domingo, 11 de setembro de 2016

Desenhos Google como auxiliar para esquema de combate em jogos de RPG on line

Olá, pessoal!

Um grande problema de quem joga RPG "de mesa" on line é o acompanhamento do combate e a esquematização de cenas. Alguns programas para RPG on line, como o Roll 20, permitem a formação de um grid de combate e visualização ao vivo, mas quando se joga com ferramentas mais simples, como e-mail, fórum ou chats diversos isso fica mais complicado.

O diferencial da ferramenta Desenhos Google, do Google Drive, é que é tão fácil de desenhar nele quanto de desenhar no Word ou Powerpoint, mas quando você publica a imagem, ela é atualizada automaticamente cada vez que o desenho for modificado. Assim, não será necessário ficar salvando e enviando a imagem várias vezes para os jogadores. Basta enviar o link uma única vez que, ao longo do combate, as alterações serão atualizadas, bastando que o jogador atualize o navegador que estiver usando para ver a imagem.

A seguir, um passo a passo de como fazer isso. A ferramenta permite fazer mapas mais elaborados, mas eu fiz um simplezinho apenas para mostrar como fazer.

A primeira coisa é criar um documento do Desenhos Google, no Google Drive:


Em seguida, devemos nomear e criar uma tabela que se encaixe no desenho. Essa eu fiz de 20x17


Vamos formatar a tabela escolhendo a cor da linha e adicionando letras e números para servirem de apoio aos jogadores quando eles declararem a movimentação dos seus personagens e o antagonista alvo de seus ataques. E usar a ferramenta de linha para colocar uma escala. Eu usei aqui a escala de quadrado de 2m do Savage Worlds.


O próximo passo é povoar a sua figura com o cenário. Aqui eu usei círculos para representar personagens, com a inicial dos mesmos, e formas diversas para representar criaturas, com um número que representa, no caso, o dano tomado por cada uma. Você pode adicionar tokens (imagens) e quantas caixas de texto achar necessárias para representar coisas importantes. Elementos do cenário foram criados com formas básicas (nuvem para árvore, desenho a mão livre para o riacho).


Cada um desses elementos pode ser movido livremente pelo grid já que não estão ligados à tabela, são totalmente independentes.

Uma vez terminado o esquema, é o momento de publicar na Web. Ao invés de publicar você pode salvar como imagem, e distribuir para os jogadores, mas terá de fazer isso a cada alteração. Publicando, o link que você distribuir será o do combate em tempo real, não importa quantos turnos tenham se passado.




Clique em Publicar para pegar o link.



O resultado final é o seguinte:



Nota: se você mestrar via Facebook ou outras formas que não permitam a visualização imediata e completa da imagem, o melhor é compartilhar o documento recebendo link compartilhável, e permitir assim que as pessoas abram a imagem em outra aba. O Facebook, por exemplo, visualiza mas corta as bordas, e se você clica na imagem ele pede para salvar ao invés de mostrá-la. Se você quer uma coisa mais dinâmica pode dar aos jogadores autorização para editar, assim eles movem os próprios personagens, Tudo depende da melhor dinâmica para você e seu grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário