sábado, 21 de setembro de 2013

Opinião: RPG PVP - isso existe?

Quem me conhece sabe que eu torço veementemente o meu nariz para tudo o que venha seguido de "player versus player" (PVP). Quando a pessoa aparece então com a proposta de uma mesa de RPG PVP, só falta eu soltar laser pelos meus olhos virtuais de alga marinha. Para o conhecimento de todos, irei escrever aqui os meus motivos, defender a minha tese de que não deveria haver ligação entre RPG e PVP, e tentar convencer o pessoal que cisma em associar as duas coisas, que não é uma boa ideia. Se ao final do texto, você continuou achando que tudo bem em associar RPG a PVP, tudo bem. Não deixarei de falar com você nem irei te processar. Mas eu tinha que fazer uma tentativa.



Em primeiro lugar, eu quero deixar claro que existe uma diferença muito grande entre histórias onde, por algum motivo bem estruturado e forte, personagens de jogador acabem ficando uns contra os outros, no decorrer da mesma, e o legítimo e infame PVP. Essas histórias são complexas, profundas, rendem ótimas sessões e crônicas com aprofundamento psicológico dos personagens, tornando-os completos. Essas histórias são decorrência de conflitos e escolhas, de ideologias e crenças, trabalham com conceitos formadores da personalidade, ideologias, crenças, preconceitos. Normalmente personagens que entram em conflito uns com os outros durante uma crônica o fazem pois não conseguiram defender seu ponto de vista e convencer o outro. A história se torna profunda.

Por outro lado, o PVP típico consiste em reunir jogadores com uma ficha em volta de uma mesa e dizer "vocês são desse exército, vocês do outro, e vcs vão lutar", ou "estamos em um torneio e quem vencer leva o prêmio". Mesmo com uma máscara de que existe uma história por trás desse jogo, ela é tão tênue e importa tão pouco, se comparado a ênfase em saber usar a sua ficha para vencer os adversários, que o jogo se resume a uma competição para saber quem conhece melhor as regras e os combos e quem tem mais sorte nos dados.

Uma importante característica da esmagadora maioria dos RPGs, especialmente os tradicionais, é a definição de que os jogadores formam um grupo capaz de trabalhar de forma colaborativa para alcançar uma finalidade em comum. Até em jogos cheios de intriga, como Vampiro a Máscara e Vampiro o Réquiem, os escritores dedicaram umas boas páginas dos materiais dedicados aos narradores, orientando-os como fazer para que o grupo aja junto. É essa característica como jogo colaborativo que torna o RPG diferente dos demais jogos, e é isso que permitiu ao mesmo ser classificado pela NASA como jogo permitido para viagens espaciais de longa duração.


A característica de jogo colaborativo é o que traz ao RPG a maioria das suas peculiaridades positivas na hora de classificá-lo como jogo que faz bem para as pessoas, que pode ser usado em educação, que melhora a interação social entre os participantes, etc. etc.

Por outro lado, tem o preconceito, a etiqueta de "jogo do demônio" e toda aquela baboseira dos pregadores anti-RPG, em especial certos religiosos e a mídia, sempre caçando uma polêmica infundada e tratando de torná-la uma verdade universal.

Que benefício há em associar as palavras RPG e PVP, se na verdade o PVP por si só não tem quase nada de RPG? Na minha opinião, fazer isso é dar a essas pessoas uma arma contra o nosso passatempo. Uma dessas pessoas vai encontrar no PVP uma arma poderosa para começar a falar mal do RPG, e como criticá-la, se o próprio criador da coisa a chamou de RPG?

Outro risco consiste no fato de que o PVP pode formar novos jogadores com uma ideia errada do que é o jogo. Jogadores que vão, dali para frente, criar personagens que só querem bater em todo mundo, inclusive outros personagens de jogador. E já vi gente se orgulhando de usar PVP para trazer novos jogadores para o hobby. Não tem nada para se orgulhar nisso, pelo contrário, é uma atitude irresponsável, que só acaba prejudicando a imagem do RPG.

Significa que eu sou contra PVP? Eu não gosto de PVP, mas se você chamar o seu evento de PVP, sem associar a palavra RPG a ele, eu simplesmente respeitarei e me manterei afastada. Mas ao chamá-lo de RPG PVP, você estará prestando um serviço inestimável para aqueles que esperam uma oportunidade para falar mal do RPG.

Nosso passatempo favorito é alvo de pessoas que tentam denegri-lo. A nós, narradores e mestres, cabe a responsabilidade de desmentir essas pessoas, ou pelo menos, dar aos nossos jogos características que as impeçam de usá-los como exemplo para justificar seus argumentos preconceituosos e mentirosos. Pense nisso quando for criar seu próximo evento PVP, e pelo bem de todos nós, não o chame de RPG. Pedido da alga marinha que todos adoram odiar.

3 comentários:

  1. Eu nem sabia que existia este tipo de coisa. Já joguei sessões que os personagens possuíam tantas intrigas e alianças entre si que acabavam levando o foco narrativo, mas nunca desta forma chula. Meu grupo sempre teve dificuldade de trabalhar em grupo e de propósito sempre fizeram personagens antagônicos, mesmo a alguns anos quando eu disse vamos jogar D&D, mas fazer personagens antagônicos agirem juntos por algum motivo,mesmo mantendo suas rivalidades...não tem preço. Outra opção divertida é Paranóia onde todos estão contra todos pela própria esrutura do jogo. Não vejo um problema em ter jogadores contra jogadores, mas esta opção de imitar jogos como CS e SF é chula. Nem o SF the Storytelling game tinha este foco.

    ResponderExcluir
  2. É totalmente idiota fazer isto... pra quê fazer um PVP entre jogadores? quer arrumar briga fora da mesa dentro do grupo? Tinhamos um camarada assim em meu grupo, não durou três sessões e tivemos de pedir para ele sair, pois ao invés de divertido estavamos indo embora mais cedo do jogo e todos chateados...

    Claro, certa vez eu me aliei ao vilão do jogo, mesmo o mestre pedindo pra não fazer - pediu, mas não proibiu - no fim eu acabei virando um agente duplo pra derrotar o vilão principal da história e quase morri no processo, mas foi muito bom (a sacerdotisa da luz do grupo exorcisou meu cavalo morto vivo, por isso virei pro lado do vilão ^^, hehehe) com o tempo eu voltei pro grupo, foi um tempo ótimo cheio de conquistas para todos nós pq meus personagens sempre eram meio que o líder do grupo e quando eu estava fora dele outros jogadores assumiram o papel e cada um a seu modo contribui mais para o jogo ficar melhor...

    Enfim... eu penso que PVP é bobagem, deixa isso pra jogo online e mesmo assim eu nem entro em jogos PVP, você acaba tendo de fazer um personagem de um forma que não gosta ou levando ele para um lado que não queria só pra não ficar morrendo pra PVP... e acaba não gostando do jogo mais... por isso eu parei de jogar World of Warcraft

    ResponderExcluir
  3. Já jogaram Arena? Você cria um personagem, e joga contra os outros jogadores, numa arena. É divertido.
    Mas quando numa campanha normal, tu quer ficar disputando quem é mais forte, é burrice, tá deturpando o conceito do jogo.

    ResponderExcluir