A Retropunk está, até o dia 07/06/2016, com um Financiamento Coletivo para a publicação em papel dos Compêndios de Horror e de Superpoderes, anteriormente publicados apenas em pdf. Mas o Compêndio de Ficção Científica é uma meta extra para esse financiamento, e será lançado em pdf se for atingido o valor de R$ 22.000,00, e em papel ao atingir o valor de R$ 29.000,00.
Nesse artigo eu mostro o que é o Compêndio de Ficção Científica, e por que ele é essencial para que, junto com os outros Compêndios, seja possível adaptar qualquer cenário para Savage Worlds.
O Compêndio de Ficção Científica amplia as opções de armas, veículos e equipamentos futuristas do Savage Worlds Livro Básico, mas não para por aí. Esse livro, escrito em linguagem simples e sem enrolação, permitirá ao Mestre a adaptação de praticamente qualquer filme, anime, desenho animado ou literatura de Ficção Científica ou com traços futuristas para o Savage Worlds, de forma muito rápida e tranquila.
Capítulo 1 - Personagens
Capítulo 2 - Equipamento
Capítulo 3 - Regras de Ambientação
Capítulo 4 - Cibernéticos
Capítulo 5 - Armaduras Energizadas
Armaduras cibernéticas ou exoesqueletos que aumentam a força, capacidade combativa e eficiência da pessoa que o veste. As armaduras energizadas protegem todo o corpo, sendo categorizadas em três tipos: leve, média e pesada. Esse capítulo introduz o conceito de tamanho, que será usado daqui para a frente para armaduras energizadas e veículos (incluindo naves e mechas).
O tamanho irá definir as características daquele equipamento, e também a quantidade de Espaços de Modificações que ele possui. O tamanho também interfere como modificador para combate, quando se está enfrentando algum equipamento com tamanho diferente.
Capítulo 6 - Robôs
Capítulo 7 - Espaçonaves
Capítulo 8 - Veículos
Assim como no capítulo de Espaçonaves, esse capítulo trás regras especiais para combate veicular e dicas para lidar com a logística de veículos. Introduz o modificador Ultra Tech "Aeronave Antigravidade", que dispensa os propulsores convencionais.
Capítulo 9 - Mecha
Os robôs gigantes, ou Mechas, nada mais são do que veículos de formato humanoide. Uma diferença essencial entre esses veículos e os demais é que por causa do formato humanoide eles podem usar armas corpo a corpo, customizadas para o seu enorme tamanho. Mecha possuem regras especiais de combate devido ao seu formato. Observe a tabela abaixo. Mecha possuem Força, o que lhes permite realizar ataques corpo a corpo como extensão do corpo do piloto. Além disso a quantidade de Espaços de Modificadores permite a criação de unidades únicas, generalistas ou altamente especializadas, de acordo com o cenário ou as preferências do jogador que controla o personagem que pilota essas máquinas.
Capítulo 10 - Criador de Mundos
Há nesse capítulo uma série de tabelas para a criação aleatória de mundos, rolando-se dados de 20 faces. Essas tabelas podem e devem ser usadas como modelo, quando o Mestre quiser direcionar a criação ao invés de gerá-la aleatoriamente, para que não falte nenhuma característica importante no mundo que ele acaba de criar.
Capítulo 11 - Viajantes e Xenos
Esse capítulo é um auxiliar para os Mestres, com vários exemplos de extras que os personagens podem encontrar ocasionalmente durante as aventuras, exemplos de organizações e impérios, e criaturas alienígenas das mais variadas, que podem ser utilizadas como são apresentadas, ou modificadas para melhor se adequar ao Cenário.
Avaliação da Graci
O Compêndio de Ficção Científica é tudo o que se espera de um livro acessório para Savage Worlds. As possibilidades de criação e customização são rápidas e descomplicadas, muitas das tabelas são intercambiáveis para que se possa incluir os cenários mais loucos, e eu, como fã de animes de Ficção Científica, fiquei realmente empolgada com as alternativas apresentadas.
É claro que nem todo cenário está totalmente coberto pelo livro. Quem está acostumado com mangá e anime sabe que a maioria deles trás alguma coisa tão única, que nenhum livro de RPG traria aquela regra. Isso seria um problema num sistema de jogo complexo, mas Savage Worlds incentiva e dá diretrizes para que qualquer coisa possa ser adaptada rapidamente, e de forma equilibrada.
Além disso, como os Compêndios são intercambiáveis, os cenários mistos (medieval com Mecha, Cenários espaciais com Horror, Super Heróis num mundo futurista) são facilmente englobados utilizando dois ou mais desses Compêndios.
Além disso, como os Compêndios são intercambiáveis, os cenários mistos (medieval com Mecha, Cenários espaciais com Horror, Super Heróis num mundo futurista) são facilmente englobados utilizando dois ou mais desses Compêndios.
Se você mestra Savage Worlds e é fã de Ficção Científica, esse livro é item obrigatório para suas mesas. Se você ainda não mestra Savage Worlds, está na hora de dar uma olhada nesse jogo.
Bônus: animes para inspirar:
(Soukyuu no Fafner: Dead Aggressor - Exodus)
(Sidonia no Kishi)
(Ghost in the Shell)
(Active Raid - o anime não é lá grandes coisas mas as armaduras *¬*)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRapaz, não poderia compartilhar um link para baixar esse seu arquivo? Estou atrás desse pdf bastante tempo.
ResponderExcluir