domingo, 19 de março de 2017

Savage Worlds Anime - Regras de Sincronização

Sincronização - Nova Regra de Ambientação


Em vários animes e mangás, o estado emocional do personagem altera a sua performance, pois aquilo que o torna especial depende da sua capacidade de sincronizar ou comunhar com alguma energia especial ou entidade senciente. Quando estão bem, os personagens têm resultados superiores para essas tarefas. Por outro lado, torna-se difícil ou mesmo impossível realizar essas atividades quando estão emocionalmente instáveis. O exemplo mais clássico é a taxa de sincronização em “Evangelion”, mas além dos animes de “mecha”, a dependência de fatores emocionais é comum em cenários com poderes ou magia oriundos de uma fonte externa ou pouco conhecida. 


Evangelion


Normalmente a Sincronização está atrelada ao uso de um Antecedente Arcano, mas ela também pode ser ligada a um equipamento (mecha) ou entidade que acompanha o personagem (como um espírito guardião ou algo do tipo).

O Mestre deve dar a esta característica um nome adequado ao seu cenário. As regras listadas a seguir são apenas sugestões, e devem ser adaptadas para melhor se adequar ao cenário da Campanha ou aventura. Como toda Regra de Ambientação, ela deve ser ignorada se não for aplicável.



Sincronização Permanente

Sincronização Permanente é um valor estático que, em personagens iniciantes, começa em zero (exceto quando se aplica alguma Vantagem ou Complicação que o modifique) e pode variar entre -3 e +3. A Sincronização Permanente mede o potencial mais íntimo e pessoal do personagem com relação à sua capacidade de sincronizar com os poderes que tem acesso. Valores mais altos indicam personagens mais aptos e competentes na sincronização, enquanto valores mais baixos indicam personagens mais instáveis. O personagem inicia cada aventura (História Selvagem) com a pontuação de Sincronização Temporária igual à pontuação de Sincronização Permanente.



Sousei no Onmyouji


Ganhando Sincronização Permanente

Se o Mestre julgar que o personagem pode subir seu valor de Sincronização Permanente, por exemplo após ter ficado a maior parte do tempo com a Sincronização Temporária acima da Permanente ou mantido excelentes condições emocionais nos últimos tempos, ele pode avisar o jogador e autorizá-lo a comprar um ponto de Sincronização Permanente. O custo de um ponto de Sincronização Permanente é igual a um Progresso (5 pontos de experiência).



Perdendo Sincronização Permanente

Este é muito mais um evento dramático, decorrente da história que está sendo contada, do que um evento condicionado por regras. Situações extremas que afetem a Sincronização naquele cenário podem fazer com que o personagem perca um ponto permanente, se o Mestre julgar necessário. As perdas permanentes devem ser anotadas pelo Mestre, bem como o Estágio (novato, experiente, etc.) que o personagem se encontra no momento da perda. Se as condições emocionais do personagem evoluírem rapidamente (dentro da mesma aventura ou o mesmo Estágio de personagem) para a possibilidade de ganhar um ponto de Sincronização Permanente, ele simplesmente ganha o ponto perdido de volta sem a necessidade de comprar com um Progresso. Se passar muito tempo (outra aventura ou Estágio de personagem) ele terá de pagar pelo ponto perdido, mas apenas quando o Mestre julgar que ele está apto a subir a Sincronização Permanente.



Sincronização Temporária

Sincronização Temporária é um valor que pode variar ao longo das sessões de jogo, indo de -3 a +3. Essa característica confere um modificador igual ao seu valor a todas as rolagens pertinentes à performance do personagem em tarefas relacionadas à sua sincronização (incluindo os testes para ganhar ou perder Sincronização Temporária). Além disso, o valor de sincronização temporária igual a +3 adiciona +1d6 ao total em todas as rolagens de dano, e o valor de sincronização temporária de -3 coloca o personagem em estado Abalado a cada teste falho relacionado às tarefas dependentes da Sincronização. A penalidade da Sincronização é aplicada ao teste de Espírito para sair desse estado de Abalado. Em situações onde o Mestre julgar que o estado emocional do personagem pode afetar a sincronização temporária, ele solicita um teste de Espírito (modificado pela Sincronização e por todos os demais modificadores situacionais, como os aplicáveis por testes de medo, por exemplo). O que acontece com o valor de Sincronização Temporária depende da Sincronização Temporária atual. 


Magi: The Labyrinth of Magic



Testes de Sincronização Temporária
Sincronização TemporáriaResultado do Teste (Dif 4)Efeito na Sincronização Temporária

Zero
Sucesso Sobe em 1 ponto
AmpliaçãoComo no sucesso simples
FalhaDesce em 1 ponto
Olhos de SerpenteSem Efeito
NegativoSucesso
Sem efeito
Ampliação
Sobe em 1 ponto
FalhaDesce em 1 ponto
Olhos de SerpenteDesce em 1 ponto e deixa o personagem Abalado (a penalidade da Sincronização é aplicada ao teste de Espírito para sair desse estado de Abalado)
PositivoSucessoSem Efeito
AmpliaçãoUma Ampliação é necessária para subir o valor de +1 para +2, e duas Ampliações são necessárias para subir o valor de +2 para +3
FalhaDesce em 1 ponto
Olhos de SerpenteComo na falha simples




Sincronizações Permanentes Extremas
Os efeitos da Sincronização Permanente de -3 ou +3 dependem do Cenário que está sendo jogado. Assim, a lista abaixo inclui exemplos e sugestões de possibilidades, mas o Mestre deve adequar o efeito ao seu jogo.

