sábado, 4 de julho de 2015

Pathfinder RPG pela Devir: É uma cilada?

Para quem não acompanha a novela, a Paizo havia anunciado em sua página oficial, em dezembro de 2013, as seguintes datas para publicação do Pathfinder pela Devir:

"Brazil:
February 2014: Pathfinder Roleplaying Game Beginner Box
March 2014: Pathfinder Roleplaying Game: Core Rulebook
April 2014: Pathfinder Roleplaying Game: Bestiary"



Como sabemos, o Beginner Box não veio. Recentemente, a Devir anunciou o lançamento do Core, com o título "Pathfinder Regras Básicas", no EIRPG desse ano. A conversa começou a ficar estranha quando eles anunciaram em sua página no Facebook que seria uma edição limitada.

Muita gente revoltada querendo comprar o livro mas que não vai no EIRPG, quando eles admitiram que haveria venda depois. Provavelmente, essa história de edição limitada foi uma manobra desesperada para levar pessoas ao evento desinteressante e caro.



Comecei a fazer perguntas que eram respondidas de forma padronizada a todos os que perguntavam diferentes coisas, no estilo "copiar e colar", que caracteriza o respeito que a Devir tem pelo seu público.

 


A resposta sobre ser ou não uma edição limitada como anunciado não veio até agora, como vocês podem ver. A Devir tem feito postagens diárias na página e simplesmente não respondeu. Simples, porque a resposta a essa pergunta é constrangedora de qualquer forma.

Se se tratar de uma edição limitada, pode ter sido rodada às pressas numa gráfica rápida porque não ia dar tempo do lote de livros chegar no Brasil e cumprir a promessa de entrega do livro. E ninguém garante que a qualidade da impressão será a mesma do livro rodado lá fora, para o bem ou para o mal. Pode ser melhor ou pior, é uma roleta russa.

Se se tratar da mesma edição, que eles conseguiram trazer uns poucos exemplares às pressas, dizer que é edição limitada é PROPAGANDA ENGANOSA, e bem... fere o artigo 37 do código de defesa do consumidor.

CDC - Lei nº 8.078 de 11 de Setembro de 1990

Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.
Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
§ 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.
§ 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.
§ 4° (Vetado).

Mas acho que ao deixar de responder sobre isso a Devir já está ferindo o Código de Defesa do Consumidor, né?

Mas não termina aí. A Devir respondeu pelo menos uma das perguntas, afirmando que não tem previsão alguma de lançar o Bestiário. Para quem não sabe, Bestiário é o correspondente ao Livro dos Monstros de D&D, e complementa o Core, que corresponde aos livros do Jogador e do Mestre. Os dois livros juntos são o conjunto mínimo necessário para jogar, e a Devir aparentemente não pretende lançar o Bestiário, assim como não lançou o Beginner Box que estava anunciado.

É claro, sempre é possível consultar os monstros na página da SRD de Pathfinder, mas que sentido faz ter o Core em Português e os monstros em inglês? Os termos de tradução podem atrapalhar o entendimento das fichas dos monstros, o que torna melhor comprar o Core em inglês mesmo.

Então, se você quer o Pathfinder Regras Básicas, compre por sua conta e risco. Mas saiba que vai ter um jogo incompleto até a Devir decidir publicar o Bestiário (se é que vai ser publicado), e optando pela língua portuguesa, você vai perder vários livros muito bons que ampliam a experiência de jogar Pathfinder e nunca serão publicados aqui.

Meus livros de Pathfinder. Uma pequena porcentagem dos livros que já saíram, e um exemplo de tudo o que você vai perder optando pelo livro em português, porque não vai ser lançado.

Concluindo, eu recomendo segurar a compra do Pathfinder para apenas após a publicação do Bestiário. Quem esperou tanto tempo, pode esperar um pouco mais. Uma média de 1 ano e meio para a publicação de cada livro não é quase nada...

Para agora, a New Order Editora abre em 07/07 o financiamento coletivo do 13ª Era, jogo super premiado e elogiado, escrito por escritores de D&D 3.5 e 4.0, previsto para ser entregue em Setembro. Eu tenho certeza que a New Order vai trazer também o Bestiário e outros suplementos necessários, e vai dar um suporte ao jogo que a Devir não vai dar para o Pathfinder. Vai por mim: vai sair bem mais barato que o Core de Pathfinder.

Nenhum comentário: