segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Valorize a tradução e revisão dos livros de RPG!

Eu mal tive inglês na escola. Eu nunca fiz curso de inglês. Eu nunca fui para o exterior. Mas vira e mexe eu pego um livro de RPG recém-lançado, e percebo que a tradução e revisão estão piores do que aquele quebra-galho que eu fiz, totalmente baseado na minha leitura de livros de RPG ao longo de todos esses anos que eu jogo e narro. Por que isso ainda acontece?


sábado, 24 de outubro de 2015

[Recordando] Mestrar para iniciantes: Existe uma fórmula mágica?

O artigo a seguir foi publicado originalmente na Fale RPG, em 18 de Fevereiro de 2012. Dê uma olhada no link original: http://www.falerpg.com.br/index.php/component/content/article/15-dicas/19-mestrar-para-iniciantes-existe-uma-formula-magica

Segue o texto:
----

Muita gente me procura para perguntar o que deve fazer para mestrar para iniciantes, completamente leigos com relação a RPG. Que jogo usar? Que sistema? Que cenário? Quais as estratégias que devemos traçar, e os cuidados que devemos tomar, para que os iniciantes gostem do jogo e voltem mais vezes? O que devemos fazer para que eles entendam as diferenças que existem entre os videogames de RPG e o RPG "de mesa"?

domingo, 18 de outubro de 2015

[Opinião] Qual o jeito certo de interpretar um personagem de RPG?

Com a disseminação dos canais de vídeo de RPG, é cada vez mais comum que sessões inteiras sejam gravadas e disponibilizadas, a maioria gratuitamente, na internet. Elas tem seu papel, são importantes para que iniciantes ou pessoas com pouca experiência possam ver como outros grupos jogam. Mas é necessário ter cautela ao tomar esses vídeos como exemplo, pois aquilo que funciona para um grupo, pode não funcionar para o seu. Especialmente, no que diz respeito a estilos de interpretação de personagens de jogador e NPCs.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

[Opinião] Por que a maioria dos personagens de RPG são órfãos?

Compartilharam no Facebook um texto intitulado "Por que mães morrem ou são ausentes nos contos de fadas?", e isso me deu a ideia de expor minhas opiniões a respeito do que leva as pessoas a criarem tantos personagens órfãos ou que perderam os pais antes do início da aventura, para os jogos de RPG.


domingo, 27 de setembro de 2015

[Opinião] O RPG, a família e os filhos

Em 2008 eu escrevi um artigo chamado "Procura-se namorada RPGista", onde abordava um tema muito atual até hoje, o assédio que jogadoras acabam recebendo em mesa, e os relacionamentos entre casais jogadores. O tempo passou, namoradas viraram esposas, jogadores constituíram famílias, muitos tem filhos. Infelizmente, vejo que muitos pararam de jogar. Nesse artigo eu tento desmistificar a ideia de que pessoas tem de deixar a diversão de lado para se dedicarem completamente às suas famílias, mostrando que é possível e saudável transformar o jogo de RPG numa atividade com amigos, sem deixar a família na mão.


Semana "Leia um Livro de RPG em Público" - 27 de setembro a 3 de outubro

Este ano, eu acabei perdendo as outras duas datas do projeto "Leia um livro de RPG em Público" do "The Escapist", mas a última semana do ano começa hoje!

http://www.theescapist.com/readrpgsinpublic/index.htm


domingo, 13 de setembro de 2015

[Opinião] Não precisamos de novos sistemas de RPG

A criação um RPG é o sonho de muitos RPGistas. Várias pessoas tem uma ideia legal de cenário, e se aventuram na criação de um sistema para esse cenário. Passam anos criando o sistema, fazendo testes, procurando ajuda. Muitos correm o risco de terminar com um sistema falho que compromete o seu jogo. Esquecem que tudo começou com uma ideia de cenário, e acabam gastando todo o tempo que poderiam dispender para tornar o seu cenário em algo fantástico, desenvolvendo um sistema. Sem necessidade.

