sexta-feira, 16 de junho de 2006

PBFs - 2 - Os dez mandamentos do PBF para narradores

1. Defina regras, cumpra-as e exija que os jogadores a cumpram, punindo quem não cumprir.

2. Capriche no cenário. Descreva-o exaustivamente, antes do começo do jogo. Jamais deixe jogadores perdidos com relação ao cenário.

3. Planeje a base da crônica, e informe os jogadores sobre tudo o que eles sabem previamente, ao entrarem na crônica. Não fique mudando coisas à medida que o jogo flui. Faça as ações dos jogadores mudarem o seu cenário, e não o contrário.

4. Não ignore jogadores. Cada jogador tem o direito de jogar tanto quanto o outro. Então, jamais responda novamente um tópico antes de responder todos os tópicos.

5. Se o PBF tem mais de um narrador, a sincronia e contato constante entre ambos é primordial, principalmente com relação ao 3º e 4º mandamentos.

6. Equilibre o jogo, incluindo os poderes de jogadores e NPCs, de acordo com a coerência do cenário, e jamais defina poderes de acordo com o seu grau de amizade com os jogadores.

7. Não mude regras e conceitos do sistema e cenário escolhido (o que está escrito nos livros) a não ser que você explique tudo o que alterou aos jogadores antes do jogo começar. Nesse caso, crie uma área no fórum com as regras da casa.

8. Nenhum narrador é um sabe tudo, muito menos um deus. Admita suas limitações, ouça os jogadores. Geralmente suas reclamações e sugestões são para o bem da crônica.

9. O narrador não deve conduzir a crônica tendo como foco principal os NPCs. A crônica é dos jogadores e os personagens principais da mesma são os personagens de jogadores e não os NPCs. Narrador não joga, conduz a crônica. NPC não joga, interfere nos planos e nas histórias dos personagens de jogador.

10. Não tenha dó de fazer o que deve, não tenha medo de consertar o que está errado. A diversão da maioria deve estar acima da diversão de um jogador.

 

------------


Sobre o 9º Mandamento, não significa que os NPCs sejam toupeiras sem cérebro nem história própria. Apenas que o narrador não deve de forma alguma endeusá-los, torná-los inacessíveis, e impedir o jogador de fazer qualquer coisa que interfira com os seus NPCs.

Apesar da crônica poder ter como plano de fundo o que os NPCs fazem, os PBFs são a história dos jogadores e não dos NPCs. Assim, os NPCs não devem aparecer mais do que os personagens de jogador. Já vi PBFs em que o personagem principal parecia ser um NPC, e os personagens de jogador pareciam estar num filme pré-determinado, sem a mínima condição de mudar o que ia acontecer com os NPCs queridinhos do narrador.

As coisas que NPC fazem nos bastidores não devem ser roladas, apenas deve ficar subentendido que ele fez determinadas coisas que interferiram de alguma forma no cenário e nos personagens. Em suma, o NPC só aparece quando ele interfere com algum personagem de jogador.

Um comentário:

  1. Graças a esses mandamentos, estou conseguindo rolar um rpg de forum com todos os jogadores animados e motivados há 2 anos =]

    ResponderExcluir