O Accursed trás uma
pequena quantidade de Malditos de cada Bruxa em suas páginas, mas
deixa claro que o mestre é livre para criar e adaptar monstros.
Nesse artigo eu trago um “protocolo rápido” de adaptação de
monstros para uso em Accursed.
Passo 1 – Escolha
a Bruxa
Antes de decidir usar
um determinado monstro, escolha a Bruxa que o criou, de acordo com a
sua aventura. Malditos são servos das Bruxas e seguem as ordens
delas, e tudo isso é parte do plot. Cada Maldito de determinada
Bruxa ganha automaticamente a Habilidade Monstruosa “Linhagem (Nome
da Bruxa)”, que permite que o Maldito seja detectado por
Amaldiçoados criados pela mesma Bruxa a até 10m de distância.
Passo 2 – Escolha
o monstro.
A descrição de cada
bruxa e o estilo de magia deixam claro que tipo de monstro seria seu
Maldito. A seguir, uma lista de sugestões de Monstros que podem ser
adaptados, separados por Bruxa:
Baba Yaga
Savage Worlds:
elementais, goblin, ogro, orc, troll
Compêndio de Fantasia:
elementais, fúria, goblin, hobgoblin, orc, troll
Compêndio de Horror:
goblins, homúnculo
Bruxa de Sangue
Savage Worlds: vampiro
ancião, vampiro jovem
Compêndio de Horror:
aswang, leanhaum-shee, névoa sangrenta, vampiros
Quimera
Savage Worlds:
minotauro
Compêndio de Fantasia:
aracnoide, centauro, grifo, harpia, hipogrifo, manticora, quimera
Compêndio de Horror:
híbrido
A Anciã
Compêndio de Fantasia:
gárgula, golems
Compêndio de Horror:
animal empalhado demoníaco, colosso de metal, golems
Rainha Negra
Savage Worlds:
fantasma
Compêndio de Fantasia:
fogo fátuo, lâmina fantasma
Compêndio de Horror:
armadura assombrada, espírito da emoção, fantasma, fogo fátuo,
guerreiro da Geada, ladrão de sonhos, ódio, perseguidores de medo,
retrato assombrado
Djinn
Compêndio de Fantasia:
esfinge, jinn, múmia
Compêndio de Horror:
múmia
Górgona
Savage Worlds: draco,
dragão
Compêndio de Fantasia:
basilisco, crócota, draco, dragão, hidra, serpente do mar
Compêndio de Horror:
icthynite
Morrígan
Savage Worlds:
esqueleto, liche, zumbi
Compêndio de Fantasia:
carniçais, esqueleto, liche, zumbi
Compêndio de Horror:
afogado, animais esqueléticos, carniçal, corpo desmembrado, danse
macabre, esqueleto, estripador de corpos, homem sombrio, liche
pavoroso, maldição do túmulo, rastejante de túmulo, vermes de
cadáver, zumbi
Passo 3 – Adapte o
monstro.
- Existem habilidades monstruosas que são comuns a todos os Malditos de uma mesma Linhagem da Bruxa. Alguns possuem fraquezas, outros alguma característica especial (todo Maldito da Anciã é um Construto, todo Maldito da Morrígan é um morto-vivo, etc.)
- Modifique o tipo de Antecedente Arcano. Todos os Malditos que possuem poderes terão os mesmos oriundos de Bruxaria. Troque o nome do Antecedente Arcano e da Perícia Arcana para Bruxaria, quando o mesmo existir. Verifique se os poderes que a criatura possui são permitidos pelo Accursed. Se não forem, decida se irá deixar como está (passando a permitir esse poder em seu cenário) ou irá alterar. Poderes que são Habilidades Monstruosas podem ficar como estão.
- Remova características que são exclusivas de outra linhagem da Bruxa.
- Medo (-2) é uma Habilidade Monstruosa muito comum em Malditos de aparência grotesca. Avalie se o monstro escolhido causaria medo, e se achar necessário, acrescente.
- Avalie as estatísticas do monstro. Accursed é para ser assustador e haverá vários momentos em que correr é uma escolha mais segura do que enfrentar. Mas você pode alterar as estatísticas de um monstro à vontade, tanto tornando-o mais fraco quanto mais forte. Malditos são criações das Bruxas, e não os monstros que estão nos livros que serviram de referência.
- Não esqueça de substituir as Perícias (incluindo Perícias de Conhecimento), armas e armaduras (quando for o caso), pelas do Accursed.
- Se achar necessário, dê uma nova aparência e um novo nome ao seu monstro. Você pode pesquisar referências folclóricas, mitológicas ou relacionadas a crenças dos locais que serviram de inspiração para a nação de Morden onde a sua aventura está se desenrolando, e reconstruir o monstro conforme aquela criatura mítica. Assim como as Bruxas, Malditos são representações dos medos dos humanos, e é natural que eles assumam a forma de histórias contadas desde o tempo que os povos chegaram a Morden.
Exemplo: Goblins
como Malditos de Baba Yaga
Goblin, pg 192 do
Savage Worlds:
Atributos:
Agilidade d8, Astúcia d6, Espírito d6, Força d4, Vigor d6
Perícias:
Arremessar d6, Atirar d8, Escalar d6, Furtividade d10, Lutar d6,
Nadar d6, Perceber d6, Provocar d6
Aparar: 5;
Movimentação: 5; Resistência: 4
Equipamento:
Lanças curtas (For+d4).
Infravisão:
Goblins reduzem a metade penalidades por escuridão contra alvos
vivos (arredondado para baixo).
Tamanho-1:
Goblins medem cerca de 1m de altura.
Goblin como Maldito da
Baba Yaga:
Atributos:
Agilidade d8, Astúcia d6, Espírito d6, Força d4, Vigor d6
Perícias:
Arremessar d6, Atletismo d6, Atirar d8, Coragem d6,
Lutar d6, Perceber d6, Provocar d6, Subterfúgio d10
Aparar: 5;
Movimentação: 5; Resistência: 4
Equipamento:
Adaga (For+d4).
Fraqueza (Prata):
Goblins sofrem o dobro de dano de armas de prata.
Linhagem (Baba
Yaga): Malditos de Baba Yaga podem ser detectados por
Amaldiçoados Vargr a até 10 metros.
Infravisão:
Goblins reduzem a metade penalidades por escuridão contra alvos
vivos (arredondado para baixo).
Tamanho-1:
Goblins medem cerca de 1m de altura.
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A primeira aventura já
teve a meta batida. Está sendo escrita por mim e é uma aventura
ambientada em Manreia, a nação mais tecnologicamente avançada de
Morden. Não se passa na capital, e sim num povoado que secretamente
apoia a Ordem do Penitente e o combate às Bruxas. Acompanhe
personagens Novatos em uma missão aparentemente simples, mas que
levará os mesmos a terem que fazer escolhas difíceis.
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