terça-feira, 17 de março de 2015

Yggdrasill RPG - primeiras impressões


Eu finalmente terminei de ler a parte de cenário e regras do Yggdrasill, lançamento da New Order, faltando apenas a aventura que acompanha o livro (estou mais ou menos na metade da leitura. Apesar de ainda não ter jogado ou narrado, seguem minhas impressões sobre o jogo:







1. Material de qualidade impecável




A qualidade gráfica do livro não fica devendo em nada aos livros importados. O papel não é fino, a capa tem reserva de verniz, e a única coisa que me incomodou é o livro ser em A4 e portanto ficar mais alto que a maioria dos livros de RPG que eu tenho na estante, destoando dos mesmos. Preferia que fosse no mesmo padrão de tamanho dos demais livros. Seria um problema se eu tivesse suplementos do Yggdrasill e eles fossem de tamanho diferente do livro publicado em português.


2. Cenário envolvente

A forma como o cenário é descrito é envolvente. Normalmente essa parte do livro fica monótona, especialmente quando se começa a descrever geografia e política. No Yggdrasill não, o texto ficou muito fluído e fácil de entender.



3. Sistema fácil e rápido de entender

Não posso dizer nada sobre como o sistema funciona na prática, mas eu não tive dúvidas na leitura, e eu achei ele bem fácil de pegar. Eu sempre tenho problemas com sistemas onde se somam valores de dados e modificadores, porque eu tenho dificuldade com contas de cabeça, mas acho que isso não é um empecilho para a maioria das pessoas. Acho que a mesa vai fluir bem.

O sistema é bem letal, o que fará os jogadores pensarem duas vezes antes de se jogar em lutas perdidas.                                                                                                                   
  
4. Equilíbrio entre precisão histórica e fantasia

 Foi feita muita pesquisa para criar esse jogo. A cultura, a política, os objetos, as roupas, os costumes, tudo é muito bem descrito. E ficou tudo muito bem amarrado com a parte fantástica do jogo, fazendo uma ligação coerente com a fé dos nórdicos. Toda magia é uma dádiva dos deuses, e apesar delas serem poderosas, são custosas e difíceis de usar. Ponto positivo nisso também.



5. Jogo político x jogo de aventura

Yggdrasill é essencialmente um jogo épico e heróico. Mas é importante salientar que é possível ser épico e heróico também em temas sociais e políticos, e o livro deixa isso muito claro. Fazer política do jeito nórdico é bem peculiar. Yggdrasill vai agradar quem gosta de uma trama bem elaborada e roleplay social, e também vai agradar quem gosta de ação e matar monstros.


6. Considerações finais

A New Order estreou com tudo! Eu colaborei com o financiamento coletivo do jogo no escuro, porque parecia um material bonito. Não é apenas um material bonito, é um material de qualidade que vem preencher uma lacuna nos temas de jogos publicados no Brasil. Há muita coisa para se explorar no jogo, inclusive a questão dos preconceitos, já que é um povo preconceituoso em essência. Foi uma ótima surpresa e eu estou louca para mestrar.








Um comentário:

  1. Cê sabe se a tradução brasileira é baseada no original francês ou na versão americana?

    Quanto ao sistema: me pareceu razoável (joguei três sessões com um Berserkr), embora um tanto datado (habilidade + perícia compara com dificuldade). E é um pouco engessado também, característico desses sistemas mais simulacionistas, e..g. "Proezas Marciais" (?, no original é "Proeusses martiales") que determinam o que seu personagem é capaz de fazer numa batalha, por exemplo. A economia de ações também é um tanto complicada, principalmente para quem tá acostumado com o arroz-feijão de jogos d20 (mas não é a abstração de um Powered by the Apocalypse).

    Por fim, eu achei que o sistema de Furor como é favorece mais algumas classes (Berserkr e "Conjuradores") do que outras. Na minha mesa, isso teve um impacto um tanto negativo (Berserkr ficou como cara do combate, Thurl como cara da magia, e o restante divididos entre Skill Monkeys ou Party's Face).

    Mas, com certeza, o diferencial é a ambientação. Bem pesquisada e com uma boa narrativa. Pra quem vem curtindo "Vikings" do History Channel é uma boa pedida (sim, eu sei que o jogo se passa num período anterior à "Vikings").

    ResponderExcluir