade de fazer com que um NPC tenha isso, e colocar os jogadores Tremere para investigarem o cara... Enfim, essa qualidade dá muito plot.

    ResponderExcluir
  16. não só essa, mas o falso terceiro olho mostrada na capela da rosa amarga (http://paginas.terra.com.br/lazer/rosaamarga/) tambem, assim como algumas outras

    como jogador nunca pintou vontade de fazer algo do tipo (na verdade como jogador de mesa os clã tremre é sempre banido pra mim não jogar com eles, ohhhhh medo de um personagem ¬¬), mas como mestre realmente fica legal fazer algo assim, principalmente em uma campanha "só tremeres" com os tremeres investigando "a falha do refinamento" no sangue dos tzim ou um tremere com o falso terceiro olho ser investigado como um peão dos salubri (ou em maior escala, de saulot no corpo do tremere)


    Fuiz!!!

    Fuiz!!!

    ResponderExcluir
  17. Nha, se vc comprar Caçado como um defeito quase anula o preço da Qualidade ehhehe
    E eu não proibiria o avanço na disciplina sem um mentor... os Tremeres são famosos por inventar e pesquisar, ora bolas o/

    ResponderExcluir
  18. Ainda mais se vc adotar o sistema opcional de infecção para Vicissitude do Guia do Sabá... a coisa começará a ficar interessante.

    ResponderExcluir
  19. eu ainda penso que nem toda disciplina precisaria ser ensinada. Acho que são talentos que estão no sangue e podem ser desnvolvidos sozinhos. Taumatugria seria um exceção, mas poderia ser desenvolvida por livros ou pesquisa própria. Isso funcionaria mais para as disciplinas de clã, claro.

    ResponderExcluir
  20. Concordo, Disciplinas do clã deveriam estar no sangue, não precisaria de ninguem pra ensina-la, principalmente no caso de Potencia e fortitude

    Fuiz!!!

    ResponderExcluir
  21. um aviso para quen fala mal de tremere eles so n sao considerados vanpiros pq sao muito fortes e os outros vanpiros ten medo deles dominaren o mundo. para quen ten duvidas olhe o q um deles fes con o antideluviano tzimisce e o q alguns deles fizerao con todo o clan salubri=matarao todos e tbm amaldisoarao os assamitas os inpedindo de diablerizar. pq vcs achan q els estao na camarilha e tbm sao quase melhores amigos dos ventrus. pq quando os venrus virao uma amostra de seus poderes se acovadarao e se unirao para n seren mortos e espulsos da camarilha.

    ResponderExcluir