sexta-feira, 26 de julho de 2013

Ideia de aventura: Amnésia

Vou postar aqui uma ideia de aventura que eu tive. Ela é adaptável e você como mestre pode colocar isso em qualquer sistema e levar para qualquer rumo que imaginar.

terça-feira, 23 de julho de 2013

O que os jogadores de RPG tem em comum?

Essa é uma pergunta que eu sempre me faço, e cuja resposta é bem complicada. É normal jogadores de RPG gostarem de ler e escrever, terem um perfil mais “nerd” ou “geek”, e adotarem uma filosofia de vida baseada em paçoca e bacon. Mas isso não é o que os define.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

ENnie Awards 2013 - votações abertas até 31/07

Estão abertas as votações, entre os dias 21 e 31/07/2013, para o ENnie Awards, que escolhe os melhores produtos, empresas e sites relacionados a RPG.



domingo, 21 de julho de 2013

Savage Worlds - Resumo das regras

O resumo abaixo é um auxiliar para consulta pelos jogadores, que eu uso durante as sessões de Savage Worlds. Não é um documento completo, muito menos bem explicado. Não tem todas as regras. Quem pretende mestrar Savage Worlds deve adquirir uma cópia do livro, que está baratinho no site da Retropunk.

sábado, 20 de julho de 2013

Semana Leia um livro de RPG em público - 21 a 27 de julho




De 3 a 9 março

De 21 a 27 de julho

De 29 de setembro a 5 de outubro


A Semana ‘LEIA UM LIVRO DE RPG EM PÚBLICO’ é um evento que acontece 3 vezes por ano, durante as semanas dos dias 4 de março, 27 de julho e 1° de outubro. Durante essas semanas, RPgistas são encorajados a pegar os livros de regras que mais gostam, sair de casa e lê-los em público – no ônibus, na cafeteria, no almoço, no parque, ou em qualquer lugar (contanto que não atrapalhe as atividades no trabalho, escola, igreja etc.).
Qual o motivo dessa campanha?

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Faça você mesmo: grid de combate apagável totalmente artesanal

Se você é RPGista das antigas, que prefere fazer o material de jogo à mão a imprimir, essa dica serve para você. Eu preparei um grid de combate em papel cartão, sem usar nenhum recurso de computador, e resolvi postar o passo a passo aqui.

Como eu posso ajudar o RPG?

Vira e mexe aparece alguém nesse meio RPGístico com uma ideia mirabolante a fim de salvar o RPG de um fim inevitável ou um futuro negro iminente. E logo, a pessoa está cercada de seguidores com o mesmo ideal. Mas eu me pergunto: salvar o RPG é necessário? E com essas suas iniciativas empolgadas, a pessoa está mesmo fazendo alguma coisa?

terça-feira, 9 de julho de 2013

São Paulo das Trevas - Cenário para Vampiro a Máscara - Parte 1

São Paulo das Trevas

  1. O Início

Mais de cinquenta anos após a chegada dos portugueses em São Vicente, é fundado em 1554 o povoado de São Paulo de Piratininga, ao redor do Colégio dos Jesuítas. Na época dos descobrimentos, o Príncipe de Portugal era o Ventrue Jorge Manuel da Gama, que permitia em seus domínios uma grande quantidade de Lasombra que haviam se revoltado contra a decisão de Gratiano, e portanto eram contra a Revolta Anarquista e o nascente Sabbat. Assim, estes Lasombra se refugiaram nas áreas da Península Ibérica que despontavam como Domínios da Camarilla, entre elas Portugal.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Miniaturas de papel para jogos de RPG: sugestão barata para a base das miniaturas

Eu vi dia desses num fórum gringo umas miniaturas para jogos de papel que usavam como base, clipes de papel do tipo "blinder clip". Testei e o resultado foi bem satisfatório: elas são estáveis e não voam fácil como a maioria das miniaturas. Segue o passo a passo:

terça-feira, 2 de julho de 2013

Ciranda de Blogs - Mecha para Savage Worlds

O texto a seguir é uma tradução livre de algumas páginas do livro “Sci-Fi Gear Toolkit”, cujas regras devem ser atualizadas quando sair o compêndio de Ficção Científica. Deve ser usado como um guia para auxiliar o Mestre e os jogadores a criarem seus próprios Mechas.

As regras para criação de Mecha deste livro partem do princípio de que, mais importante do que o detalhamento mecânico, exista uma funcionalidade, equilíbrio, e se mantenha a simplicidade do sistema Savage Worlds.