Nesse artigo eu pretendo tentar convencer as pessoas que tem uma ideia legal de cenário a desistirem de criar seu sistema, apresentando brevemente dois sistemas que se encaixam em praticamente em qualquer clima de jogo que eles poderiam desejar para o seu cenário: o Fate e o Savage Worlds. Existem outras opções de sistemas livres e/ou acessíveis que podem ser usados, mas esses dois são as minhas indicações pela facilidade, qualidade e suporte da comunidade e das editoras.


domingo, 6 de setembro de 2015

V20 - Resumo das Disciplinas - Animalismo

Segue o resumo dos níveis da Disciplina Animalismo até o nível 6, dos livros V20 e Lore of the Clans Manuscript (oferecido gratuitamente como prévia do livro Lore of the Clans)


domingo, 23 de agosto de 2015

Lista de sites úteis para props, cenários e miniaturas

Nesse artigo, vou postar uma listagem pequena, mas útil, de sites que trazem miniaturas de papel, cenários e props para uso em RPG. Vários desses sites tem também suas listas de sites úteis, portanto aqui vou deixar apenas alguns. Se você conhecer algum bom não listado, por favor deixe o link nos comentários.


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

[Resumo Accursed] 6. As Bruxas





Como prometido, ao ser batida a meta que libera a aventura "A Banshee do Lago Finnere", segue a última parte do resumo do Accursed, As Bruxas.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

[Resumo Accursed] 5. A Fé Enoquiana

Tendo alcançada a meta do miolo colorido, segue a quinta parte do resumo de Accursed, dessa vez falando da Fé Enoquiana.

sábado, 8 de agosto de 2015

[Accursed] Areia e Pedra: um suplemento essencial

Com o final do financiamento se aproximando, e muito perto de bater a meta do miolo colorido, a Retropunk liberou a compra do pdf do suplemento Areia e Pedra como add-on, por apenas R$ 10,00. Mas o que é esse suplemento?

Areia e Pedra detalha as nações de Hyphrates e Hebron, nações vizinhas mas com grandes diferenças culturais e ideológicas. Nesse livro, muitas questões são respondidas e muitos ganchos de aventura são lançados. Exemplos de conteúdos que você vai encontrar:

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Última semana para colaborar no financiamento coletivo do Accursed!


O financiamento coletivo de Accursed está na reta final. E para ajudar a chegar na meta do miolo colorido, o suplemento Areia e Pedra foi liberado como add-on, por R$ 10,00!


terça-feira, 4 de agosto de 2015

[Opinião] Isso não é legal...

Não faz nem um mês e meio que eu escrevi aqui no Tralhas um artigo intitulado "Cenários Preconceituosos x a dificuldade em se viver a fantasia", que abordava a pressão que autores e criadores de conteúdo de RPG sofrem e o medo de serem taxados de preconceituosos. Nesse novo artigo, eu vou falar de um tipo de pressão mais pessoal: aquela que mestres/narradores e jogadores sofrem quanto a tocar ou não sobre determinados assuntos "delicados" em suas mesas.

RPG-a-Day 2015 - dias 3 e 4

Prosseguimos com o #RPGaDAY2015


domingo, 2 de agosto de 2015

RPG-a-Day 2015 - primeiro e segundo dias

RPG-a-Day é uma proposta do blog Autocratik  para postagens sobre RPG durante o mês de agosto, sobre assuntos específicos. Os assuntos sugeridos para este mês são (clique na imagem para ver maior):



[Nota] Anunciada a quarta edição de Vampiro a Máscara

Essa semana foi anunciado que Vampiro A Máscara terá uma quarta edição, diretamente derivada da terceira.




Como não é produtivo eu ficar repetindo aqui o trabalho que já tiveram traduzindo coisas, recomendo a leitura da matéria da Livia von Sucro no blog dela, que traduz o que já foi revelado sobre o assunto:


Vampiro A Máscara terá quarta edição 




domingo, 26 de julho de 2015

A delicada posição de jogadoras em live actions de Vampiro a Máscara em São Paulo nos primeiros anos do século XXI

O assunto que eu vou tratar aqui é delicado. Não vou citar nomes, nem vou generalizar. Os Live Actions de Vampiro a Máscara que eu já fiz parte, tanto como narradora como jogadora, me trouxeram muitas alegrias, mas o ambiente estava longe de ser saudável em vários aspectos. Apesar de conseguir na maior parte do tempo me manter distante desses problemas, de jamais ter sido pressionada diretamente para me envolver, algumas vezes eles me atingiam, e não havia nada que eu pudesse fazer. Com o tempo, fui vendo que não tinha jeito, que não tinha como lutar contra isso, e fui me afastando. Até que parei de jogar completamente. 

