terça-feira, 9 de março de 2021

Adaptação de obras de Fantasia Chinesa para RPG: por que fica tão superficial e inconsistente?

Olá! Nesse artigo eu resolvi falar de um assunto que vem me envolvido por mais de 2 anos: a insatisfação com adaptações para RPG de obras de Fantasia Chinesa. Não estou falando de sistemas desenvolvidos especialmente para isso, mas da adaptação desenfreada de qualquer sistema para abranger personagens vindos de Fantasia Chinesa. 

A Fantasia Chinesa tem se tornado mais popular especialmente com a grande quantidade de C-Dramas e filmes que podem ser assistidos no Netflix ou mesmo, gratuitamente e de forma legal, nos sites internacionais e canais de Youtube das próprias produtoras e plataformas de streaming especializadas.

Esse artigo não tem a pretensão de ser um guia definitivo e muito menos de falar sobre a China Histórica real, mas sim, de apresentar o básico para quem está chegando agora no universo de Fantasia Chinesa (ou já é fã a anos mas nunca tentou se aprofundar) e quer jogar um RPG que seja um pouco mais imersivo e coerente com esse universo do que a simples adaptação “Poderes de Fantasia Chinesa para [insira aqui seu sistema favorito]”.





Mas o que é Fantasia Chinesa? Por que todas as obras têm semelhanças, mas tem tantas diferenças?

O Tigre e o Dragão foi um marco no interesse em Fantasia Chinesa no Brasil

As obras de Fantasia Chinesa, produzidas em sua maioria na China Continental, podem ser divididas em três categorias, sendo que muitas vezes essas categorias se sobrepõem. Todas elas têm em comum a figura do Xia (侠 xiá), herói marcial justo e habilidoso que age conforme seu próprio código moral. Em algumas dessas obras esse Xia é um humano, com uma Arte Marcial superior e poucos elementos sobrenaturais, mas em outras ele é um Cultivador, normalmente um Taoísta em busca da Imortalidade, ou mesmo um Imortal, um Deus ou um ser sobrenatural que Cultiva buscando a Imortalidade. Eu vou explicar o que é esse "Cultivo" adiante, pois ele é essencial para o entendimento da origem e do funcionamento dos poderes. Mas primeiro vamos falar das obras. 



Word of Honor, um c-drama Wuxia

Wuxia (武俠, wǔxiá): Significa Heróis Marciais. São histórias sobre pessoas comuns que adquirem capacidades de luta sobrenaturais através do treinamento de artes marciais e do Cultivo de sua Energia Interna (Qi). Essas obras podem ser consideradas de baixa fantasia, apesar dos poderes e criaturas sobrenaturais. Heróis Marciais costumam combater organizações ou Artistas Marciais malignos, raramente alguma criatura ou ser sobrenatural de nível mais baixo (no máximo feiticeiros e as criaturas que eles comandam). Normalmente são mais inseridas em um momento histórico com elementos fantásticos, do que em cenários totalmente fantasiosos. É comum falar em um “mundo marcial” ou Jianghu (江湖 jiānghú, literalmente rios e lagos), uma sociedade paralela que age fora da lei ou formalidade, cheia de seitas, gangues, organizações, etc., com os mais diversos objetivos. Dentro do Jianghu existe o Wulin (武林 wǔlín) - literalmente “Floresta Marcial”, que se refere à “comunidade de artistas marciais” justos e ortodoxos dentro do Jianghu. Apenas a título de curiosidade, os Artistas Marciais de Deadlands se encaixam no estilo Wuxia. 




The Untamed, c-drama do gênero Xianxia

Xianxia (仙侠, xiānxiá): significa Heróis Imortais (e se lê xienxiá). É um gênero de histórias Chinesas de alta fantasia baseada em elementos da história, costumes e lendas da China Antiga, com um grau variável de precisão histórica, e altamente baseados em elementos do Taoísmo e na busca da imortalidade. Aqui, os Cultivadores (pessoas que Cultivam sua Energia Interna) estão um passo acima de humanos comuns, não sendo mais simples artistas marciais com alguns poderes. Eles realmente tem grande longevidade e poderes mais surpreendentes, podendo se tornar imortais verdadeiros ou mesmo deuses. Estando em um nível de poder acima de Wuxia, eles normalmente combatem mais criaturas sobrenaturais, como demônios, fantasmas e monstros, em comparação com as obras Wuxia. Eles também costumam se envolver menos em assuntos mundanos, como a política dos mortais, que os heróis de Wuxia, mas isso não é uma regra, uma vez que em alguns cenários, as seitas de Cultivo também administram os assuntos mundanos. Normalmente, nesses cenários, ao invés de falar em Wulin, há uma menção ao Mundo de Cultivo (修真 界 xiūzhēn jiè), formado pelas seitas ou clãs justos. Com o crescente nível em poder, podem existir até mesmo viagens entre os Três Reinos da Cosmologia Chinesa: O Tian  (天 tiān), Paraíso, ou o Céu, lar dos Deuses; sua contrapartida, Di (地 dì), ou Terra, que contém o Submundo, lar dos mortos e dos demônios, e o espaço entre o Céu e a Terra, o Renjie (人界 rénjiè) ou Renjian (人间 rénjiān), Reino Mortal, que é normalmente o local onde essas histórias se passam ou é o ponto de partida para aventuras que irão explorar o Tian ou o Di. 



