domingo, 18 de março de 2007

Malk de pantufa e Tremere de vassoura


Muitos encaram Vampiro como um jogo heróico ou de aventura, e fazem personagens que fogem completamente dos limites de criação de cada clã.


Existe sim uma relativa verdade na frase: "Não é necessário estereotipar". Nem todo Ventrue precisa ser um capitalista selvagem, nem todo Gangrel é um predador irracional. Entretanto, para cada clã existe um limite tênue, a partir do qual certos comportamentos são tão abominados, que tornariam um determinado personagem inviável.


Dentro da Camarilla, especialmente, a escolha de uma cria é feita com muita cautela. No Sabá, os enganos são mais frequentes. Entretanto, os abraçados em massa do Sabá raramente passam dos primeiros anos de existência, sendo predados pelos inimigos da seita ou pelos próprios membros do seu clã.


Vampiros são criaturas de tradição. Eles sentem orgulho de dizer que fazem parte de um determinado clã. Qualquer comportamento que coloque em risco a imagem do clã é rapidamente eliminado, seja educando a criança da noite para padrões mais adequados de comportamento, seja eliminando-a caso não houver outra forma. Esse tipo de seleção é ainda mais cruel dentro do Sabá, uma vez que eles pensam de uma maneira Darwinista, onde a sobrevivência do mais apto é a lei. Assim, pode ser que nem todo Ventrue seja capitalista, mas todos serão educados e se comportarão de maneira adequada perante seus semelhantes, pois correm riscos muito concretos caso se comportem de maneira pouco convencional. Da mesma forma, é esperado um certo padrão comportamental muito semelhante para os Toreador e outros clãs aristocráticos.


Os Gangrel acabam sendo todos formidáveis predadores. Um Gangrel que não souber se virar sozinho acaba perecendo logo após o abraço, momento em que o seu senhor o solta no mundo para saber se o filhote "presta" ou não para o clã. Ser um predador formidável, entretanto, não significa ser selvagem ou pouco culto. Os Brujah não devem confundir liberdade com estupidez. Eles não estão imunes às leis da Camarilla e às rígidas normas de um Elísio. Embora não sejam obrigados pelos seus semelhantes a se comportarem adequadamente, acabarão fazendo o que o bom senso manda, após uma ou duas lições bem dadas.


Os Tremere guardam seus poderes com extremo zelo. Considere-os uma sociedade secreta, onde cada um tem a sua individualidade, mas também deve zelar pela imagem do todo (a Pirâmide) e pela manutenção dos segredos. Tremeres não fazem uso de seus poderes em público, exceto em casos extremos. Esqueça os truques de salão e o exibicionismo usando Taumaturgia. Esqueça a imagem de "mago todo poderoso". Todo Tremere sabe muito bem que exibições frequentes de poder e excentricidades são o caminho para uma viagem só de ida para Viena.


O caso do Clã Malkavian é ainda mais sério. Com a reintrodução da Demência nos Malkavianos da Camarilla, todo e qualquer Malkaviano que possuía perturbações benignas, bonitinhas ou sem sentido algum simplesmente morreram. Foram eliminados misticamente, para trazer o clã de volta ao seu fardo cruel nas noites finais: todas as perturbações agora são macabras, malignas ou altamente debilitantes. Não há nada de engraçado, ou que possa ser interpretado como tal, em ser um Malkaviano. Se dentro dos demais clãs a eliminação dos que não se encaixam é questão de tempo entre o abraço e o Vampiro se tornar um neófito, no clã Malkaviano isso simplesmente não acontece.

18 comentários:

  1. O que eu sempre odiei na minha mesa foram duas coisas: malkavianso que se comportam como palhaços e ravnos. Sempre proibi esses dois clãs a não ser que me dessem uma boa justificativa para usá-los com sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Ravnos, puxa como eu odeio os jogadores overpower que pegam Ravnos. Mas os malk palhaços, esses realmente doem no saco. Será que todo Malk temd e se comportar como o vilão da semana do Batman dos anos sesstenta? A saber roupa estranha, fala estapafúrdia e idéias dignas de uma ostra fechada...

    ResponderExcluir
  3. Eu lembro de uma vez quando eu ainda não narrava live... estava jogando de Tremere. Descobrimos que um dos Tremere estava falando demais sobre rituais para uma Toreador... meu... foi sem dó... o pobrezinho morreu no live mesmo... é claro que bem escondido.

    O pior dos malks bobocas é que os jogadores acham que estão abafando....

    ResponderExcluir
  4. mais pura verdade. E ainda soltam aquela: estou apenas interpretando.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o Texto, Graci. só não entendi muito bem essa parte:

    "O caso do Clã Malkavian é ainda mais sério. Com a reintrodução da Demência nos Malkavianos da Camarilla, todo e qualquer Malkaviano que possuía perturbações benignas,(...)"

    O que seria uma perturbação benigna?

    ResponderExcluir
  6. Eu estou sem o meu clanbook revisado aqui, por isso não me lembro das palavras corretas. Mas tecnicamente eles disseram lá que todo "malk de pantufas, engraçadinho ou infantilizado... fofo, que fosse... ou bobo" (os com perturbações que não os tornasse potencialmente perigosos) morreram com a reintrodução da demência no clã.

