quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Retrospectiva RPGística da Graci: ano 2013

Esse ano foi de muitas felicidades RPGísticas, apesar de eu não ter cumprido nem metade das metas que tinha determinado no final de 2012, para leitura e narração em 2013.

Foi certamente o ano em que eu comprei mais livros e me abri a sistemas diferentes. A meta é diversificar ainda mais em 2014, mas dessa vez eu não vou listar o que quero fazer, para não olhar para essa retrospectiva e dizer “não fiz, não fiz, não fiz”.


O trabalho tira cada vez mais o meu couro, então muitas vezes não dá pique para ler. Não vou cobrar de mim algo que eu quero fazer por prazer.


Seguem as conquistas e felicidades RPGísticas de 2013:

Livros de RPG (os não comentados eu ainda nem tive tempo de ler):

Até antes de maio, eu certamente comprei livros, mas não me importava em registrar as compras. Foi em maio que eu comecei.



Maio
Savage Worlds – chegou dia 9 de maio. Ótimo sistema, li e narrei algumas one shots. Recomendo.

Junho
Dark Ages Inquisitor
Dark Ages Mage – comecei a ler, e parece ser excelente!
Orpheus
Promethean
Geist – Comecei a ler e quero narrar, mas por causa de uma compra posterior, os planos de narrar Geist foram engavetados
Vampire Storytellers Handbook – já tinha lido a versão traduzida por fãs desse livro, ele completa a coleção de livros capa dura de Vampiro a Máscara da terceira edição.
Blood Sacrifice – parte do material desse livro virou plot para a campanha de Vampiro a Máscara que estou narrando
Kindred of the East Companion – esse livro é um antigo sonho de consumo meu, agora só falta comprar os livros de KoE de Dark Ages e terei todos da linha.
WoD – Tokyo

Julho 

Guerra dos Tronos RPG
Star Wars Saga Edition Core Rulebook
Star Wars KOTOR Campaign Guide
Star Wars The Force Unleashed
Star Wars The Clone Wars
Star Wars GameMaster Screen
Star Wars Starships of the Galaxy
Star Wars Galaxy at War
Star Wars Threats of the Galaxy
Star Wars Scum and Villainy
Gurps Cthulhupunk
BESM D20

Agosto
O Reino de Bundhamidão – RPG nacional altamente recomendado. Narrei uma one shot e foi o jogo em que eu mais ri no ano
Rastro de Cthulhu Magia Bruta
Werewolf Past Lives
Werewolf Tribebook Silent Striders Revised
Dark Ages Werewolf

Setembro
V20 \o/
Star Wars Rebellion Era – ganhei esse de presente do Rag
Revelations of the Dark Mother
Chronicle of the Black Labyrinth
The Fragile Path
Laws of the Wild Revised capa dura
Werewolf the Forsaken

Outubro
Wraith Players Guide
D&D 4.0 Livro do Jogador
D&D 4.0 Manual dos Monstros
D&D 4.0 Guia do Mestre
D&D 4.0 Arsenal do Aventureiro
D&D 4.0 Guia do Jogador de Forgotten Realms
D&D 4.0 Draconato
Anjos a Cidade de Prata
Spiritum o Reino dos Mortos
Demônios a Divina Comédia
Templários
Dark Ages British Isles

Novembro
Toon
Glanbook Gangrel Revised
Clanbook Toreador Revised – esses dois clanbooks completam a minha coleção de clanbooks revisados. Sou uma feliz possuidora de todos eles \o/

Dezembro 
The Quick & the Dead
Rage Across New York
Tradition Book: Hollow Ones Revised
Tradition Book: Akashic Brotherhood Revised
Tradition Book: Order of Hermes Revised
Tradition Book: Dreamspeakers Revised
Tradition Book: Euthanatos Revised
Tradition Book: Cult of Ecstasy Revised
Cthulhutech Core
Cthulhutech Vade Mecum
Cthulhutech Dark Passions
Guia de Itens Mágicos Daemon
Clube de Caça

Ao todo foram 60 livros entre novos e usados, contabilizando um total de 15 cenários ou sistemas novos (sim, estou contando o V20)!