Douluo Continent, c-drama Xuanhuan

Xuanhuan (玄幻, xuánhuàn): significa  fantasia misteriosa. É parecido com Xianxia, mas aqui ocorrem elementos inéditos ou mistura com outras mitologias, além daquelas que tiveram influência na Cultura da China. Assim, podem ocorrer anjos e demônios do cristianismo, vampiros parecidos com os das lendas ocidentais, criaturas da mitologia japonesa, outras criaturas originais que não se parecem nada com criaturas da mitologia chinesa, etc, dentro de um cenário de Alta Fantasia, diminuindo a influência do Taoísmo nas obras. Há novas origens para os poderes que não necessariamente noções do Taoísmo, mas em geral é fácil de entender porque o nível de poder e os efeitos especiais não diferem tanto das obras Xianxia. 












O que acontece, que é um problema muito sério para quem se baseia apenas em filmes e C-Dramas e que torna a maioria das adaptações para RPG muito superficiais e pouco satisfatórias, é que a indústria de Televisão e Cinema da China está restrita por normas de censura muito rígidas. A censura é mais fraca no que diz respeito à literatura, e muitos desses filmes e dramas são baseados em romances, onde os elementos Taoístas e de Cosmologia Chinesa ficaram mais claros.
Donghua de Mo Dao Zu Shi e presença de cadáveres reerguidos por poderes sinistros (tecnicamente, zumbis) 


Infelizmente a China proíbe que obras de televisão e cinema (encenadas por atores e destinadas a um grande público) explorem assuntos relacionados à religião, e Taoísmo, Cosmologia Chinesa, Cultivo de Energia Interna visando adquirir poderes ou imortalidade, etc., tudo isso acaba sendo considerado assunto religioso e por isso banido ou apenas citado de uma forma muito superficial. A censura é tão forte que não se pode falar nem de fantasmas, zumbis e ciclo de morte e renascimento, mesmo que se dê para esses temas um tom muito claro de fantasia. Às vezes eles chegam a repetir várias vezes que fantasmas não existem, apenas para reforçar que aquela obra não está tratando de temas proibidos. Quando você assistir um filme Xianxia e tiver a  impressão que aquele monstro ali era para ser um zumbi ou um fantasma, pode ter certeza que na obra original ele era! Um bom exemplo disso, para quem assistiu The Untamed, é o personagem Wen Ning, que aparece na novel Mo Dao Zu Shi que inspirou o drama, e também na animação para web da mesma obra (spoiler da obra adiante, marque com o mouse). Na obra original Wen Ning foi morto e reerguido como um Cadáver Feroz, ou seja, um zumbi, um morto-vivo. Por não poder tratar dessas obras ele foi chamado de “fantoche” e não morreu, mas todos os fantoches de The Untamed são mortos-vivos na obra original, e o Cultivo de Wei Wuxian após perder seu núcleo é necromancia, manipulação de energia dos mortos. 


Donghua Scumbag System, obra de transmigração onde o protagonista morre e vai parar dentro de uma webnovel Xianxia que ele conhece bem. Um Sistema parecido com um menu de jogo passa missões e impede que ele haja OOC (fora do personagem). O problema é que na novel original o personagem que ele está personificando tem um triste destino, e ele tenta evitar isso. 

Um outro tema muito comum nos romances desse tipo e que precisa ser censurado na adaptação para TV e cinema é a “transmigração”. Transmigrar tem a ver com o ciclo de morte e renascimento. Transmigração é uma categoria de romances onde ou uma pessoa comum do nosso mundo contemporâneo morre e retorna num mundo diferente (que é um cenário normalmente Wuxia ou Xianxia). Pode ser também quando um Cultivador fez muita coisa ruim em sua vida, e ao morrer, ele retorna à sua infância para ter uma segunda chance de fazer as coisas direito dessa vez e não deixar uma dívida cármica. Pois bem, morte e renascimento é tema religioso e é tabu. Então, ao adaptar uma obra de transmigração, sempre se esconde o fato de que aquele personagem morreu e retornou à vida, dando-se outras explicações que não fazem o menor sentido. (spoiler de Mo Dao Zu Shi / The Untamed adiante, marque com o mouse). Voltando a The Untamed, na obra original Wei Wuxian morreu e retornou à vida após o sacrifício da alma de Mo Xuanyu, ocupando o seu corpo. Portanto, ele não tinha mais seu corpo nem sua aparência original. Como Mo Xuanyu era um Cultivador fraco, Wuxian teve de usar o Cultivo Demoníaco, mas nada o impede de, mais para a frente, desenvolver o núcleo desse corpo e voltar a usar o Cultivo Tradicional. 


