O P.B.F. (play by fórum) é uma modalidade de RPG que simula o jogo de mesa. É essencialmente igual ao jogo em mesa, mas ao invés de ser falado, as ações, diálogos e testes são escritos por mestres e jogadores em um fórum. Desta forma, diferente do jogo em mesa, o ritmo do P.B.F. depende muito da regularidade e frequência do mestre e dos jogadores, tornando-se bastante lento. No entanto este ritmo, que para muitos à primeira vista é interpretado como uma desvantagem, acaba sendo altamente enriquecedor para o jogo, pois permite que a descrição da cena seja bastante elaborada, que os jogadores pensem um pouco antes de realizar as suas ações, e a descrevam de uma maneira mais rica.
A principal limitação do uso de P.B.F.s é a necessidade de se adaptar algumas regras, especialmente com relação aos testes, pois a grande maioria dos fóruns (principalmente os gratuitos) não disponibiliza ferramentas de rolagem de dados. Dessa forma, é imprescindível que os jogadores confiem no mestre ou narrador, pois será ele que fará todos os testes, utilizando seus dados, ou então algum programinha de rolagem de dados.
Mas como funciona o PBF com relação às cenas e aos cenários? É muito simples. Imagine que o jogo aconteça em uma vila. Existem tópicos para "Taverna do Fulano", "Praça Central", "casa de ciclano", "floresta encantada", etc. Tantos tópicos quanto forem os cenários que o mestre vá utilizar.
A primeira mensagem de cada tópico é a descrição de como é o lugar. Quanto mais detalhada melhor. Figuras são extremamente bem vindas. À medida que surgirem novos lugares, o mestre ou narrador irá criar novos tópicos.
Um dos personagens de jogador está na taverna, interagindo com pcs ou npcs desse lugar. Os posts dele acontecerão no tópico "taverna". O narrador deve postar, quando o personagem de jogador chegar ao tópico da taverna, indicando quantas pessoas há no recinto, como elas são, etc. Exatamente como no RPG de mesa.
Enquanto isso, parte do grupo está enfrentando inimigos na floresta encantada. Eles postarão no tópico "floresta encantada". As duas ou mais cenas acontecem ao mesmo tempo, dando agilidade ao jogo.
Como no RPG de mesa, existem turnos de jogo. Assim, se há numa mesma cena três personagens de jogador, é necessário aguardar que os três postem antes de partir para um novo turno. O mestre ou narrador deve definir a frequência de postagens, assim se um jogador sumir, ele poderá postar pelo personagem desse jogador passado o tempo de espera, sem prejudicar os demais.
Da mesma forma, ele deve tomar cuidado para mater cenas que acontecem ao mesmo tempo em um mesmo ritmo, pois não é raro os personagens voltarem a se encontrar logo mais. Assim, se é hora do almoço em uma cena, deve ser hora do almoço em todas, se é de noite em uma, é de noite em todas. A não ser que o narrador propositalmente esteja rolando cenas que aconteceram no passado. Aí não tem como o personagem daquela cena interagir com os demais.
Acho que o básico está descrito aí. Qualquer dúvida, perguntem!
Muito legal suas dicas de PBEM =)
ResponderExcluirVocê mestra em algum fórum de jogo? Eu estou mestrando já a algum tempinho uma campanha via multiply mesmo (aliás, liberou vaga pra jogadora se quiser XD)
http://deanor.multiply.com
Eu mestro "algumas" XDDD
ResponderExcluirhauhua
ResponderExcluirManda o link pra mim ver =)
Bom, vou deixar o link só de um, porque os outros dois não estão com visualização aberta para visitantes, só quem joga vê: http://z7.invisionfree.com/Crias_de_Sangue/
ResponderExcluirO Crias de Sangue não está com vagas abertas para novos jogadores.