domingo, 19 de julho de 2015

[Accursed RPG] Novidades do financiamento coletivo e ficha de personagem


Quem acompanha o Tralhas está ciente do financiamento coletivo do Accursed, cenário de Fantasia Sombria para Savage Worlds, trazido pela Retropunk. Mas talvez você, que não está colaborando para o financiamento, não saiba que:

sábado, 18 de julho de 2015

[Accursed RPG] Adaptando monstros de outros livros

O Accursed trás uma pequena quantidade de Malditos de cada Bruxa em suas páginas, mas deixa claro que o mestre é livre para criar e adaptar monstros. Nesse artigo eu trago um “protocolo rápido” de adaptação de monstros para uso em Accursed.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

[Resumo Accursed] 4. As Nações de Morden: Steppengrad e Valkenholm

Como prometido, ao ser batida a meta da capa dura, estou liberando a última parte do resumo que fala das nações de Morden. Esse artigo resume as nações de Steppengrad e Valkenholm.


sábado, 4 de julho de 2015

Pathfinder RPG pela Devir: É uma cilada?

Para quem não acompanha a novela, a Paizo havia anunciado em sua página oficial, em dezembro de 2013, as seguintes datas para publicação do Pathfinder pela Devir:

"Brazil:
February 2014: Pathfinder Roleplaying Game Beginner Box
March 2014: Pathfinder Roleplaying Game: Core Rulebook
April 2014: Pathfinder Roleplaying Game: Bestiary"

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Opinião: Cenários preconceituosos versus dificuldade em viver a fantasia

Vira e mexe alguém começa uma discussão referente ao preconceito dentro de algum cenário de RPG. Eu vejo argumentos condenando apropriação cultural, eurocentrismo, falta de diversidade étnica em personagens, falta de representação feminina e/ou racial e/ou cultural, etc. Será que isso é mesmo um problema, será que o cenário é preconceituoso, ou fomos contaminados pelos nossos medos de sermos tachados de preconceituosos?


[Resumo Accursed] 3. As nações de Morden: Hyphrates e Manreia

Esse artigo resume as nações de Hyphrates e Manreia.


quinta-feira, 18 de junho de 2015

[Resumo Accursed] 1. A História de Morden


Accursed se passa no continente de Morden, isolado do restante do mundo de Saturnyn pelo Mar da Discórdia e pelos Picos Muralhanegra. Em algum momento no passado, várias tribos humanas chegaram aqui através de uma misteriosa “ponte relâmpago”. Acredita-se que essas tribos tenham vindo de fora de Saturnyn há mais de 1200 anos, e por cerca de meio século, se desenvolveram em várias nações. As diferenças culturais e ideológicas causaram inicialmente conflitos, mas os povos perceberam que não era uma boa ideia quando a nação de Remus foi completamente assimilada por Steppengrad.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Nota: início do financiamento coletivo do Accursed RPG

 Está no ar até o dia 13/08 o financiamento coletivo do Accursed RPG, cenário de Fantasia sombria para Savage Worlds.





Você pode conferir clicando em: http://www.kickante.com.br/campanhas/accursed-savage-worlds. Não perca tempo, algumas recompensas são limitadíssimas!

O Tralhas já falou sobre esse excelente cenário aqui  e aqui.

Em menos de 24h já foram atingidos quase 25% do necessário para a publicação do livro. E quando o financiamento chegar a 50% da meta inicial, eu vou começar a publicar resumos da ambientação. Acompanhem!

domingo, 31 de maio de 2015

Accursed: testado e aprovado

Ontem narrei pela primeira vez o cenário Accursed, para Savage Worlds, um cenário de fantasia sombria inspirado em filmes de horror e com uma pegada medieval / vitoriana. Accursed será o próximo financiamento coletivo da Retropunk , e o Fernando del Angeles Pires cedeu gentilmente os arquivos ainda faltando revisão do livro de cenário, e da aventura "Há muito morto e duas vezes assassinado", narrada na tarde de ontem, na Geek House em São Paulo. Como narradora, vou tentar contar as minhas impressões sem dar spoilers da aventura.


terça-feira, 28 de abril de 2015

Quais os jogos de RPG mais populares em São Paulo?

