Este texto foi escrito para servir de suporte para a criação de personagem mortal, para os jogos de Mundo das Trevas, sistema Storyteller. A intenção é usar em crônicas de mortais, ou que começam com humanos comuns, em que a transformação em criatura sobrenatural acontece durante o jogo. Entretanto, serve muito bem para qualquer jogo que seja ambientado na época atual e tenha caráter "realista", no sentido de que o cenário seja o menos fantasioso e mais aproximado da vida real possível. Espero que seja útil para auxiliar os jogadores e narradores a criarem personagens inesquecíveis.
Ao longo da criação do prelúdio, procure responder as seguintes questões:
INFÂNCIA
- Como era a sua vida?
- Onde passou a infância?
- Qual sua relação com seus pais, escola e amigos?
- Quais as pessoas e eventos importantes de sua infância?
- Ainda tem contato com alguém importante de sua infância? Quem? Como é esse contato?
ADOLESCÊNCIA
- Onde passou a adolescência?
- Onde estudou?
- Como era sua relação com os pais, escola e amigos?
- Quais as pessoas e eventos importantes de sua adolescência?
- Quais os seus desejos na época?
- Que coisas você gostava e não gostava na época?
- O que você fazia para se divertir?
- Ainda tem contato com alguém importante de sua adolescência? Quem? Como é esse contato?
IDADE ADULTA
- Qual a sua idade atualmente?
- Tem um emprego? Se sim, descreva-o.
- Estuda? Faz, ou fez, que curso?
- Quais as pessoas que moram com você e qual a sua relação com elas?
- Quem são os seus parentes mais próximos? Como é a sua relação com eles?
- Onde você mora? Descreva seu lar, vizinhança e arredores.
- Se trabalha, onde fica o seu local de trabalho? Qual seu horário? Descreva patrão (se tiver) e colegas de trabalho, e como é a sua relação com eles.
- Se estuda, onde fica o seu local de estudo? Como são as suas notas? Qual a relação entre você e os professores, funcionários e outros alunos?
- Quem são os seus amigos? Como é a sua relação com eles?
PERFIL PSICOLÓGICO
- Como é a sua personalidade?
- Quem é a pessoa mais importante de sua vida? Por quê?
- Que tipo de música / livro / filme você gosta?
- Que tipo de música / livro / filme você detesta?
- Como você gosta de passar o seu tempo livre?
- Tem algum vício ou costuma cometer algum excesso? Quais?
- Como você se veste? Corte de cabelo? Sapatos? Acessórios?
- Quais os seus planos para o futuro?
- Qual o seu maior medo?
- Tem algum segredo?
Procure definir, além da sua personalidade, as personalidades e características mais relevantes das pessoas mais importantes para você. Reúna tudo na forma de lembranças, fazendo com que o seu personagem tenha uma alma, uma vida anterior ao início do jogo. Isso ajudará você e o seu narrador a enriquecer o seu jogo, propiciando a utilização de pontos do próprio prelúdio do personagem na confecção dos climas de paranóia, insegurança, medo, horror, etc. do jogo.
Esse artigo não tem a intenção de ser um guia completo e definitivo. Quanto mais você detalhar aspectos mundanos do seu personagem, mais vivo e realista ele será.
Nenhum comentário:
Postar um comentário