quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Pecados narrativos: o Protagonismo


Todo mundo sabe, qualquer um que tenha lido o capítulo de narração de qualquer livro de RPG já ouviu falar nisso, mas eu vejo muito narrador que esquece:

NO RPG, OS PROTAGONISTAS DA HISTÓRIA SÃO OS PERSONAGENS DOS JOGADORES.

Por que então existe tanto mestre/narrador que esquece isso e coloca os NPCs em papel de destaque boa parte do tempo?

Eu posso fazer uma listagem com vários motivos:

- Inexperiência: infelizmente a pessoa nunca participou de um jogo de qualidade para entender o quão mais divertido é que os personagens de jogador sejam os protagonistas;

- Carência: o cara tem problemas tão fortes de auto-estima na vida real que resolve mestrar para provar sua superioridade para si mesmo e para os amigos;

- Rei na barriga: é diferente da carência. O cara realmente se acha bom e acha que está fazendo um grande favor para os outros exibindo as suas grandes criações;

- Escritor frustrado: a pessoa até queria escrever um livro, mas achou que não ia dar certo. Então ela resolve contar a história do seu livro, ignorando os personagens criados pelos jogadores.

Eu sei que você, leitor, vítima de mestres e narradores acometidos pelo mal do protagonismo, provavelmente terá outros motivos para adicionar a esta lista.

E você, mestre protagonista, que está lendo esse post, provavelmente está bufando de raiva e querendo me xingar. Um recado pra você:

PROTAGONISMO NÃO É DIVERTIDO. PROTAGONISMO É NÃO SE IMPORTAR COM SEUS JOGADORES. PROTAGONISMO = NARRATIVA MEDÍOCRE (por mais floreada que ela seja).

Se você, mestre/narrador é o protagonista de suas mesas e seus NPCs aparecem mais do que os personagens dos seus jogadores, eu te aconselho a parar agora, e abrir o manual de mestre/narrador do jogo que você estiver mestrando. Leia ele até o fim, USE os conselhos desse livro. Depois volte a mestrar. Os RPGistas agradecem.

2 comentários:

  1. Tragam um oscar para ela.
    *Clap, clap*
    Tem muita pessoa que se acha só porque narram. Eu conheço pessoas que ignoram a BG dos pj, gente que mata pj por que quer, gente que não aceita ação de pj... É cada coisa que tem por aí...

    ResponderExcluir
  2. Boas observações!
    Adorei sua postagem!
    Em breve começarei a comentar sobre RPG no meu blog também, então se quiser se aventurar num pouco de fantasia, mitologia nórdica, RPG, musicas e games, é so me visitar! (www.memoriasdeumaguerreira.blogspot.com)
    Seu blog é excelente e riquissimo em conteúdo, está de parabéns, sucesso!

    ResponderExcluir