Donghua Tian Guan Ci Fu, Xianxia onde os personagens principais são deuses, demônios e fantasmas

Isso sem falar da censura à homossexualidade. Não pode, então várias obras originalmente Boys Love acabam se tornando bromances ou tratando da amizade e irmandade entre dois homens. Toda vez que você ver uma obra em que dois protagonistas masculinos são tão íntimos que poderiam ser um casal, é porque na obra original eles eram. É tão fácil de reconhecer quanto “um deles veste branco ou roupas claras, enquanto o outro veste roupas escuras”/ “um deles é puro e justo e o outro tem uma moralidade duvidosa” e outras dualidades que costumam torná-lo um casal complementar dentro da filosofia de yin/yang. Se eles acabarem envolvidos romanticamente, pode ter certeza que terminarão separados no final, provavelmente um vai morrer, uma forma de dizer que comportamentos impróprios serão punidos.

Os Chineses sabem que as obras originais falavam sobre esses temas, e entendem as entrelinhas da censura dentro de um Drama ou filme, fazendo a transposição automática para o que aquilo que eles estão mostrando realmente significa. Mas muitas vezes isso fica confuso para a audiência ocidental que não está familiarizada com esses temas nem com as sutilezas dos sinais que eles dão para tentar burlar a censura.

Mas essas obras são lindas e as histórias, por tratarem normalmente da jornada do herói, são perfeitas para um bom RPG. Então o que o fã ocidental, encantado com aquela obra faz? Cria uma adaptação para o seu sistema favorito de RPG pois deseja jogar com esses personagens, muitas vezes sem nem entender a cosmologia dessas obras.

O problema é que essas adaptações geralmente são nada mais que a transcrição e adaptação dos poderes daqueles Xia (heróis / heroínas - palavra de gênero neutro) para se encaixar dentro do seu jogo. A maioria das adaptações ignora que a fonte desses poderes, a filosofia por trás de ser um Herói Marcial ou Herói Imortal, as relações culturais na China e principalmente, toda a carga religiosa embutida nessas obras, existem e deveriam influenciar em toda a mecânica do jogo, pois aqueles poderes não são como as magias de D&D nem como os superpoderes de Mutantes & Malfeitores, por exemplo. É necessário um sistema único de magia/poderes.

Então, o que eu pretendo a seguir não é apresentar uma adaptação para RPG (embora eu já tenha adaptado para Savage Worlds, funcionou até que bem mas ainda ficou a desejar em vários pontos, e esteja há alguns meses trabalhando em uma para Fate Condensado que parece que está bem mais coerente, mas faltam testes), mas sim esclarecer alguns tópicos dentro desse universo de Fantasia Chinesa que você, que pretende adaptar esses cenários para o seu sistema favorito, deveria levar em consideração.

Entenda: tudo o que eu vou apresentar agora é SIMPLIFICADO. Não se trata do que estava escrito nos documentos históricos que serviram de fonte de inspiração, e sim na forma como essa inspiração costuma aparecer nessas obras. Se você tiver interesse, há ampla fonte de estudos sobre o assunto "Alquimia Interna Chinesa" (Neidan), Medicina Tradicional Chinesa e Taoísmo na Internet, onde textos de mais de 2000 anos são estudados e comentados. Além disso, o foco principal é Xianxia. Muita coisa pode ser adaptada para Xuanhuan, e diminua o nível de poder para transformar em Wuxia, mas a base filosófica é praticamente a mesma. 


A origem da imortalidade e dos poderes: o Cultivo de Qi


Essas obras usam, em sua maioria, os conceitos de “Neidan” ou Alquimia Interna do Taoísmo e da Medicina Tradicional Chinesa, com alta influência religiosa. São conceitos complexos, mas como são obras de fantasia, eles são bastante simplificados nessas obras. O que eu vou apresentar aqui é uma parte desses conceitos, já simplificada de modo que possam ser entendidos com maior facilidade nessas obras.


Qi (气, qì)

Qi é provavelmente a palavra com a pronúncia mais variável de todos os tempos. É comum em animes e mangás, todo mundo sabe o que significa, mas cada obra pronuncia de um jeito (mesmo porque em obras japonesas, é usada a pronúncia japonesa). Em chinês mandarim ele é lido como o ti em “tia”. Não é qui nem chi, é ti!

Qi significa literalmente ar ou vento, e nessas obras é a Energia Espiritual ou Vital, adquirida principalmente da respiração. Tudo tem Qi, o ar, as montanhas, o solo, as árvores, os seres vivos, etc. Artistas Marciais e Cultivadores aprendem a manipular e concentrar o Qi, e com isso são capazes de grandes feitos. Seu corpo é mais forte, envelhecem mais devagar, sua saúde é melhor, e eles podem até se tornar imortais ou deuses!

Qi também é o nome que a energia que fantasmas ou mesmo demônios manipulam, mas o Qi de um fantasma é diferente do Qi de um demônio que é diferente do Qi de uma criatura viva benigna, uma vez que o Qi é refinado e concentrado de formas distintas para então poder ser utilizado, e esse refino (ou Cultivo) diferenciado o transforma em tipos de Qi diferentes.

