Vira e mexe aparece
alguém nesse meio RPGístico com uma ideia mirabolante a fim de
salvar o RPG de um fim inevitável ou um futuro negro iminente. E
logo, a pessoa está cercada de seguidores com o mesmo ideal. Mas eu
me pergunto: salvar o RPG é necessário? E com essas suas
iniciativas empolgadas, a pessoa está mesmo fazendo alguma coisa?
Vamos começar pela
dura realidade, que não entra na cabeça de alguns: RPG é um
passatempo para poucos. Seja por causa dos custos, pela necessidade
de ler bastante, ou pelas características únicas como jogo de
contar histórias, o RPG é e sempre será uma atividade restrita.
Para gostar do jogo, a pessoa precisa gostar de ler, gostar de contar
histórias e ser criativa, requisitos que uma parcela mínima dos
brasileiros possui.
Mas o RPG pode ser
usado nas escolas para melhorar essas coisas que você citou aí em
cima, Graci...
Pode, mas não é a
única ferramenta. Existem outras alternativas que podem ser usadas
na escola também. E o que me preocupa é que o uso do RPG na escola
como ferramenta pedagógica, se não for feito por profissionais da
educação, pode causar efeito contrário nas crianças e
adolescentes: causar repulsa, torná-lo algo idiota, relacionado à
escola, coisa de nerd... e... tadah! Temos uma horda de odiadores do
RPG formados em nossas escolas. Tudo isso por causa de uma iniciativa
de alguém que queria aproveitar os (inegáveis) benefícios do RPG
na escola e não estava preparado para isso. A intenção era boa,
mas funcionou?
Eu vou criar um
grupo revolucionário, nunca antes no Brasil algo assim aconteceu,
você vai ver, alga!
O
Brasil é muito grande, e os RPGistas, muito diversificados. Grupos e
iniciativas que dão super certo em algumas cidades não dariam certo
em outras. Brasil afora, temos muitos casos de sucesso. Só para
citar alguns, temos o RPG no Bob's, o Saia da Masmorra, o RPG4N.
Todos esses são eventos regulares, organizados por grupos que não se julgam nem se pintam como salvadores do RPG. E o que
esses eventos pequenos, criados por grupos pequenos e locais, tem em
comum? Eles funcionam! E os criadores não se gabam de serem
salvadores do RPG. Mesmo assim, os eventos pequenos trazem novos
jogadores, diversificam cenários, reunem RPGistas “das antigas”
com iniciantes.
Eu
tenho uma grande resistência em unificar, porque as pessoas são
diferentes em cada canto. As prioridades, os jogadores, as
particularidades. Em cada cidade, grande ou pequena, do Brasil, a
realidade quanto à aceitação do RPG, os perfis dos jogadores, a
disponibilidade ou não de espaço para eventos, é diferente. Um
grupo unificado, nacional, teria diretrizes e objetivos únicos. Será
que o que funciona no Rio de Janeiro funcionaria em Ouro Preto?
Mas unidos somos
mais fortes...
Será
mesmo? Eu acho que não. Eu acho que quanto mais gente, mais regras,
mais burocracia, mais haverá um distanciamento entre as pessoas que
querem fazer e as que querem aparecer e mandar. A alguns anos, eu
ajudava a organizar a versão paulistana do RPG no Bob's. A distância
física entre a gente aqui em sampa e os organizadores no Rio de
Janeiro atrapalhava. Nós não tínhamos o mesmo apoio do gerente do
Bob's que o pessoal do Rio, e logicamente, os organizadores do RJ, os
criadores da ideia, queriam um retorno. Faziam perguntas. Comparações
eram inevitáveis. O RPG no Bob's funcionava lá e não aqui. Com a
necessidade de saída do organizador principal aqui em São Paulo, eu
decidi que não continuaria o trabalho, e o evento “morreu”. Mas
já tinha morrido antes. Foi uma tentativa de aplicar aqui um modelo
que dava certo em outro estado, e trabalhar junto com o pessoal de
outro estado. Não funcionou. Unidos nós somos fortes mesmo? O Bob's
que usávamos para o RPG no Bob's é até hoje um ponto de encontro
informal para RPGistas. A iniciativa funcionou como forma de fixar o
local para jogos, mas fracassou como projeto “RPG no Bob's”.
Mas o que eu faço
então?
