sábado, 9 de janeiro de 2016

O álcool e o RPG - Desabafo de uma pessoa que não bebe

Gostaria de deixar claro que este artigo não é militância contra o álcool, e que apesar de eu ser traumatizada com alcoolismo, não acho que exista problema em ingerir pequenas quantidades de álcool e ficar alegre ou mesmo bêbado eventualmente, desde que você não seja um escravo do álcool. O objetivo é alertar, entretanto, que pequenas doses de álcool interferem em aspectos envolvidos no jogo de RPG e podem atrapalhar tanto o julgamento do seu personagem durante o jogo, quanto a diversão de outras pessoas. Se beber, não jogue RPG!






Antes de falar de forma subjetiva sobre a minha péssima experiência de pessoa abstêmia em mesas acompanhadas "daquela cervejinha, inofensiva porque ninguém vai ficar bêbado tomando cerveja durante o jogo", vamos aos dados. Segundo um site vinculado à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pequenas quantidades de álcool já são capazes de causar alterações que interferem no julgamento da pessoa enquanto a mesma está envolvida em uma atividade como jogar RPG. Veja:

DOSE (g/l)EQUIVALENTEEFEITOS
0,2 a 0,31 copo cerveja, 1 cálice peq.vinho, 1 dose uísque ou de outra bebida destiladaAs funções mentais começam a ficar comprometidas. A percepção da distância e da velocidade são prejudicadas.
0,31 a 0,52 copos cerveja, 1 cálice grande de vinho, 2 doses de bebida destiladaO grau de vigilância diminui, assim como o campo visual. O controle cerebral relaxa, dando a sensação de calma e satisfação.
0,51 a 0,83 ou 4 copos de cerveja, 3 copos de vinho, 3 doses de uísqueReflexos retardados, dificuldades de adaptação da visão a diferenças de luminosidade; superestimação das possibilidades e minimização de riscos; e tendência à agressividade.
0,81 a 1,5grandes quantidades de bebida alcoólicaDificuldades de controlar automóveis; incapacidade de concentração e falhas de coordenação neuromuscular.
1,51 a 2grandes quantidades de bebida alcoólicaEmbriaguez, torpor alcoólico, dupla visão.
2,1 a 5grandes quantidades de bebida alcoólicaEmbriaguez profunda.
> 5grandes quantidades de bebida alcoólicaComa alcoólico.


Apenas um copo de cerveja já começa a comprometer funções mentais. Dois copos já te deixa desatento, aéreo, com dificuldades em focar no jogo. O problema sério para o RPG começa com 3 copos. Além de estar ainda mais lento, o jogador já começa a apresentar problemas de julgamento. Superestimação das possibilidades e minimização de riscos, além de tendência a agressividade.

É nesse ponto que as ações do personagem começam a parar de fazer sentido. É nesse ponto que a diversão dos outros jogadores corre risco. Foi nesse ponto que eu vi mesas fantásticas desmoronando, mesmo sem ter ninguém realmente bêbado na mesa, apenas com o julgamento prejudicado pela dose de álcool.

No passado eu não tinha escolha: todo mundo com quem eu jogava bebia, e cerveja era item obrigatório na mesa de jogo. Não um copo, mas cerveja o tempo todo. Jogava no bar, e as garrafas de cerveja vazias iam se acumulando ao longo das sessões.

Os jogadores no geral eram bons, o começo de cada sessão era muito gratificante. A proposta de jogo era séria, madura. Campanhas elaboradas para exigir o máximo dos jogadores em comprometimento e dedicação. Mas as coisas iam degringolando ao longo das horas, enquanto as garrafas se acumulavam. Eu reclamava que era culpa da cerveja, mas por não estarem realmente bêbados, ninguém acreditava. Quando comecei a jogar com esse pessoal, a cerveja era bem moderada. Com o tempo as doses foram aumentando. Eu não conhecia ninguém que aceitasse jogar sem cerveja na mesa. Era complicado.



Vi gente fazendo coisas absurdas sob o efeito do álcool, que não fariam totalmente sóbrios. Desafiando NPCs em momento que deveriam fugir ou ceder. Atacando e matando personagem do outro jogador por bobagem. Traindo o grupo e reclamando em off quando a traição foi descoberta, tentando convencê-los em off que não era traição (quando era). Vi amizades sendo destruídas por brigas que aconteciam devido a deslizes cometidos durante o jogo, e tinham reflexo em off por causa da tendência à agressividade que um pouco de álcool no organismo causa. E a função mais essencial do RPG, que é a de SE DIVERTIR, ia pelo ralo, pelo menos para mim. Eu saía das mesas estressada e frustrada. E os outros jogadores saíam dizendo que eu estava louca, que eu estava exagerando, que não podia levar o jogo tão a sério. Defendiam o "direito" deles de beber o quanto quisessem. Direito de estragar a diversão dos outros.

