quinta-feira, 17 de maio de 2007

EIRPG e a maldição das datas

Este ano, o Encontro Internacional de RPG será nos dias 7 e 8 de julho. Seria um fim de semana normal, se não fosse o mesmo fim de semana do Animecon.

Tá, o Animecon é um evento de Anime, não de RPG. Também é um evento mais caro - 15 reais o ingresso por dia, antecipado - mas por mais zuado que o evento seja, é disparado mais atrativo para os jogadores mais novos que também curtem anime, do que o mirrado EIRPG.

O que me obriga a perguntar: será que teremos um EIRPG ainda mais vazio que o do ano passado por conta da escolha de uma data infeliz?

Será que o EIRPG trará este ano atrações que justifiquem a concorrência com o Animecon? Ou será que teremos o último EIRPG como algumas pessoas preveem?






19 comentários:

  1. tá brincando???????

    ah, não, agora já era o eirpg. já estou começando a desistir da idéia de sair da minha terrinha e ir para lá!!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que eu vou para oi internacional para rever os amigos e mostrar SP ao meu filho.

    ResponderExcluir
  3. Organizadores de eventos relacionados ao hobby fazendo braço de ferro também podem ser prejudiciais ao hobby...
    Nesse caso acho que a precedência deveria ser do EIRPG, que é mais antigo e deve ter sido marcado com maior antecedência.
    Bom senso às favas, junto com o hobby.

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei até onde a precedência ou até mesmo o diálogo com a devir existe.

    ResponderExcluir
  5. Não era dia 15 e 16?! O_o''

    Edit: Não, não era hauhauh T.T

    ResponderExcluir
  6. É aquela coisa... um evento não tem nada a ver com o outro. O Animecon é comercial e dá lucro, coisa que o EIRPG não é. Ou seja, se alguém teria de evitar que seu evento caísse no mesmo dia de um evento que indiretamente é concorrente, é a Devir e não o pessoal do Animecon.

    ResponderExcluir
  7. Nas semanas seguintes, rola o Anime Friends ( ) nas duas semanas seguintes ao EIRPG. Para quem ja foi ou conhece, o AF também é um evento de anime e se tornou o maior deste genero, batendo o Anime Con.

    Apesar da organização ser terrivel, ela se justifica(?) com uma presença ainda mais maciça de Otakus e fãs em geral de anime, manga ou series, sem contar o fato de que organiza o mais popular concurso de Cosplay, encerra o WCF (Worl Cosplay Summit) e vai realizar outro mega show com cantores internacionais (um deles é o cantor do tema de abertura de Cavaleiros e ou tro um cantor de Tokusatus).

    Resumindo: Para escapar, só se o EIRPG mudasse a data para outro mes. Só assim evitaria o confronto entre estes Mega-Eventos Otaku. Entre os dois, uma concorrencia com o Anime Con é bem menos prejudicial do que bater de frente com o AF, onde certamente iria gerar um esvaziamento geral do evento. Para quem não sabe, o AF ja fez isto com o AC durante a sua estreia em 2003 e as consequencias para a AC foram péssimas.

    Vou a ambos. Quero ver como esta de fato, a força do RPG no Brasil.

    Até.

    ResponderExcluir
  8. Desse jeito vai enfraquecer uhauhauha

    ResponderExcluir
  9. acho complicado. eu realmente estou com um pé atrás para ir ao encontro. Há alguns anos que eu só passo um dia lá porque não tenho paciência para ver depois dias em que a gente fica quase que parado. O que eu curto mesmo lá é encontrar os amigos que fiz nessas idas a São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Bom, este ano o Internacional tem um sabor especial para mim. O meu filho vai estar comigo.

    ResponderExcluir
  11. bom demais, Valberto! Leva o Hugo mesmo. O ruim é que ele não vai pegar a melhor fase do encontro.

    ResponderExcluir
  12. Virou modo fazer mais de um evento no mesmo dia? Aqui em Porto Alegre vai acontecer a mesma coisa esse final de semana, e o pior é que os dois eventos em questão são de anime.
    O mais inconveniente pra mim, com relação à data do EIRPG, é que caiu junto com meu niver...

    ResponderExcluir
  13. Animecon não é aquele que vai mal das pernas? É o fim de semana de eventos underground :P

    ResponderExcluir
  14. Vocês do sul vão como pra Sampa Shidark?
    A gente tava organizando uma excursão... mas poderia aderir a outra vindo mais de baixo hauahua

    ResponderExcluir
  15. Nossa, essa é underground mesmo! Pelo menos no interioR nunca ouvi falar dessa :P uhauhahua

    ResponderExcluir
  16. Acho q concorrer com o Animecon não é tão ruim, visto q eles tem ficado vazio nos últimos anos. Queria ver com o AnimeFriends...

    ResponderExcluir
  17. Não sei se "concorrer" é a palavra certa... RPGistas que vêem anime nescesariamente são "otakus" são uma variante da normal que existia antes, esses mesclaram como qualquer subproduto de subgrupo social.

    O lance real de não se competir com eventos de anime, é que por mais que 99% deles não sejam de fato RPGistas no sentido EIRPG da coisa, muitos deles PODEM ser e é isso que conta pra um evento.

    ResponderExcluir
  18. Complicado... ao menos estou na espectativa para a parte de NINJA BURGER...

    Vai ser o meu primeiro EIRPG, e eu quero conhecer pessoalmente quem eu conheço pela internet.

    ResponderExcluir