    ResponderExcluir
  7. Hm, eu devo ter visto no máximo 3 Malkavs bem interpretados na minha vida. Eles só não são mais difíceis de interpretar do que os Devil Tigers dos Kuei Jin e os Euthanatos em Mage.

    ResponderExcluir
  8. Eu também gostei do texto. Nas minhas mesas não tem muitos personagens esteriotipados. O problema que sempre surge é " eu acordei e era vampiro". Será que tem sempre alguém que tem preguiça de criar prelúdios? Fazer o que né...

    ResponderExcluir
  9. A cultura por aqui é exatamente não fazer historias ou preludios, ou quaisquer explicações do personagem. Tornou-se comum a explicação, meu senhor tem status 5, tenho mentor 5.. passei 50 anos em treinamento, por isso tenho tres disciplinas em nivel 5....
    A versão malkavian comum por cá, é o demente histerico.... não fosse só isso, há a insistencia de interpretação do personagem a qualquer tempo...

    ResponderExcluir
  10. Agora eu só queria entender uma coisa... Pq os vampiros tem q seguir todos esses esteriotipos, zelar pelo clã e aprender essas coisas? Qual a finalidade de tudo isso pra eles? (Deve ter alguma finalidade prum jogo de horror pessoal..eu acho) Mas qual é a finalidade PARA ELES?

    ResponderExcluir
  11. É simples. Por que vc teve de aprender a falar português, a usar oi banheiro e a pedir por favor? Tudo isso vc aprendeu para transitar dentro da sociedade humana. Vc não nasceu humano - como diriam os sociólogos - vc foi humanizado pela sociedade e pelas normas sociais. E essas mesmas normas que te humanizaram, desumanizam tb. Vom vampiros é a mesma coisa. Vc não nasce vampiro. É a sociedade vampírica que te faz vampiro. E cada secto dentro da sociedade vamopírica te ensina a ser daquele secto. Vc tem de saber as regras para poder viver. nenhum vampiro é uma ilha.

    ResponderExcluir
  12. ah... então eu preciso aprender a viver na sociedade de vampiro.. entao.. me parece algo muito politico mesmo ;p

    ResponderExcluir
  13. Na verdade isso é uma ótima ferramenta para mostrar o quão opressor o Mundo das Trevas é para um Vampiro: por mais que você não queira, é obrigado a seguir certas condutas, ou te matam. Essa repressão por sua vez incomoda a besta... e caímos num ciclo onde cada coisa, no fundo, remete ao horror pessoal.

    ResponderExcluir
  14. bem.. ô.õ pode ser.. mas eu sou muito suspeita pra falar sobre vampiro, já q eu enjoei do jogo, e quando eu fui dar um olhada no livro da 3ed recentemente, eu achei uma bosta (desculpem a palavra) nao pq é da terceira edição (eu acho).. Mas tipo, nao me agradou nada.. E eu tbm li o romance do clã toreador na epoca q eu era fanatica por vampiro e eu detestei (na epoca q eu era FANATICA) imagina se eu fosse ler hj em dia.. Tipo, o livro retratou bem uma historia (um jogo) de vampiro a mascara.. e kra.. eu nao gostei daquele livro e nao tive coragem de gastar meu dinheiro comprando outros romances..

    ResponderExcluir
  15. Eu jogo 90% das vezes de malkaviano... E, nunca de malk babão.
    Meu principal personagem tinha MUITAS perturbações, mas (quase) todas condizentes...
    A principal loucura dele (personalidade suprimida) - a personalidade original dele volta apenas na última noite, antes dele se entregar pra morte de bom grado.
    A principal loucura da personalidade suplantada (veja que a nova persona TEM uma loucura "primeva" incuravel)
    é personalidades dissossiativas - eu DIVIDIA a experiência GANHA entre as personalidades, o que mudava a planilha toda de personalidade para personalidade.
    Cada personalidade tinha suas próprias loucuras...
    a personalidade dominante - umas das loucuras é se separar das outras e ter um corpo só seu...
    uma das outras personalidades - busca desafios de "caça" cada vez maiores, conforme vai envelhecendo - imagina sair caçando Lupino por prazer - é meio suicida esta persona, mas é o que torna a coisa interessante. Esta pode levar o personagem a morte de uma hora pra outra...
    Xadrez ancestral - a porcaria da personalidade dominante tem uma ligação mental com um tabuleiro de xadrez com regras distorcidas (e que envolvem pessoas) - mas, tem um detalhe - SE mexerem no tabuleiro, dá um nó na mente do coitado...
    Geminação com um LASOMBRA - ambos os personagens se entrelaçam mentalmente, isso inclui estado de humor, fúria, dor, perigo - loucuras (algumas vezes), obsessões... Ai você pega o Lasombra que já não bate bem e enfia na mente do malk...
    Um malk com 4 fichas ( 4 personas - 1 ficha oculta - que não é usada) e ainda mais peculiaridades e momentos da ficha do Lasombra... e vice e versa.

    ResponderExcluir
  16. ahhhhh e tinha uma crônica a parte - só dentro da MENTE do malkaviano

    ResponderExcluir
  17. Hum esse jogo Es q és muito Bom!!

    ResponderExcluir