Grosso modo, essas obras consideram que o Qi dos demônios é o mesmo das criaturas malignas “não mortas”, que é o mesmo de Cultivadores Malignos ou Hereges. Mexer com esse tipo de Qi não te leva ao caminho da Ascensão Divina e Imortalidade, e sim a se transformar em um Demônio ou Mo (魔, mó), um habitante do Di ou Terra. Todas as criaturas malignas que não estão mortas manipulam esse tipo de Qi. Por sua vez, o Qi dos Mortos é o tipo de Energia Espiritual dos fantasmas ou Gui (鬼, guǐ, criaturas formadas por almas fragmentadas de humanos - e às vezes de animais que já morreram; Gui também inclui mortos-vivos e todo tipo de zumbi). É possível para um humano vivo Cultivar o Qi dos Mortos e se tornar um necromante, mas esse tipo de Cultivo também não leva à imortalidade e ascensão à divindade, acaba transformando o praticante em Gui.

Por fim, a Energia Espiritual é nome mais comum que o Qi manipulado primariamente por Cultivadores e Divindades recebe. Entretanto, algumas outras criaturas vivas que estejam no caminho da Ascensão (ou seja, pratiquem o Cultivo Tradicional, seja de forma consciente ou natural) são capazes de manipular esse tipo de Qi também. Essa energia é, basicamente, a energia do Tian. O Cultivo desse tipo de Qi é o mais compatível com humanos e outros seres vivos, sendo considerado como Cultivo Tradicional, e leva os praticantes para mais perto da imortalidade e divindade.


Cultivo

Os três Dantian como caldeirões 

Cultivar é transformar o  Corpo Físico, Xing (形, xíng) em um Caldeirão ou Ding (鼎 dǐng), como o caldeirão de um alquimista, onde os Três Tesouros, Sanbao (三寶, sānbǎo) da Medicina Tradicional Chinesa, a saber: a Essência Nutritiva ou Jing (精, Jīng), a Energia Espiritual ou vital Qi (气, qì), e o Espírito ou Shen (神, shén) circulam e se transformam, aumentando a saúde física, emocional e mental. 

Em última instância, o Cultivo visa chegar à imortalidade, e a um estado de divindade. Não é em todos os cenários de Cultivo que a imortalidade verdadeira é alcançada. Normalmente, as histórias retratam Cultivadores que são imortais no sentido de terem alta longevidade, chegando a viver séculos sem nem ao menos envelhecer. Inclusive, o rejuvenescimento seria possível segundo algumas técnicas de Neidan descritas em documentos históricos. Então, pode ser que em alguns Cenários, Imortais realmente poderosos apareçam na forma de crianças ou adolescentes. Outros documentos históricos acentuam que a prática de Neidan leva à androginia ou mesmo à mudança total de sexo biológico. Por isso, em alguns Cenários, Imortais particularmente poderosos podem ser reconhecidos pela aparência andrógina. Perceba que estamos falando de Cenários de Fantasia baseados em textos religiosos históricos, então, não espere desses Cenários alta correlação com esses textos, mesmo porque diferentes autores descreveram, ao longo da história, diferentes métodos de Cultivo de Energia Espiritual. Um Cenário pode ter sido baseado nos ensinamentos de um autor antigo, e outro, nos ensinamentos de outro, e se você tentar comparar dois Cenários Xianxia entre si, vai parecer contraditório. Tudo bem. Muitas vezes, diferentes Seitas ou organizações dentro do mesmo Cenário vão utilizar métodos distintos, baseados nessa ou naquela escola de Neidan, e o Cenário acaba tendo vários Métodos de Cultivo que parecem não fazer sentido. Não pense que um Método de Cultivo é melhor que o outro. Na Fantasia, todos funcionam.
Lembre-se: não sabemos se aqueles Mestres Antigos que escreveram os textos históricos há 2000 ou 1000 anos atrás realmente acreditavam que seriam capazes de se tornar imortais fazendo o que eles descreviam, ou se isso era algum tipo de analogia para a evolução espiritual apenas. O fato é que na Fantasia Chinesa isso funciona literalmente, dependendo apenas de quais foram os textos que serviram de inspiração para aquele cenário. 

Apesar de haver grandes diferenças em Métodos de Cultivo, existindo desde aqueles que exijam períodos longos de isolamento e meditação, dieta estrita, afastamento dos assuntos mundanos, moderação, abstinência sexual, etc., até os métodos que exigem que o praticante não restrinja nenhum desejo ou necessidade mundana e viva intensamente todas as emoções e sensações (com toda uma gradação entre um método e outro), por ser derivado do Neidan, todos os Métodos Tradicionais de Cultivo que buscam a imortalidade e a Ascensão vão funcionar mais ou menos da mesma forma, conforme descrito abaixo:

Através de uma série de técnicas que inclui exercícios de respiração, meditação, exercícios físicos (artes marciais) e certas condutas, o Cultivador aprende a manipular o Jing (essência bruta) e transformá-lo em Qi. O Qi se acumula em grande quantidade e circula pelo Xing. Os benefícios mais visíveis são para o corpo: ele se torna mais forte, mais ágil e mais longevo, podendo até chegar à imortalidade. A mente se torna mais forte. Mas o que mais chama a atenção nesses cenários é a capacidade dos Cultivadories de manipular, através de feitiços, artes marciais fantásticas e outros meios, o seu próprio Qi. A capacidade de voar pelos céus como se estivesse “surfando” em suas espadas, ou soltar raios ou bolas de fogo pelas mãos, são típicos exemplos dessa manipulação.