Está aí uma pergunta bem difícil de se responder. Cada grupo tem uma preferência, e cada jogador se cercará de pessoas que jogam e conhecem o seu jogo favorito, dando a entender que ele é o mais popular. Supor algo a partir da sua experiência pessoal é muito natural. Mas a não ser que se faça uma pesquisa séria, com metodologia confiável, nunca teremos uma resposta. Entretanto, podemos buscar indícios sobre a popularidade do RPG em outras fontes que não "meu grupo de jogo", "a galera da loja em que eu jogo" ou "o pequeno encontro de RPG que eu frequento".


terça-feira, 14 de abril de 2015

Accursed RPG - novo financiamento coletivo da Retropunk

Accursed é um cenário para Savage Worlds, financiado via Kickstarter pela Melior Via em 2013. Nesse cenário de Fantasia Sombria, os personagens de jogador, outrora humanos, foram amaldiçoados por bruxas e transformados em monstros, para servi-las. Alguns desses amaldiçoados de alguma forma conseguiram fugir do controle delas. Outros foram abandonados à própria sorte. Incapazes de retornar a uma vida humana, alguns sedentos por vingança, outros horrorizados com a opressão das bruxas, eles acabam se tornando a única esperança da humanidade em deter as bruxas e seus planos de dominação de Morden.




sábado, 4 de abril de 2015

RPG e Preconceito: uma reflexão

Olá, pessoas


Uma vez eu criei um tópico em um grupo de facebook, que rendeu ótimas discussões e muita coisa a se pensar. Vou levantar a temática aqui também, por ser extremamente relevante.

A pergunta é:

Você já sofreu ou presenciou preconceito no meio RPGístico? E indo mais a fundo, numa reflexão mais pessoal, você já teve preconceito relacionado a esse meio?

terça-feira, 17 de março de 2015

Yggdrasill RPG - primeiras impressões


Eu finalmente terminei de ler a parte de cenário e regras do Yggdrasill, lançamento da New Order, faltando apenas a aventura que acompanha o livro (estou mais ou menos na metade da leitura. Apesar de ainda não ter jogado ou narrado, seguem minhas impressões sobre o jogo:





domingo, 8 de fevereiro de 2015

Mulheres e RPG - as cotas para mulheres nas mesas de jogo

A primeira semana de fevereiro de 2015 trouxe de novo à tona as discussões acerca de mulheres e RPG. Eu havia acabado de jogar uma mesa com 3 jogadoras, 2 jogadores e 1 narrador. Para mim esse padrão de 50% mulher 50% homem é o normal em mesa, pois o meu grupo é assim. E é um grupo onde todo mundo mestra, embora alguns precisem de ameaças claras para sair do papel mais confortável de jogador e assumir a narração. Enfim, todo mundo ali é igual, e o que faz o jogo legal é que não ficamos discutindo a picuinha sobre mulheres e RPG.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

FAE – Fate Acelerado – resumo

É um pouco difícil resumir o que já é resumido, mas mesmo assim segue um resumo do Fate Acelerado para consulta rápida durante o jogo 

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Artigos Comentados: Mestre da Masmorra — Não Deixe o NPC Roubar a Cena! - Jambo

Hoje eu vou inaugurar no blog uma coisa nova. Várias vezes nós vemos artigos excelentes internet afora, e dá vontade de acrescentar nossos dois centavos. Vou começar com o artigo publicado no site da Jambo:

Primeiro vai lá e leia o artigo: Mestre da Masmorra - Não deixe o NPC roubar a Cena!

domingo, 4 de janeiro de 2015

A pirataria de RPG e as bandeiras de amor pelo jogo

Que atire a primeira pedra quem nunca pirateou um pdf de um livro de RPG. Todo mundo faz isso, em menor e maior grau. Baixar um pdf gringo para ler e ver se vale a pena investir na compra não tem problema nenhum, é algo que até aquece o mercado. Mas tem outras iniciativas que eu não posso concordar.