sábado, 18 de julho de 2015

[Accursed RPG] Adaptando monstros de outros livros

O Accursed trás uma pequena quantidade de Malditos de cada Bruxa em suas páginas, mas deixa claro que o mestre é livre para criar e adaptar monstros. Nesse artigo eu trago um “protocolo rápido” de adaptação de monstros para uso em Accursed.



Passo 1 – Escolha a Bruxa

Antes de decidir usar um determinado monstro, escolha a Bruxa que o criou, de acordo com a sua aventura. Malditos são servos das Bruxas e seguem as ordens delas, e tudo isso é parte do plot. Cada Maldito de determinada Bruxa ganha automaticamente a Habilidade Monstruosa “Linhagem (Nome da Bruxa)”, que permite que o Maldito seja detectado por Amaldiçoados criados pela mesma Bruxa a até 10m de distância.


Passo 2 – Escolha o monstro.

A descrição de cada bruxa e o estilo de magia deixam claro que tipo de monstro seria seu Maldito. A seguir, uma lista de sugestões de Monstros que podem ser adaptados, separados por Bruxa:

Baba Yaga
Savage Worlds: elementais, goblin, ogro, orc, troll
Compêndio de Fantasia: elementais, fúria, goblin, hobgoblin, orc, troll
Compêndio de Horror: goblins, homúnculo

Bruxa de Sangue
Savage Worlds: vampiro ancião, vampiro jovem
Compêndio de Horror: aswang, leanhaum-shee, névoa sangrenta, vampiros

Quimera
Savage Worlds: minotauro
Compêndio de Fantasia: aracnoide, centauro, grifo, harpia, hipogrifo, manticora, quimera
Compêndio de Horror: híbrido

A Anciã
Compêndio de Fantasia: gárgula, golems 
Compêndio de Horror: animal empalhado demoníaco, colosso de metal, golems

Rainha Negra
Savage Worlds: fantasma
Compêndio de Fantasia: fogo fátuo, lâmina fantasma
Compêndio de Horror: armadura assombrada, espírito da emoção, fantasma, fogo fátuo, guerreiro da Geada, ladrão de sonhos, ódio, perseguidores de medo, retrato assombrado

Djinn
Compêndio de Fantasia: esfinge, jinn, múmia
Compêndio de Horror: múmia

Górgona
Savage Worlds: draco, dragão
Compêndio de Fantasia: basilisco, crócota, draco, dragão, hidra, serpente do mar
Compêndio de Horror: icthynite

Morrígan
Savage Worlds: esqueleto, liche, zumbi
Compêndio de Fantasia: carniçais, esqueleto, liche, zumbi
Compêndio de Horror: afogado, animais esqueléticos, carniçal, corpo desmembrado, danse macabre, esqueleto, estripador de corpos, homem sombrio, liche pavoroso, maldição do túmulo, rastejante de túmulo, vermes de cadáver, zumbi


Passo 3 – Adapte o monstro.

  • Existem habilidades monstruosas que são comuns a todos os Malditos de uma mesma Linhagem da Bruxa. Alguns possuem fraquezas, outros alguma característica especial (todo Maldito da Anciã é um Construto, todo Maldito da Morrígan é um morto-vivo, etc.)
  • Modifique o tipo de Antecedente Arcano. Todos os Malditos que possuem poderes terão os mesmos oriundos de Bruxaria. Troque o nome do Antecedente Arcano e da Perícia Arcana para Bruxaria, quando o mesmo existir. Verifique se os poderes que a criatura possui são permitidos pelo Accursed. Se não forem, decida se irá deixar como está (passando a permitir esse poder em seu cenário) ou irá alterar. Poderes que são Habilidades Monstruosas podem ficar como estão.
  • Remova características que são exclusivas de outra linhagem da Bruxa.
  • Medo (-2) é uma Habilidade Monstruosa muito comum em Malditos de aparência grotesca. Avalie se o monstro escolhido causaria medo, e se achar necessário, acrescente.
  • Avalie as estatísticas do monstro. Accursed é para ser assustador e haverá vários momentos em que correr é uma escolha mais segura do que enfrentar. Mas você pode alterar as estatísticas de um monstro à vontade, tanto tornando-o mais fraco quanto mais forte. Malditos são criações das Bruxas, e não os monstros que estão nos livros que serviram de referência.
  • Não esqueça de substituir as Perícias (incluindo Perícias de Conhecimento), armas e armaduras (quando for o caso), pelas do Accursed.
  • Se achar necessário, dê uma nova aparência e um novo nome ao seu monstro. Você pode pesquisar referências folclóricas, mitológicas ou relacionadas a crenças dos locais que serviram de inspiração para a nação de Morden onde a sua aventura está se desenrolando, e reconstruir o monstro conforme aquela criatura mítica. Assim como as Bruxas, Malditos são representações dos medos dos humanos, e é natural que eles assumam a forma de histórias contadas desde o tempo que os povos chegaram a Morden.


Exemplo: Goblins como Malditos de Baba Yaga

Goblin, pg 192 do Savage Worlds:
Atributos: Agilidade d8, Astúcia d6, Espírito d6, Força d4, Vigor d6
Perícias: Arremessar d6, Atirar d8, Escalar d6, Furtividade d10, Lutar d6, Nadar d6, Perceber d6, Provocar d6
Aparar: 5; Movimentação: 5; Resistência: 4
Equipamento: Lanças curtas (For+d4).
Infravisão: Goblins reduzem a metade penalidades por escuridão contra alvos vivos (arredondado para baixo).
Tamanho-1: Goblins medem cerca de 1m de altura.

Goblin como Maldito da Baba Yaga:
Atributos: Agilidade d8, Astúcia d6, Espírito d6, Força d4, Vigor d6
Perícias: Arremessar d6, Atletismo d6, Atirar d8, Coragem d6, Lutar d6, Perceber d6, Provocar d6, Subterfúgio d10
Aparar: 5; Movimentação: 5; Resistência: 4
Equipamento: Adaga (For+d4).
Fraqueza (Prata): Goblins sofrem o dobro de dano de armas de prata.
Linhagem (Baba Yaga): Malditos de Baba Yaga podem ser detectados por Amaldiçoados Vargr a até 10 metros.
Infravisão: Goblins reduzem a metade penalidades por escuridão contra alvos vivos (arredondado para baixo).
Tamanho-1: Goblins medem cerca de 1m de altura.


---------------
Gostou? Colabore com o financiamento coletivo do Accursed RPG. Todos os que colaborarem, a partir de R$ 15,00, levam para casa além da recompensa escolhida, aventuras em pdf escritas por autores nacionais, sem custo adicional.

A primeira aventura já teve a meta batida. Está sendo escrita por mim e é uma aventura ambientada em Manreia, a nação mais tecnologicamente avançada de Morden. Não se passa na capital, e sim num povoado que secretamente apoia a Ordem do Penitente e o combate às Bruxas. Acompanhe personagens Novatos em uma missão aparentemente simples, mas que levará os mesmos a terem que fazer escolhas difíceis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário