sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Semana Internacional do Livro – Seus 10 Livros de RPG (Versão Alga Marinha Mutante Ninja)



Pegando a onda do blog Pontos de Experiência de Diogo Nogueira, que teve a ideia disseminada pelos principais blogs de RPG, esta alga que vos fala resolveu aderir também e fazer a sua lista de 10 livros de RPG conforme as regras criadas pelo Diogo, que são:

“Como estamos na semana internacional do livro, resolvi propor um brincadeira para vocês que vi sendo feita algumas vezes entre blogueiros lá e fora. Basicamente fazemos uma lista com dez livros de RPG, entre todos que possuímos. Esses são os seus livros favoritos, aqueles que você levaria para qualquer lugar que fosse se mudar, se não tivesse como levar todos. E aí? Topam a brincadeira?
Atenção para as regras da lista:
·         Você deve possuir esses livros fisicamente, não vale PDF (se acontecer um cataclisma tecnológico, como você vai jogar com eles?) ou livros que você adoraria possuir;
·         Não precisa ser necessariamente um livro, pode ser um Boxed-Set (que acabe contendo mais de um livro), mas deve ser um único produto (ou seja, se por acaso você comprou um promoção que vieram vários livros juntos, mas, normalmente, eles são vendidos separados, não conta);
·         Podem ser livros nacionais ou importados, de qualquer sistema de regra, de qualquer tipo de ambientação, basta ser de RPG; A cada escolha, fazer uma breve explicação do porquê da mesma, bem simples e rápida.”


Seguem os livros da Graci:

10. Pathfinder Core Rulebook
Fantasia medieval não é o meu tema favorito. Mas o que seria de uma coleção de RPG sem um jogo assim? Pathfinder não apenas tem as melhores regras, como também carrega a maior quantidade de conteúdo em seu livro básico.







9. Hunter: The Reckoning
Não é segredo que eu sou super fã desse cenário. Jogar com caçadores de criaturas sobrenaturais é legal. Mais legal ainda se os coitados dos caçadores tiverem sido escolhidos sabe-se lá por quem, recebido poderes sabe-se lá de onde, e também uma obcessão pela caçada, que acaba destruindo as suas vidas e a sua sanidade. Além disso, esse livro básico, por ter sido um dos últimos escritos para o sistema Storyteller, não apenas tem as melhores regras escritas, mas também tira um monte de dúvidas e preenche um monte de buracos dos livros anteriores.



8. Vampiro A Máscara 3ª edição
Eu tenho um grande carinho por este livro. Vampiro a Máscara me formou como narradora, e eu tive sorte de ter bons exemplos logo que comecei a jogar. Eu gosto muito do cenário, e por gostar tanto dele, entretanto, acho a maioria das mesas de Vampiro que abrem por aí um lixo /o/






7. Mutantes & Malfeitores
Com regras que misturam o D20 com o GURPS, ele tem uma ficha bem complicada de fazer. Mas com a ficha feita, o sistema é fácil, funcional e proporciona muita diversão.







6. Vampiros do Oriente
Vampiros do Oriente é um livro da segunda edição de Storyteller, com regras meio tosquinhas e cheias de buracos, mas é um cenário que eu gosto muito. Fazer o quê, eu sou fã de filmes de horror orientais.







5. Rastro de Cthulhu
Eu tenho a primeira edição brasileira colorida e capa dura! Morram de inveja, mortais! E se arrependam até o dia em que as estrelas se alinharem por não terem comprado este livro. Azar de quem não tem, o sistema é perfeito para jogos investigativos, e o cenário dispensa comentários. 





4. Call of Cthulhu 6ª Ed
Eu acho que CoC não precisa de comentários... então não me peçam para dizer porque escolheria esse livro








3. Dark Ages Vampire
Esse livro faz Vampiro a Máscara e Vampiro o Requiem parecerem Crepúsculo. Sério, tem a melhor definição de Maldição Vampírica que eu já vi, e os Anciões mais assustadores que você poderá encontrar. As regras são lindas, a distinção entre Clãs Altos e Baixos apimenta o cenário, e os Paths são um prato cheio para tornar o jogo altamente pessoal. 




2. Scion: Hero
Scion tem proporcionado as horas mais divertidas de RPG que eu passo atualmente, seja narrando ou jogando. O sistema é legal (tem furos sim, mas é legal), o jogo é ágil, dá para pirar na batatinha na hora de criar aventuras, e mitologia + cenário contemporâneo são uma combinação que não tem como dar errado. Destaque para a última sessão onde eu coloquei os jogadores com personagens normalmente porradeiros na ilha de Circe. \o\




1. Wraith 2nd edition
Este livro foi adquirido recentemente e eu ainda nem li, mas o motivo de eu ter comprado é pessoal. Um grande mestre e jogador que eu conheci, e que já nos deixou, tinha em Wraith seu cenário favorito. Esse livro me faz lembrar de todos os momentos divertidos em que jogamos juntos. Ângelo, onde você estiver, obrigada por tudo.


7 comentários:

  1. Eu tambem tenho a primeira edição brasileira colorida e de capa dura bléeee! Presente do ferrark...

    Eu achava que vampiro teria um destaque maior na tua lista e não esperava nem parthfinder nem m&m

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha pôxa, eram so 10 livros. Com uma estante com mais de 200, na minha lista eu procurei diversificar \o\

    ResponderExcluir
  3. Também adoro o Hunter. Só não entrou na minha lista porque não tenho o livro! =/

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho quase todos os livros de Hunter /o/

    ResponderExcluir
  5. Curti a sua lista, Graci!!!
    E adorei tbm a singela homenagem pro Angelo...
    Mas, vem cá: SEIS LIVROS que são Storyteller ou vieram dele? Rs...
    Achei que vc fosse colocar pelo menos o "FIASCO" no lugar de "Vampiros do Oriente" ou mesmo do "Vampiro 3a Edição" ;)

    Saudades, mulher!

    ResponderExcluir
  6. Gostei das escolhas Gracinha...

    Desses aí, só joguei Pathfinder, Vampiro A Máscara, Mutantes & Malfeitores, Rastro de Cthulhu...

    ResponderExcluir
  7. Show!
    Até hoje não fiz a minha lista!!!

    ResponderExcluir