Dentro do corpo o Qi circula pelos meridianos e se concentra nos Dantian (丹田, dāntián), ou Campos Elixir, localizados no eixo do corpo (tronco e cabeça). Eles são o centro de fluxo e concentração de Qi no corpo, e o mais importante deles nos Cenários de Cultivo é o Dantian Inferior (下丹田, xià dāntián), localizado três dedos abaixo e dois dedos para dentro do umbigo. É nesse local onde está localizado o “Núcleo Dourado”, fonte do poder dos Cultivadores. O Dantian inferior também é chamado de “Fornalha Dourada” (金炉 , Jīnlú), ou “Campo Elixir da Vida”, por ser o local onde começa o processo de refino e purificação da essência nutritiva (精, Jing) e sua transformação em Energia Espiritual (气, qi), através do processo lianjing huaqi (链精化气, "refinando a essência para respirar"). Dali, o Qi sobe para o Dantian médio (中 丹田, Zhōng Dāntián), no nível do coração, onde é refinado em espírito (神, shén), através do lianqi huashen (链气化神; "refinando a respiração no espírito"). O Shen pode então ir para o Dantian superior (上丹田, Shàng Dāntián), na testa entre as sobrancelhas, onde é refinado em vazio (無為, wúwéi), levando à harmonia com o Tao, e consequentemente à ascensão, através do lianshen huanxu (链神还虚 "refinando o espírito e convertendo para o vazio"). Tudo isso acontece dentro do Xing, o que provoca uma melhoria na saúde e nas capacidades físicas desse corpo.

Voltando aos Cultivadores, eles têm uma facilidade muito grande em manipular a Energia Espiritual ou Qi produzida e armazenada em grande quantidade no Dantian Inferior, transformando-o em proezas, poderes e utilizando para alimentar feitiços. Algumas obras consideram que o local onde o Qi se armazena é o Dantian Médio ao invés do inferior, mas o importante é essa noção de armazenamento. É por isso que eles são capazes de realizar Qinggong (轻功 qīnggōng) ou Perícia de leveza, que permite andar sobre a água, correr em paredes, saltar muito longe, ficar em pé sobre galhos finos de bambu - e outras habilidades chamadas vulgarmente de “wire-fu”na indústria cinematográfica chinesa. É por isso também que seus corpos não envelhecem, ou envelhecem em uma velocidade muito baixa, e podem até rejuvenescer. Sua saúde é praticamente perfeita. É por isso também que eles são bonitos, têm cabelos fantásticos e pele perfeita (e em alguns cenários, têm aparência andrógina, pois como já vimos, alguns textos antigos citam a androginia como sinal de avançado Nível de Cultivo). A origem dos poderes e habilidades é o processo mais basal, lianqi huashen, mas a finalidade máxima dos Cultivadores é atingir o lianshen huanxu.

Com o avanço no Cultivo, o Dantian inferior forma o Núcleo Dourado (金丹 jīndān), um globo dourado de Qi sólido altamente concentrado. Diferentes obras tratam a formação do Núcleo Dourado de formas distintas. Algumas consideram que isso acontece como parte do desenvolvimento e avanço do Cultivo logo na juventude e começo da vida adulta e só a partir daí o Cultivo começa a trazer benefícios mais evidentes, como o aumento da longevidade. Outras condicionarão o aparecimento do Núcleo Dourado à imortalidade verdadeira.

Mas só exercícios, meditação e respiração não são suficientes. Lembre-se, estamos falando de cenários com influência do Taoísmo. Para serem capazes de Ascender à divindade, Cultivadores tradicionais buscam seguir os princípios Taoístas, especialmente os “Três Tesouros” (三寶, sānbǎo) do Taoísmo (não confundir com os Sanbao da Medicina), ou três virtudes básicas, que segundo o Tao te King, são:


我有三寶持而保之一曰慈二曰儉三曰不敢為天下先
Wǒ yǒu sānbǎo chí ér bǎo zhī yī yuē cí èr yuē jiǎn sān yuē bù gǎn wéi tiānxià xiān

Eu tenho três tesouros que valorizo e preservo: O primeiro chama-se afetividade, o segundo chama-se simplicidade e o terceiro chama-se não encorajar ser o dianteiro sob o céu


O terceiro tesouro é o mais difícil de entender, mas as interpretações do mesmo dizem que ele versa sobre humildade, sobre não procurar acumular poder e riquezas. Pode parecer estranho, mas o poder é uma Consequência do Cultivo, e não uma busca. Então se o Cultivador está buscando poder ativamente, ele está se desviando do caminho correto, e dificilmente conseguirá chegar à ascensão. Geralmente essas histórias mostram vilões que se desviam do caminho e buscam poder, e isso é tentador, mas a moral da história é que vai dar ruim!

Ascender à Divindade é um processo demorado, e a maioria dos Cultivadores não vai conseguir obter esse objetivo. Entretanto, à medida que se dedicam às práticas de Meditação, exercícios respiratórios, artes marciais e comportamentos condizentes com o seu Método de Cultivo, vai ocorrendo gradualmente uma evolução espiritual. Essa evolução acontece por meio de Esclarecimentos (参悟 cānwù ou 顿悟 dùnwù), que são passos para a Iluminação. Esclarecimentos significam mudar o ponto de vista e entender algo relacionado a si mesme e ao mundo que elus não entendiam, e Cultivadores fazem isso o tempo todo. Muitas vezes, Esclarecimentos são necessários para dominar novas técnicas, para superar um problema que estejam enfrentando e, principalmente, para elevar o seu Nível de Cultivo.