Esses jogadores jamais admitiam, e continuavam negando posteriormente, que as coisas esquisitas acontecidas durante o jogo pudessem ser culpa da cerveja. RPG acabava sendo uma desculpa para beber, de certa forma. Mesmo não tendo como negar que essas coisas não aconteciam na primeira hora de jogo, e sim depois de alguns copos...

Vi pessoas se tornando alcoólatras nesse meio, mas isso não é assunto do artigo.

O problema é que eles não se importavam com os outros, nem com o jogo. Falta de comprometimento com a interpretação do personagem criado e com o trabalho do mestre / narrador ao criar o plot. Compromisso apenas com a cerveja, e com o seu próprio egoísmo. Estando todos sob efeito do álcool, muitas vezes nem percebiam os erros de julgamento, os riscos desnecessários e a agressividade exagerada em on e off. E eu, a única abstêmia, acabava sendo vítima de tudo isso.

Hoje eu tenho uma regra pessoal: álcool é proibido nas minhas mesas. Eu não jogo em mesa regada a cerveja. "Posso tomar uma latinha?" - "Ok, mas apenas uma". E com isso consigo preservar o direito de me divertir jogando.

Eu sempre bato na mesma tecla: RPG é para a diversão de TODOS que estão jogando. Se alguns na mesa estão bebendo e outros não, os que bebem estarão colocando em risco a diversão especialmente dos que não bebem, e isso é muito complicado. Mesmo quando todos estão bebendo, as coisas podem vir a dar muito errado. Vale a pena o risco? Para que você joga? É para se divertir com amigos ou é por alguma coisa mais egoísta? Se for por egoísmo, lamento... jogo errado.

Na dúvida, prefira deixar a comemoração com cerveja para depois da sessão de jogo.

5 comentários:

  1. Nunca tive experiências ruins nas mesas de jogo em que joguei e rolou algum tipo de bebida... Mas não duvido que no meu caso seja exceção, o grupo era pequeno e não houveram exageros. Sempre fui entusiasta do lado "encontro social" do RPG não apenas em seu aspecto jogo, mas de camaradas que se reunem... Eventualmente isso pode significar um molha-goela circulando pela mesa, mas no meu caso a galera costuma esticar DEPOIS do jogo.
    Mas verdade dita, não acredito que exceções sejam exemplos válidos: diante dos argumentos apresentados na matéria, não posso discordar. O alcool vai afetar o jogo de alguma maneira.
    Parabéns à autora pela exposição e (de certa forma) coragem desta postagem.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não beber, eventualmente tem cerveja em uma de minhas mesas (a mais antiga e do pessoal intimo), e alguns jogadores fazem questão disso. Como somos próximos, nunca houveram problemas, mas tendo em vistas as alterações comportamentais que o álcool pode causar (não precisa de ciência para comprovar, basta observar) compreendo perfeitamente a sua frustração.

    No meu caso, possuo vários grupos e narro para uma quantidade considerável de pessoas. Apenas três delas têm minha confiança para isso (grupo já citado de amigos íntimos). Qualquer outra mesa que não seja com elas, eu veto o álcool também. Se for ter bebida alcoólica com pessoas que eu não conheço o comportamento (ou conheço bem!) é melhor cancelar a mesa e ficarmos de papo.

    ResponderExcluir
  3. realmente esse é um problema sério, como vc tambem não bebo e sei bem o que é ver uma aventura ou plot ir pelo ralo por causa da bebida.

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, depois de ouvir "Ah, não vai ter cerveja hoje? Não tem graça!" em uma mesa de RPG de mais de ano (onde começou e se desenvolveu bastante tempo sem bebida), percebi que tem gente que degusta e tem gente que é adepto de uma religião, onde o deus está em uma garrafa. Você consegue discutir com religioso sem ouvir "Você não entende porque você não acredita"? É, já passei pelo mesmo com "É porque você não bebe..."
    - Nando Alves

    ResponderExcluir
  5. É muito difícil ter bebida alcoólica nas mesas que já joguei (e jogar em bares? não consigo nem conceber). Nunca imaginei que isso acontecesse.

    ResponderExcluir