Sincronização Permanente de -3

- Perda total do acesso aos benefícios e poderes concedidos pela sincronização;

- O personagem é afetado de forma negativa pela “consciência deturpada” da entidade ou poder sincronizado. Sua consciência é perdida e/ou reescrita pela da entidade/poder. Ele pode deixar de ser ele mesmo ou se tornar uma versão sombria do que era. Para todas as tarefas que envolvam satisfazer essa consciência sombria, considera-se que ele está com um valor de Sincronização Temporária de +3, mas o valor atual de Sincronização Temporária é mantido para as outras tarefas;


Puella Magi Madoka Magica


- O personagem fica incapacitado / morto / se perde

- O personagem ganha uma penalidade de -4 para todas as tarefas, mesmo as não relacionadas à sincronização, ao sentir o peso da perda

Evangelion



Sincronização Permanente de +3

- O personagem deixa de ser humano. Ele pode mudar de aparência ou permanecer fisicamente como era, mas agora a sua mente sincronizou de tal forma com a consciência da entidade ou poder, que ele passa a pensar e agir com uma ética diferente da humana. Isso pode acarretar uma penalidade de Carisma de -2, mas o personagem não é mais afetado por modificadores negativos em seus testes de Espírito, e não fica mais Abalado. 

RahXephon



- O personagem ainda é humano, mas pode ascender a uma forma “divina” ou “superior” à vontade ou forçar uma sincronização maior quando quiser. Entretanto o seu corpo humano não está preparado para essa união. Toda vez que o personagem escolher a união completa com o poder ou entidade, ele ganha os benefícios de Sincronização Temporária +3, não pode ser Abalado e o tipo de dado sobe em um no Atributo mais relevante para o momento (se o tipo de dado for d12, ele ganha um bônus de +2). Entretanto, ao desfazer a união ele deve rolar na tabela de lesões (pg 89 do Savage Worlds 2ª Edição Brasileira). Penalidades concedidas por essas lesões são canceladas sempre que o personagem ascender a essa forma. Se existe ou não um tempo limite para essa união, fica a critério do Mestre.


Kidou Senshi Gundam Tekketsu no Orphans



- Como a opção acima, mas o tempo de vida do personagem cai um pouco a cada ascensão. Ele pode ou não apresentar sintomas de envelhecimento, mas em algum momento da Campanha ele irá morrer

- A Sanidade do personagem é afetada e seu estado mental se desconecta da Sincronização. Use as regras de Sanidade do Compêndio de Horror (pg 21). O personagem ganha a Complicação Maior Tocado (pg 6), mas a despeito de ter sua mente fragmentada, ele se torna excelente para as tarefas afetadas pela sincronização. Sua Sincronização Temporária agora é sempre de +3 independente do que aconteça com o seu estado emocional.



O misticismo da Sincronização

Um elemento recorrente aos animes e mangás onde um fenômeno de sincronização ocorra é que o mesmo nunca é completamente conhecido e controlável. Por mais antigo e estudado que o mesmo possa ser, sempre acontecerão com os personagens coisas fora do previsto. As regras conhecidas podem mudar como resultado para algum fenômeno, ou um personagem pode apresentar uma resposta fora do esperado. Certifique-se que, por mais que os personagens sofram, os jogadores estejam se divertindo. 


Puella Magi Madoka Magica


Recomenda-se que o Mestre defina claramente (para si) o que pode acontecer fora daquilo que os personagens sabem, e transforme isso em regra. Não fique inventando na hora. As características especiais da Sincronização devem fazer parte do roteiro de campanha antes mesmo do início da mesma, e devem ser descobertas / reveladas aos personagens no momento certo. É recomendável que os personagens descubram os efeitos da Sincronização Permanente +3 antes dos jogadores que os controlam optarem por adquirir isso em jogo. Normalmente o momento da Sincronização completa é uma escolha do personagem, um sacrifício pessoal em troca do poder necessário para a realização de algo maior. Assim, o personagem sabe exatamente o que ele vai sacrificar e quais os riscos de se dedicar a esse nível de sincronização.




Novas Vantagens e Complicações
Difícil de Sincronizar (Complicação Maior)

No início de cada Aventura, a Sincronização Temporária do personagem é 1 ponto menor do que a determinada por sua Sincronização Permanente. Todos os testes de Sincronização Temporária sofrem uma penalidade de -2 (tornando efetivamente a dificuldade desses testes igual a 6 ao invés de 4).


Sincronização Superior (Vantagem)
Requisitos: Novato, durante a criação de personagem, Espírito d8

A Sincronização Permanente do Personagem começa em +1 ao invés de Zero

3 comentários:

  1. Olá!
    Adorei o artigo. Este é um elemento que nunca vi ser abordado em RPG algum sobre Animes. Só senti falta de um exemplo prático çara orientar os mais leigos (tipo, eu dei uma voada aqui e acolá XD).

    Até and Bye...

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei o artigo. Este é um elemento que nunca vi ser abordado em RPG algum sobre Animes. Só senti falta de um exemplo prático çara orientar os mais leigos (tipo, eu dei uma voada aqui e acolá XD).

    Até and Bye...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os animes que eu postei imagem abordam isso de uma maneira ou de outra. Em Evangelion eles medem, quantificam, deixam claro. Nesse caso, não haveria relação direta e numérica entre os valores de sincronização e os níveis de sincronização temporária, já que os mesmos só servem ao sistema, e não ao cenário. Eu não posso ficar falando dos animes pra não cair em spoilers, mas se vc assistir algum deles vai notar esses elementos.

      Excluir