Aí
é que entra a parte legal: você não precisa fazer algo grande para
salvar o RPG! O RPG não precisa ser salvo. Enquanto houverem
jogadores interessados, o jogo não vai morrer. O que você pode
fazer, entretanto, são coisas pequenas e locais, para incentivar
novas pessoas a jogarem. Entre elas, estão:
- Crie mesas para jogadores iniciantes, ou vagas para iniciantes em suas mesas. Esse é o primeiro passo. Mas tome cuidado, se um amigo seu não demonstrar interesse pelo jogo, não o incomode. Ele não quer, direito dele. Insistir pode te dar a fama de chato e fanático.
- Leia um livro de RPG em público. Quando te perguntarem que livro é aquele, fale brevemente sobre o RPG. Se a pessoa demonstrar interesse, convide para jogar ou para fazer parte de uma comunidade de RPG local.
- Traduza e disponibilize material sobre RPG que esteja sob licença que permita isso.
- Crie material inédito de RPG.
- Mantenha contato com as editoras de RPG. Dê sugestões, mostre interesse, colabore.
- Faça parte de um grupo local, ou reúna amigos com as mesmas intenções que você e crie um grupo. Ele não precisa ser uma organização formal, muito embora talvez, se vocês se empolgarem mesmo, talvez seja necessário no futuro registrar a sua associação. Você e seus amigos podem entrar em contato com lojas, bibliotecas e organizações culturais para a realização de mini eventos, gratuitos. Não há coisa que chame mais a atenção de novos jogadores ou tire de dentro de casa os jogadores antigos que mini-eventos.
- Leve o RPG para outros eventos que tenham público que possa interessar, mas não imponha.
O que eu não devo
fazer?
Você
não deve entrar nessa por renome, nem para aparecer, ficar famoso,
se tornar um mártir. Esqueça disso. RPG é o seu passatempo, não
uma luta. Não é uma bandeira a ser defendida. Não se torne um
guerrilheiro fundamentalista ou fanático em prol do RPG. Não
imponha as suas vontades. Não imponha os seus pontos de vista. Não
se coloque num pedestal. Não seja chato. Se alguém te falar que tem
uma ideia revolucionária, que vai salvar o RPG, que todos devem
participar porque é a única coisa que vai dar certo, ou qualquer
tipo de delírio megalomaníaco e quixotesco, o melhor a se fazer é
deixar a pessoa falando sozinha. A não ser que você também esteja
querendo entrar nessa pelo status.
Mas
antes de fazer isso, pense nos vários grupos e associações de RPG
que já existiram no passado e foram dissolvidos, e pense também nos
grupos e associações informais ou não que existem hoje e dão
certo. Qual a diferença entre os grupos do passado e os de hoje? Por
que um grupo informal dura anos e mais anos, e uma associação
formal revolucionária acaba caindo logo? Algo a se pensar, não é?
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Este
post, como tantos outros no meu blog, trata de opiniões pessoais.
Você tem o direito de pensar diferente, e eu me coloco no direito de
deletar qualquer tipo de ofensa à minha pessoa caso você discorde
de meu ponto de vista e não saiba argumentar sem jogar pedras.
Ola achei o post muito bom e instrutivo, jogo RPG a 15 anos, sendo 14 desses como narrador.
ResponderExcluirE posso falar que muita coisa que voce falou é verdade, porem a maxima é RPG é bom, porem não pra todos e nem todos gostam de RPG.
Acredito que essa questao do RPG morrer se deve ao fator internet acessivel a todos nos ultimos 5-6 anos, o que fez muitos grupos que seus integrantes que moravam longe, usassem a internet como ferramenta para logar via forum e outros modos.
Mesmo com essas "mesas online" o divertimento pessoal do RPG que morreu, porem agora percebo que isso mudou, como?
Podcast como Nerdcast e outros podcast não tao famosos, e sites e blogs e ate mesmo o facebook, divulgaram o RPG pela internet, resultado?
Aquele cara que sempre quiz jogar o RPG, que escutou nos podcasts preferidos dele, que viu no facebook, ou blogs e sites, baixou um livro ou comprou um do tema que ele mas gosta e terminou narrando para seu grupo de amigos que não tinha um narrador/jogador velho por perto.
Ou seja terminou que hoje a internet esta ajudando o RPG a "reviver".
Acredito que o que o Graci quiz dizer é , voce nao é melhor nem pior que ninguem pq conheçe o RPG, ja disse um velho sabio, conhecimento parado morre.
E com o RPG é igual, RPG parado MORRE.
PS: espero que meu post nao tenha sido ofensivo e seja permitido sua publicação =), quero 1 de XP
1 de XP pra vc :P
ExcluirSó complementando, para quem nunca mestrou e está morrendo de vontade, eu tenho um artigo aqui que dá umas dicas: http://gracilariopsis.blogspot.com.br/2012/09/o-que-e-preciso-para-comecar-mestrar-rpg.html