E o que isso tem a ver com Sistemas de RPG?

O conhecimento de onde vem os poderes dos heróis de Fantasia Chinesa é essencial para fazer uma boa adaptação para qualquer sistema de RPG que você goste. Os poderes de Cultivadores seguem alguns princípios:


Qi
  • O Qi se esgota e precisa ser recuperado. Por ser armazenado dentro do Dantian Inferior, a Energia Espiritual não é infinita. Cultivadores costumam ser divididos em níveis, e quanto maior o nível de Cultivo, mais Energia Espiritual aquele corpo consegue carregar e utilizar de uma só vez. A parte boa é que o Qi se recupera passivamente com a respiração ou mais rapidamente com a meditação, então seu sistema precisa conter um “marcador de Qi”, uma medida de uso de poderes a partir do qual o herói não consegue mais fazer nada que dependa de proezas sobrenaturais, porque seu Qi está esgotado. 
  • O Qi e o Xing estão intimamente relacionados. Por mais que a sua reserva de Energia Espiritual do Dantian tenha acabado, é possível para um Cultivador sacrificar sua saúde em uma bateria extra de Energia Espiritual. Então seu sistema precisa conter uma forma de converter vitalidade em Qi: sofra ferimentos para ter um gás a mais para ativar poderes.
  • O Qi deve estar em equilíbrio ou o corpo e a mente vão sofrer. Desequilíbrio ou Desvio de Qi são temas recorrentes nessa obra, condições que podem levar o Cultivador à doença ou à loucura, ou às vezes a condições muito estranhas (como voltar a ser criança transitoriamente), ou mesmo à morte. Dependendo da gravidade do Desvio de Qi ele pode destruir totalmente a base de Cultivo ou deturpá-la de modo que a vítima pode se tornar um demônio (Mo). Coisas que levam ao Desequilíbrio ou Desvio de Qi são, por exemplo, abusar do poder, sacrificar demais o corpo para obter mais Qi, pensamentos e sentimentos mesquinhos, ou mesmo outros poderes, feitiços, venenos e doenças estranhas. Uma adaptação para RPG deve conter mecânicas que tratem das condições para o Desequilíbrio ou Desvio de Qi, sintomas e como revertê-lo.

Corpo, Mente e Cultivo


A maioria dos sistemas de RPG define muito bem o dano físico, em suas medidas de Vitalidade, Pontos de Vida, etc. Entretanto, eles deixam a desejar no que diz respeito à saúde mental dos personagens. A Fantasia Chinesa, entretanto, não prioriza o corpo físico Xing. Como vimos, o Cultivo atua no: Corpo (Xing) e no Espírito ou mente (Shen). Muitas das situações levarão os Cultivadores a Estados Mentais alterados. Uma boa adaptação para RPG deve ter mecânicas para dano mental e estados mentais alterados para conseguir mensurar as questões espirituais envolvidas.

Além disso, o Cultivo em si funciona como um caminho energético que o Qi faz pelo corpo, entre os Dantian e os Meridianos, e portanto, é mais uma coisa que pode ser danificada, ou seja, tomar dano. Isso funciona de forma diferente do dano físico normal. Vários poderes causam bloqueios de Qi, machucam os meridianos e podem prejudicar o Cultivo sem que o Xing esteja ferido. Assim, uma boa adaptação para RPG deve dar conta desse tipo de dano também.

Assim, ou o sistema apresenta barras distintas para dano em Corpo, Espírito e Cultivo ou o sistema de dano deve ser descritivo e subjetivo o suficiente para permitir essa distinção. Mecânicas do tipo “pontos de vida” não dão conta da complexidade desses cenários.


Tipos de Poderes

Não é todo poder de um manual de RPG que funciona com os Heróis de Fantasia Chinesa. Vamos falar aqui de Alta Fantasia, deixando um pouco os heróis marciais de lado. Cultivadores são fisicamente superiores aos humanos normais, e o Sistema escolhido deve levar isso em consideração. Além disso, o Cultivo em si já permite que uma grande quantidade de proezas físicas ocorram e que isso seja natural (e barato ou gratuito em termos mecânicos) para todos os Cultivadores, uma vez que eles manipulam com facilidade a Energia Espiritual. É como se todos eles tivessem um pacote básico de poderes inatos, o que não acontece em Wuxia, mas é comum em Xianxia e em Xuanhuan.

