terça-feira, 17 de setembro de 2013

Para ler e jogar: O Reino de Bundhamidão

Eu geralmente não faço resenhas. Eu odeio resenhas. Assim sendo, eu não vou resenhar "O Reino de Bundhamidão". Mas eu sou obrigada a comentar sobre este jogo, portanto se você está curioso com relação ao que eu achei dele, continue lendo.


O Reino de Bundhamidão não é um mundo original. E por isso é bom. É uma paródia ao nosso Brasil, com um monte de referências nerds, que começam na capa e não terminam mais. Eu nunca ri tanto lendo um livro de RPG, onde toalhas fazem parte do equipamento do aventureiro, e outras tantas coisas bizarras. Como leitura, é um livro altamente recomendado.

Como jogo, Bundhamidão brinca com todos os clichês, tornando oficiais coisas que você sempre quis fazer mas nunca pensou nisso ou já pensou e não teve coragem. Os elfos em jogo... vários dos meus jogadores que testaram Bundhamidão disseram: "São perfeitos, como eu nunca pensei nisso?" O sistema é rápido e intuitivo. Tem falhas, mas como é muito simples, é bem fácil contornar essas falhas com improvisos e regrinhas. Quando você joga Bundhamidão, está livre para sacanear e ser sacaneado, e tem até características de ficha que se você pagar por elas, está liberado para fazer meta-jogo (o famoso onff).

Eu mal terminei de ler e marquei uma mesa. Estava cansada, lotada de trabalho, e sabia que o grupo com quem eu costumo jogar também estava precisando descontrair. Fiz uma aventurinha bem simples, cheia de clichês, e dediquei um bom tempo para que os jogadores fizessem suas fichas, coisa que eu não costumo fazer em one-shot. Por que eu fiz isso, se eu mesma não recomendo? Porque Bundhamidão não é um jogo tradicional, e nele, o ato de fazer ficha é diversão também. O pessoal riu tanto fazendo as fichas, e fazê-las foi essencial para entender a encrenca onde eles estavam se metendo e prepará-los para o clima do jogo.

A aventura foi simples, mas extremamente divertida. Todo mundo saiu comentando que fazia tempo
que não ria tanto. E eu saí do jogo com a sensação de dever cumprido, e querendo narrar Bundhamidão em várias outras ocasiões.

O Reino de Bundhamidão é tanto um livro para ler, como comédia e crítica social, quanto um excelente jogo para os momentos em que o grupo está cansado e precisando descontrair. Compre, leia, mestre. Vale a pena.

7 comentários:

  1. Ok, me convenceu, parece bom mesmo.

    Parabéns pelo texto. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em gênero, número e grau!
      Ainda farei a resenha dele no meu blog!

      Excluir
  2. Lyonn Jarrie, faça sim. É um jogo nacional que merece destaque

    ResponderExcluir
  3. Posso fazer propaganda? rsrsrs

    PDF: http://retropunk.net/store/o-reino-de-bundhamidao/94-o-reino-de-bundhamidao-pdf.html
    Livro físico: http://retropunk.net/store/o-reino-de-bundhamidao/44-o-reino-de-bundhamidao-livro-de-regras.html

    ResponderExcluir
  4. Eu também estou lendo e me divertindo! Mal posso esperar pra começar a mestrar! Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  5. Esse sistema é um cocô!! Comprei e me arrendo de ter adquirido, só comprei pois queria ter todos os livros da editora Retropunk, depois dessa MERDA, só compro sistemas de RPG se for realmente bom!! O sistema de regras do 3D&T é mais poderoso que do O Reino de Bundhamidão e outra 3D&T é gratuito.

    ResponderExcluir