Mesas

Este ano narrei 3 campanhas. A de Dark Ages Vampire e a de Vampiro a Máscara continuam em 2014, e a de Scion termina em janeiro. Ela dará lugar se tudo der certo a uma mesa de Cthulhutech.

Além disso, narrei algumas one shot que me trouxeram muita felicidade. Bundhamidão se demonstrou um jogo fantástico, e Savage Worlds me surpreendeu. Mas nada supera a one-shot de Sabá, ambientada na Cidade do México, e o Mexico City by Night em mãos e na cabeça, mas não sabia nem que tipo de personagem os jogadores criariam, nem a quem eles se afiliariam, nem que lado eles assumiriam diante do problema. Ou seja, a mesa era completamente aberta, e a única meta era explorar a política da seita. Os jogadores eram experientes com RPG, mas praticamente sem contato e com muito preconceito com relação ao Sabá. A ideia era tirar esse preconceito da cabeça deles. Acho que consegui. Acho que fui capaz de deixar eles a sessão toda com a sensação de “vou ser considerado um traidor e vou morrer” sem rolar um teste de combate sequer. E eles adoraram o desfecho. Como o pessoal também está gostando muito das duas campanhas de Vampiro, me considero uma vitoriosa nesse ano com relação ao meu papel como narradora desse cenário, que ainda tem um lugar nesse meu coraçãozinho Lasombra XDD.

Também joguei muitas mesas (muitas mesmo) que me trouxeram grandes alegrias. Não me arrependo de ter largado o live em que eu jogava, já não estava me trazendo diversão, só dores de cabeça por causa de gente que não sabe a diferença entre on e off, não sabe respeitar o tempo dos outros e também acha que joga muito bem quando só está fazendo besteira. Acho que para eu voltar para os lives agora, tem de ser um cenário que me impressione, num papel em que eu possa lidar de forma adequada (em on) com os jogadores ruins que se acham.

RPG e Facebook

Após um período conturbado, acho que consegui definir regras adequadas e um clima de paz me livrando dos spammers no meu grupo “RPG em SãoPaulo”. O trabalho no grupo "A Associação de RPG BRPG não me representa" continua seu trabalho de mostrar ao público o quanto essa associação é desnecessária e nossas dúvidas com relação a ela. Também me tornei recentemente moderadora do grupo “Venda seu RPG”, e as coisas estão indo bem lá. Tenho muito contato com meu grupo e com outros jogadores via facebook, e todas as minhas mesas são marcadas por lá. O Facebook é sem sombra de dúvida, um bom lugar para se encontrar jogos e jogadores (e livros também).

RPG por fórum

Continuo jogando na Fale RPG, embora minha tentativa de narrar Psycho-Pass em Savage Worlds por fórum lá tenha sido mal sucedida. Tenho que ver bem onde eu errei para que eu me desanimasse mesmo tendo uma aventura pronta que deu muito certo em mesa.

Conclusão

2013 foi o ano do RPG para esta Alga Marinha Mutante Ninja, embora eu tenha ficado devendo com relação às promessas feitas em 2012. E que venha 2014, e ele traga o Chamado de Cthulhu em português. Já estou aqui pensando: abril, chega logo!


E você? Já fez a sua retrospectiva RPGística de 2013?


Graci

Um comentário:

  1. 2013 foi um bom ano rpgístico para mim também. Mantive três mesas regulares (Savage Words, Star Wars Saga e DnD 4e /13th Age) e alguns one-shots (principalmente de Dungeon World). Também adquiri/ganhei novos sistemas - nem perto da quantidade que você comprou - e pretendo experimentá-los em breve, principalmente o Blood & Honor.

    Agora, que mal lhe pergunte: qual é dessa Associação Brasileira de Jogos de Interpretação? E por que ela não te representa?

    ResponderExcluir