A maioria das obras apresenta uma ou várias das proezas descritas a seguir como poderes universais, ou seja, que fazem parte do “pacote básico” de um Cultivador:


Luz da Espada, como mostrado em Scumbag System
Luz da Espada (剑光 jiànguāng) / Energia da Espada (剑气 jianqi) - Cultivadores são capazes de imbuir uma espada ou outra arma mágica/espiritual com Energia Espiritual, lançando um ataque de energia liberado da borda da arma. Assim, uma arma de corpo-a-corpo pode atacar à distância, e por tornar o ataque sobrenatural, permite atingir seres imunes a dano físico. Todo Cultivador sabe usar a “Luz da Espada” (mesmo que sua arma seja um leque ou um bastão, ele ainda será capaz de canalizar essa energia)

Qinggong, não sei a obra

Qinggong (轻功 qīnggōng) - Perícia de leveza - Permite tornar o corpo leve, ágil e gracioso. Muitos filmes chineses mostram isso claramente, com Cultivadores que podem saltar grandes alturas, ficar em pé sobre galhos finos, correr sobre a água e praticamente flutuar no ar. Os limites da Perícia da Leveza dependem do Nível de Cultivo, e quanto mais poderoso, mais impressionantes eles são.
Lingshi (灵识 língshí) - Sentido Espiritual - uma habilidade que permite escanear o ambiente em sua volta usando o seu espírito, por uma distância que supera os cinco sentidos mortais. Também é usado para mover espadas e outros itens mágicos remotamente, utilizando-os para atacar enquanto se concentra nisso. Quanto mais poderoso for o Cultivador, maior a distância e a força do sentido espiritual.Neijin (內劲 nèijìn) - Energia Interior - Permite realizar feitos sobre-humanos de força, agilidade e resistência. Pode até mesmo ser usado para acelerar a cura de ferimentos e remover toxinas do corpo! Cultivadores se curam bem mais rápido que as pessoas comuns. Essa habilidade poderia permitir converter Qi em bônus para testes físicos durante o combate ou em bônus nos testes de cura de si mesmo, por exemplo.Mingxiang (冥想 míngxiǎng) - Meditação - Quando um Cultivador não está fazendo nada, ele está meditando. Além de acalmar o corpo e o espírito, a Meditação é o principal método para aperfeiçoar o Cultivo e buscar por Esclarecimentos que permitam que ele avance para os próximos estágios de Cultivo, em busca da imortalidade. Também costuma servir para acelerar a recuperação da reserva de Qi quando a mesma for gasta.Shaqi (煞气 shàqì) - Intenção de Matar - Aura assassina que emana de uma pessoa quando ela deseja matar alguém. Quanto mais a pessoa já matou ou passou por batalhas sangrentas, mais forte é essa aura, e ela pode aparecer de forma inconsciente, necessitando ser disfarçada. Mas ela também pode ser usada como um tipo de ataque mental, intimidando o oponente.Jianyi (剑 意 jiànyì) - Intenção da Espada - parecido com a Intenção de Matar, mas emana da espada ou de quem a está portando, dando a sensação ao alvo, de que elu está prestes a ser cortade por essa espada. Pode ser usado para realizar ataques mentais. O funcionamento é o mesmo da Intenção de Matar.
Vôo em espada, manhua Mo Dao Zu Shi

Voar - Nem todos os cenários de Cultivo possuem Cultivadories capazes de voar. Seja vôo com a espada (usando-a para surfar no ar) ou autônomo, define a habilidade em voar mais adequada para o seu cenário.

Entre os poderes e habilidades que não são aprendidos por todos os Cultivadores, há aqueles mais adequados para os Cenários de Cultivo, e os menos adequados. Poderes de manipulação de vontade geralmente são mal vistos, mas os que criam escudos e barreiras, bem como protegem contra determinado tipo de criatura, são bem comuns. Também é bastante comum uma categoria especial e única de poderes, o Dianmai (atingir os Meridianos):

Dianmai, manhua Mo Dao Zu Shi, ataque paralisante usando agulhas 

Dianmai
(点 脉 diǎnmài) - Atingir os Meridianos - São técnicas de combate que visam atingir os meridianos e / ou pontos de acupuntura de um oponente, interferindo na sua circulação de Energia Espiritual. No seu nível mais básico, essa técnica permite interromper temporariamente o fluxo de Energia Espiritual do alvo, privando-o de seus poderes. Na maioria das obras aparecem poderes de Dianmai com a capacidade de matar, paralisar, imobilizar ou controlar o corpo e as funções vitais do alvo, logo após um golpe bem sucedido em um ponto de pressão.



Formas de Poderes


Para manter o clima chinês em seus jogos, os poderes dos Xia devem ser canalizados através de formas ou fórmulas especiais, sendo que as mais comuns são descritas a seguir. Escolha a forma que mais combina com o poder e defina regras para conjurar e, no caso dos poderes duradouros, manter os efeitos. Cada golpe, feitiço, talismã, etc, distinto, que faça sentido e não seja do "pacote básico do Cultivador feliz" deve ser adquirido separadamente, como um novo poder de acordo com as regras do seu sistema. Esses poderes se manifestam normalmente nas seguintes formas:



Donghua Scumbag System, canalizando o Qi nos punhos
Golpes - Golpes de Artes Marciais são a forma mais rápida e direta de desencadear um poder ou feitiço. Também são chamados de Técnicas. Cada golpe costuma ter um nome único, efeitos especiais impressionantes relacionados a ele e um efeito que não se limita a um golpe simples de artes marciais. O “golpe de palma”, por exemplo, costuma ser um ataque com as mãos nuas que projeta a energia espiritual do alvo, atingindo o alvo à distância. Pode ser considerado uma variação da “luz da espada”, mas não precisa da canalização de uma arma, saindo direto das mãos do Cultivador. Dianmai normalmente funciona como um golpe, podendo ser feito com as mãos nuas ou com armas de arremesso, como por exemplo agulhas de acupuntura. E aqueles golpes especiais com nomes estilosos que os Cultivadores aplicam com suas armas são considerados Golpes também. Muitos golpes com nomes e efeitos especiais distintos podem ser iguais no sentido mecânico, com relação a efeito e dano, mas cada um deles ainda será uma técnica especial única.


