sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Fórum RPGmaníacos



No final de 2004, velhos problemas de diferença de idéias estouraram. Algumas pessoas que faziam parte de um fórum de RPG bastante... popular... saíram deste por problemas com os donos, e criaram um novo fórum.
Surgiria o RPGmaníacos, que arrastou muita gente descontente tanto com a qualidade dos conteúdos do fórum antigo, como do autoritarismo dos donos. Por muito tempo, o RPGmaníacos foi um fórum exemplar, em qualidade dos conteúdos relacionados a RPG, e bem movimentado, apesar de não chegar perto dos grandes fóruns nacionais, com domínio próprio e servidores pagos.

O tempo passou, o movimento diminuiu bastante, mas o RPGmaníacos continua tendo uma qualidade de conteúdo invejável. Aqueles que continuam frequentando acreditam que aprender coisas novas e se aperfeiçoar é a base de um bom jogo de RPG. Acreditam também que ninguém sabe tudo, ninguém é dono da verdade, e ninguém tem o direito de impor o que acredita, mas tem a liberdade de expor as suas idéias.

Vale a pena conhecer e fazer parte dessa comunidade: http://s6.invisionfree.com/RPGmaniacos/


Atenção: Por motivo de vandalismo, o fórum está dependendo da liberação de cadastro pelos administradores. Se você conheceu o fórum por aqui, responda a essa mensagem, indicando o nick utilizado para se cadastrar, para que o cadastro seja liberado. Obrigada.

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Os Mandamentos do PBF para jogadores

Os Mandamentos do PBF para jogadores:


1. Mantenha a frequência de posts conforme combinado com o mestre / narrador. Não desapareça. Se precisar ficar sem postar, avise-o.

2. Tenha paciência. O PBF é lento. Não atropele a vez de outros jogadores. Espere todos postarem antes de voltar a postar. Em um diálogo, espere que as perguntas feitas sejam respondidas antes de postar novamente. Você só deve postar novamente antes dos demais se alguém lhe perguntar algo.

3. O Mestre não é um adivinho. Caso seu personagem vá ficar calado em determinado turno, você deve postar declarando isso. Aproveite para interpretar os gestos e ações do personagem enquanto ele fica calado. Isso enriquece o jogo.


4. Respeito é primordial. Questões e problemas de off devem ser resolvidos em off. Jamais faça com que o seu personagem mude seu comportamento em on por causa de problemas de off.


Os 10 Mandamentos do PBF para narradores


1. Defina regras, cumpra-as e exija que os jogadores a cumpram, punindo quem não cumprir.

2. Capriche no cenário. Descreva-o exaustivamente, antes do começo do jogo. Jamais deixe jogadores perdidos com relação ao cenário.

3. Planeje a base da crônica, e informe os jogadores sobre tudo o que eles sabem previamente, ao entrarem na crônica. Não fique mudando coisas à medida que o jogo flui. Faça as ações dos jogadores mudarem o seu cenário, e não o contrário.

4. Não ignore jogadores. Cada jogador tem o direito de jogar tanto quanto o outro. Então, jamais responda novamente um tópico antes de responder todos os tópicos.

5. Se o PBF tem mais de um narrador, a sincronia e contato constante entre ambos é primordial, principalmente com relação ao 3º e 4º mandamentos.

6. Equilibre o jogo, incluindo os poderes de jogadores e NPCs, de acordo com a coerência do cenário, e jamais defina poderes de acordo com o seu grau de amizade com os jogadores.

7. Não mude regras e conceitos do sistema e cenário escolhido (o que está escrito nos livros) a não ser que você explique tudo o que alterou aos jogadores antes do jogo começar. Nesse caso, crie uma área no fórum com as regras da casa.

8. Nenhum narrador é um sabe tudo, muito menos um deus. Admita suas limitações, ouça os jogadores. Geralmente suas reclamações e sugestões são para o bem da crônica.

9. O narrador não deve conduzir a crônica tendo como foco principal os NPCs. A crônica é dos jogadores e os personagens principais da mesma são os personagens de jogadores e não os NPCs. Narrador não joga, conduz a crônica. NPC não joga, interfere nos planos e nas histórias dos personagens de jogador.


10. Não tenha dó de fazer o que deve, não tenha medo de consertar o que está errado. A diversão da maioria deve estar acima da diversão de um jogador.

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

PBEM e PBF: mantendo registro de rolador de dados em um blog

Este texto foi criado originalmente para o fórum RPGmaníacos. Visite-nos!


Como manter o registro de rolagens de dados feitas pela net?

Existem vários roladores de dados que permitem que os resultados sejam enviados para um e-mail. Entretanto, em jogos via PBF, Orkut, etc, existe a dificuldade de manter o registro completo das rolagens feitas, para consulta pelos jogadores. É possivel burlar isso da seguinte forma:

1. Crie um blogger como esse: http://roladordedados.blogspot.com/ . Para criar seu blog vá em: http://www.blogger.com/home e siga as instruções.

2. Configure-o para aceitar publicações via e-mail da seguinte forma: em definições, vá em E-mail, crie o e-mail a ser usado (no caso do blog de exemplo é gracilariopsis.roladordedados@blogger.com ) e em seguida habilite a opção publicar. Republique o blog.

3. Pronto, seu blog está pronto para servir como um registrador das rolagens feitas pela net. Agora vá a um rolador on line que faça as rolagens e envie para e-mail, como por exemplo: http://www.irony.com/mailroll.html

4. Uma vez no endereço http://www.irony.com/mailroll.html , preencha:

How many dice would you like to roll? <-- selecione o número de dados a ser rolado

How many sides are on each die? <-- selecione o tipo de dado

Should anything be added or subtracted from the total roll? <-- selecione o modificador, se houver.

The entire roll can be repeated; how many times? <-- selecione 1 como padrão, a não ser que sejam necessárias mais rolagens.

5. Selecione o assunto e o e-mail:

The subject of the mail note:
Say what this roll is for: <-- Digite o motivo da rolagem, por exemplo: "Uso de dominação de fulano contra ciclano". Esse será o título da mensagem postada no blog.

Enter this correctly or your roll will get lost!
Type in your e-mail address: <-- digite o e-mail do blog (no caso desse, gracilariopsis.roladordedados@blogger.com )

Como medida de segurança extra, o narrador pode usar a opção:
Optional:
Also e-mail the results to:
para enviar o mesmo resultado ao jogador que fez o teste, bastando para isso preencher esta linha com o e-mail do mesmo.


6. Finalmente, clique em "Roll them bones..." O resultado da rolagem irá automaticamente para o blog.

Isso funciona para qualquer rolador on line que envie os resultados para um e-mail.

Bom jogo!