Selos de Mãos - Muitos feitiços e poderes especiais são canalizados através de uma série de gestos, e mantidos com um gesto com as mãos. É muito parecido com os “jutsus” de um certo anime famoso.

Talismã conforme mostrado no Donghua Mo Dao Zu Shi

Talismãs - Talismãs são feitiços consumíveis armazenados em um pedaço de papel. Eles são ativados uma só vez, sendo destruídos quando o efeito acaba. Alguns talismãs têm efeito instantâneo (por exemplo talismãs explosivos, talismãs de fumaça, etc.) enquanto outros podem ficar ativos por tempo indefinido em uma área (po exemplo, talismãs que impedem fantasmas de entrar em um recinto).
















matriz conforme mostrada no Donghua Mo Dao Zu Shi

Matrizes ou selos - São feitiços que agem em uma área ou local, através do desenho de um círculo mágico. Normalmente demoram para traçar e conjurar mas são duradouros, e tem os mais diversos efeitos.




Ataque musical conforme mostrado no Donghua Mo Dao Zu Shi
Ataques Musicais: Muitas vezes essas obras apresentam Cultivadores capazes de realizar ataques especiais e feitiços utilizando música como meio para a propagação do poder.. 




As obras Wuxia são normalmente muito mais centradas em Golpes, raramente aparecendo ataques musicais e outras formas de manifestações de poderes. As obras Wuxia também não possuem, geralmente, um pacote básico de poderes e os poderes devem ser muito menos impressionantes, restritos a aumento de habilidades corporais, Qinggong, Diamai, raramente talismãs. Mas isso varia de obra para obra. 

O poder evolui com o Praticante

Uma característica marcante dessas obras é que o poder evolui de acordo com o nível como Artista Marcial ou o Nível de Cultivo personagem. Artistas Marciais mais experientes e Cultivadores mais poderosos terão golpes mais impressionantes e perigosos que os discípulos que ainda estão engatinhando no aprendizado, e que saibam exatamente a mesma técnica. Assim, os poderes devem evoluir junto com eles, ao invés de ter um efeito fixo.



Faça uma adaptação que pareça Chinesa

Junte tudo. Os elementos descritos nesse artigo podem ser apresentados em sua adaptação de uma forma sutil, mas a maioria deles devem ser levados em consideração quando estiver escrevendo sua adaptação.
Além da questão da cosmologia e origem dos poderes, que fazem parte do sistema de jogo, a cultura chinesa deve ser preservada ao máximo, ao adaptar cenários e histórias. Apesar do Taoísmo ser a origem dos poderes, a Fantasia Chinesa está muito baseada em Confucionismo, que dita os padrões comportamentais dos "Chineses Antigos" e mesmo em Budismo, dependendo do momento histórico em que essa obra se situa.  Há regras de cortesia muito rígidas, e usar os honoríficos de tratamento corretos, tanto com relação à família, quanto à seita e à sociedade vai te ajudar a deixar tudo mais “chinês” e mágico. Mas esses elementos culturais podem ser encontrados facilmente em sites especializados sobre novels chinesas, então é desnecessário citá-los aqui. O importante é que, além de fazer uma adaptação coerente, você também vai ter de pesquisar para fazer um cenário coerente. 

Filme: The Yin Yang Master; tomar chá ou beber juntos é uma atividade muito comum nessas obras



Espero que esse artigo seja útil para quem, assim como eu, é fã das obras de Fantasia Chinesa e não está satisfeito com as adaptações que existem. Como eu disse anteriormente, venho trabalhado em uma adaptação para Fate Condensado. Vou deixar o link para a versão preliminar aí embaixo, mas já queria deixar claro que eu estou começando a testá-la, então muita coisa pode não funcionar como eu espero, e até a versão final muito ainda pode mudar. Feedback caso alguém resolva testar é bem vindo!

Até a próxima, pessoal. Tenham cuidado, mantenham o distanciamento e se precisarem sair, usem máscara, e usem direitinho! Nada de máscara frouxa e nariz pra fora! 


-------------


Link: versão de playtest da minha adaptação Xianxia para Fate Condensed. 

https://docs.google.com/document/d/1lKJWIDRVZieYtiyu9ezVfEA9OPUrJ0RmGlODIyzfzl0/edit?usp=sharing

 





2 comentários:

  1. Nossa, texto incrível, realmente muito bom e exatamente o que eu e minha namorada queríamos achar, parabéns pelo ótimo trabalho :)

    ResponderExcluir
  2. alguém sabe dizer se ainda tá em atualização esse sistema?

    ResponderExcluir